Belo Horizonte Culturaliza Diversão Exposições Gratuito ou a baixo custo

A Casa Fiat de Cultura inaugura a exposição fotográfica virtual “As Praças [In]visíveis”

Dos dias 13 de julho a 12 de setembro, a Casa Fiat de Cultura inaugura a exposição fotográfica virtual “As Praças [In]visíveis”, que poderá ser apreciada no site da Casa Fiat de Cultura, a mostra apresenta 21 fotografias de praças italianas, acompanhadas de textos originais de escritores que têm alguma ligação com esses espaços.

 

Espaços de convivência, socialização, atividades comerciais e manifestações culturais, as praças sempre foram consideradas um ponto público de grande importância para as pessoas e as cidades. Contudo, quais contornos esses locais ganham quando um evento de impacto mundial impede as pessoas de saírem de casa? O que acontece quando os elementos vivos são retirados das praças? Esses e outros aspectos arquitetônicos, culturais e urbanísticos serão discutidos pela Casa Fiat de Cultura e pelo Consulado da Itália em Belo Horizonte, com apoio do Istituto Italiano di Cultura San Paolo, na exposição virtual de fotografias “As Praças [In]visíveis”.

 

A abertura  da exposição será marcada pela palestra “Liberdade de Percepções”, com a arquiteta Jô Vasconcellos, que vai destacar como esse espaço urbano se transforma e ganha novas funções, com o passar dos anos, usando, como exemplo, a Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O bate-papo será realizado no dia 13 de julho, às 19h. A participação é gratuita, com inscrições pela Sympla.

 

 

As Praças [In]visíveis_Piazza Duomo, Milano_ Luca Campigotto.jpg
As Praças [In]visíveis_Piazza Duomo, Milano_ Luca Campigotto.jpg

Na Itália, em Minas Gerais ou em qualquer lugar do mundo, a pandemia transformou o burburinho dos grandes centros urbanos em imensidão de silêncios, despertando um jeito diferente de enxergar as paisagens e a descoberta de diferentes desenhos da cidade. Com as praças, não foi diferente. Cenários simbólicos da convivência humana, elas ficaram, de repente, vazias. A mostra “As Praças [In]visíveis” propõe novo olhar sobre esses ambientes, ao reunir textos e imagens de 42 escritores e fotógrafos italianos, em diálogo que conecta cultura, beleza e cenários históricos, para revelar monumentos arquitetônicos que são verdadeiras obras de arte.

 

Abaixo mais informações:

Exposição virtual – As Praças [In]visíveis

Em cartaz de 13 de julho a 12 de setembro

Uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Consulado da Itália, com o apoio do Istituto Italiano di Cultura San Paolo

Programação Paralela
Palestra “Liberdade de Percepções”, com a arquiteta Jô Vasconcellos
13 de julho, às 19h
Ingressos gratuitos pela Sympla

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.