Culturaliza

E-book Sopaporiki de Richard Serraria tem lançamento neste sábado

Cartaz Ebó Ebook. 

 

Live Ebó E-book também contará  com a apresentação do livro “Diáspora Descontente”, do escritor paraibano Babilak Bah

 

Os encontros mensais sobre o projeto cultural Sopaporiki, do cancionista, músico, pesquisador e poeta Richard Serraria, seguem neste mês de junho com a agenda marcada para o próximo sábado (19), com transmissão ao vivo pelo facebook da Escola de Poesia, a partir das 20h. Desta vez, Richard estará com o multiartista paraibano, residente em Belo Horizonte/MG, Babilak Bah. A conversa contará também com Ediane Oliveira, jornalista e produtora cultural, de Pelotas/RS.

 

O inovador projeto cultural Sopaporiki carrega a cosmogonia do tambor negro sul riograndense e conta parte da origem, os princípios e as doutrinas dos doze orixás do Batuque de Nação Oyó Idjexá no sul da Pachamama (América do Sul), em livro impresso, eBook e audiobook. Para esta conversa de sábado, o foco será o lançamento oficial do ebook, que estreia a novidade que a Editora Escola de Poesia apresenta: todos os títulos produzidos pela editora terão, portanto, a versão e-book também.

 

De acordo com o autor, Richard Serraria, desde o início da ideia do projeto Sopaporiki, foram pensadas em diferentes formas e diferentes suportes: “A oralidade, gênese desse trabalho, exige diferentes espaços de expressão na busca de aproximação da completude que é a palavra-corpo-poema”, explicou. A poesia falada sendo levada ao papel, objeto livro, em tempos cibernéticos pede distintas plataformas em busca de aproximação com esse aspecto amplo de expressão, que é a poesia falada praticada ao som do tambor sopapo:  “Quando surgiu o livro, imediatamente pensei na dimensão do epub, suporte contemporâneo bastante disseminado. Antes veio o áudio livro com 14 vozes femininas negras e indígenas mastigando poesia ao som dos tamboReS do Alabê Ôni. E depois disso tudo virá ainda a performance de palco com tambores e vozes, um retorno ao útero primevo que gerou Sopaporiki: a ideia da tamboralitura, a roda de poesia, epistemologia africana, que é espaço de materialização da poesia”, concluiu Serraria.

 

O projeto também expressa a urgente necessidade de incorporação das poéticas africanas e dos povos originários ao corpus da Literatura Brasileira. De acordo com Richard, que já possui uma longa estrada e conexão com a literatura, sendo escritor e doutor em Literatura Brasileira, a forte presença do plurilinguismo da língua “Pretuguesa” falada no Rio Grande do Sul, com elementos da língua iorubá e das várias línguas bantas atestam a amefricanidade – termo alcunhado pela intelectual negra Lélia Gonzales ao referir-se à diáspora e à experiência indígena contra a dominação colonial.

 

O encontro poético afro-sul riograndense e paraibano

 

 A aproximação de Serraria e Babilak surgiu em 2012, no Rio de Janeiro, quando Richard realizou um  show com Pampa Esquema Trio, na Arena Socioambiental, da RIO+20. A convergência dos trabalhos de música, poesia e expressão negra entre ambos artistas se mostrará ainda mais na conversa que contará com destaques para suas obras literárias.

 

Babilak Bah é um multiartista paraibano e transita por várias linguagens, como a música, literatura, artes visuais e arte educação. O quarto livro de poemas “Diáspora Descontente”, que, de acordo com autor, foi escrito nos últimos três anos, apresenta questões do indivíduo negro na sociedade brasileira e a luta antirracista. O artista afirma que a obra é um projeto poético, que segue a linha da discussão da literatura negra brasileira contemporânea.

 

A live Ebó Ebook Sopaporiki terá  transmissão ao vivo, às 20h, no próximo sábado (19), pela página da Escola de Poesia: https://www.facebook.com/escoladepoesia

 

Para ouvir, ler e sentir

 

O áudiolivro que conta com vozes de mulheres negras e indígenas está disponível nas redes oficiais de Richard Serraria, podendo ser ouvido gratuitamente nas plataformas virtuais: Anchor, Soundclound e Youtube.

 

O livro, que é editado pela Escola de Poesia, com curadoria da poeta Eliane Marques, tem prefácio de autoria de Eliana Mara Chiossi, escritora paulistana radicada no Rio de Janeiro e pode ser adquirido em Porto Alegre através da Livraria Taverna ou pelo site: Ou pelo site: livrariataverna.com.br

 

Encomendas podem ser feitas diretamente pelo Whatsapp da Escola de Poesia:  51 9 9171-7788.

Deixe o seu comentário

Felipe de Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista
Editor & Administrador do CulturalizaBH - Portal UAI [ Apoio no setor Administrativo e Financeiro ] - Jornalista - Redator & Colunista: Crítica Musical. Filiado: FENAJ & FIJ | AIN | SINAJ | Abramídia | UBI _________________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT - Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] _________________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor Adv. - [ FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial ] - "Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/OAB)". ________________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Direito/Advocacia (FACSAL/MG) , Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e C.Informação (Univ. UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecom. & TV (F.Matric/EAD)