Outros

Carros mais vendidos no Brasil em fevereiro de 2021

Chegou a hora de descobrir quais foram os carros mais vendidos no Brasil em fevereiro de 2021. Como sempre, os dados são fornecidos pela Fenabrave em seu site oficial, uma vez que a federação tem acesso a informações de vendas de concessionárias de todos os cantos do país e, portanto, pode fazer o levantamento de tudo isso de maneira rápida e simples.

De um lado, os resultados do mês não demonstram nenhum tipo de surpresa, especialmente quando consideramos alguns fatores sobre fevereiro. Por exemplo, é importante ter em mente que o mês já é mais curto que o normal e, para piorar, ainda fica com o Carnaval. Além disso, o mês também vem logo após o pagamento das primeiras parcelas do IPVA, então é um ano tradicionalmente ruim para vendas. Isso sem falar na pandemia do novo coronavírus, né?

Mas deixa de “desculpas”. Chegou a hora de ver quais foram os carros mais vendidos no Brasil em fevereiro de 2021. Vamos lá?

Quais os carros mais vendidos no Brasil em fevereiro de 2021?

A lista dos carros mais vendidos no Brasil em fevereiro de 2021 foi divulgada sem grandes surpresas na sua liderança. Como tem acontecido há 6 anos, o Chevrolet Onix permanece como o carro mais vendido do país. É claro que existiram meses nesse meio tempo em que o Onix não manteve a liderança, mas foram exceções. Nesse fevereiro, o automóvel comercializou 10.261 unidades.

Parece que a questão de escolher entre Ford Ka ou Onix ficou bem fácil de definir para o público. Na verdade, o Ford Ka sequer apareceu na lista, uma vez que a Ford deixou o país. Agora, quem quiser comprar o hatch precisará importá-lo de outro país.

Ainda nos hatches, temos o destaque para veículos como o Hyundai HB20 e a dupla Fiat Argo e Mobi, além do Volkswagen Gol. Todos eles (com a exceção do Gol) ultrapassaram a marca de 6.000 emplacamentos no mês. Apesar do número ser interessante, ele demonstra como o mercado caiu de tamanho, já que em 2019 o Onix vendia quase 20.000 unidades por mês.

Ainda no Top 10 dos carros mais vendidos do mês (com exceção das picapes e comerciais), é interessante mencionar que existem outros tipos de veículos com destaque. Em especial os SUVs. Dos 10 mais vendidos do mês, 3 são utilitários. Além deles, ainda vale mencionar o grande sucesso do Onix Plus, que lidera o mercado de sedãs com muita folga, ocupando o pódio de todos os mais vendidos.

Confira abaixo o TOP 10 de carros mais vendidos do mês e a quantidade de emplacamentos:

  1. Chevrolet Onix: 10.261 vendas;
  2. Hyundai HB20: 7.717 emplacamentos;
  3. Chevrolet Onix Plus: 6.501 unidades vendidas;
  4. Fiat Argo: 6.221 vendas;
  5. Fiat Mobi: 6.015 emplacamentos;
  6. Volkswagen Gol: 5.847 unidades;
  7. Jeep Renegade: 5.834 vendas;
  8. Volkswagen T-Cross: 5.524 unidades;
  9. Chevrolet Tracker: 5.042 emplacamentos;
  10. Renault Kwid: 4.905 vendas.

Top 5 SUVS

  1. Jeep Renegade: 5.834 vendas;
  2. Volkswagen T-Cross: 5.524 unidades;
  3. Chevrolet Tracker: 5.042 emplacamentos;
  4. Hyundai Creta: 4.826 unidades;
  5. Jeep Compass: 4.635 vendas.

Top 5 comerciais leves

  1. Fiat Strada: 9.371 unidades vendidas;
  2. Fiat Toro: 5.626 vendas;
  3. Toyota Hilux 2.663 emplacamentos;
  4. Volkswagen Saveiro: 2.523 unidades vendidas;
  5. Fiat Fiorino: 2.053 vendas.

Como deu para ver, a Fiat Strada surpreende muito sendo o segundo carro mais vendido do mês, muito próximo do Chevrolet Onix. O modelo ficou apenas quase 900 unidades atrás do Onix, o que é um resultado surpreendente.

Além de vender na versão 0 km, o Strada também está aumentando suas vendas de usados e seminovos. Afinal de contas, ele é um dos principais carros até 40 mil quando usado.

Como foi o mercado no geral?

No geral, o mês de fevereiro não foi muito positivo para o mercado automotivo brasileiro. Foram vendidas 128.099 unidades no total, um valor relativamente menor do que os 165.109 emplacamentos que foram feitos no mesmo mês em 2020.

Já os comerciais leves representaram uma subida nas vendas. Foram 20.138 picapes negociadas no período, contra 27.501 em fevereiro. Sem dúvidas que o desempenho da Strada contribuiu para esse bom desempenho.

O que esperar do restante do ano?

Com tudo isso em mente, o que podemos esperar para o restante de 2021? À princípio, os próximos meses devem seguir o mesmo cronograma. A pandemia segue à toda e as condições macroeconômicas não devem melhorar tão cedo. Pelo contrário: com o aumento da Selic, o financiamento automotivo vai reduzir ainda mais.

No entanto, conforme a vacinação avança, a esperança é que os números de contaminados caiam muito. Nesse caso, poderíamos ver um aumento de vendas no segundo semestre.

Agora que você já viu quais os carros mais vendidos no Brasil em fevereiro de 2021, é hora de colocar essa informação em prática. Deu para ver que o mês foi mais fraco que o padrão, mesmo para fevereiro, mas pode ser que a situação melhore nos próximos meses. Por enquanto, são os carros usados e seminovos que seguem com destaque no mercado, enquanto os 0 km definham.

E aí, gostou do papo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

 

Deixe o seu comentário