Culturaliza Eventos Gratuito ou a baixo custo

UFMG Celebra os 300 anos de Cultura, Modernidade e Tradição de Minas Gerais

Debates, concerto e lançamento de livro fazem parte da programação que celebra os 300 anos de Minas Gerais, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É hoje, dia 10 de dezembro, e todas as atividades serão transmitidas online.

confira a programação dos quatro eventos.

9h – Abertura e lançamento do livro Orbe e Encruzilhada – Minas Gerais – 300 anos

Uma coletânea que reúne 14 obras sobre diferentes pontos de vista essenciais para a construção de Minas ao longo desses 300 anos, os temas que se destacam são: mineração, desigualdade social, politica e economia. Fazem parte da composição da mesa o organizador da coletânea e diretor do CEM, José Newton Coelho Meneses, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus e a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida e também outros convidados.

10h – Conferência Minas Mundo – Cosmopolitização da cultura brasileira?

O projeto Minas Mundotem tem por objetivo investigar os traços da cultura mineira, até o momento, promovendo uma iniciativa multidisciplinar que envolve 58 pesquisadores de universidades do Brasil e EUA. A conferência terá a participação dos professores da UFMG Eneida Maria de Souza, Bruno Wanderley Reis e Fernando Mencarelli.

11h45 – Coral da UFMG – Concerto do Ars Nova 

O coral  Ars Nova-Coral da UFMG, participa da celebração apresentando dois coros inéditos, com a participação dos compositores Christus factus est, de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, e Ponto de Oxum e Yemanjá, de Carlos Alberto Pinto Fonseca.

14h – Painel Minas e as serras

 Uma discussão mediada pelo professor da Faculdade de Educação da UFMG, Mateus de Moraes Servilha, destaca as facetas de Minas Gerais envolvendo suas serras em um painel de comunicações.

– Patrimônio e paisagem cultural da serra de São José – Verona Campos Segantini

– 300 anos de Minas: uma história que passa pelo Espinhaço – Bernardo Machado Gontijo

– A paisagem diamantina e o fazer garimpeiro: o silêncio como esquecimento – Mariana de Oliveira Lacerda

– Narrar as serras e suas riquezas – José Newton Coelho

O que? Cultura, modernidade e tradição: Minas Gerais 300 anos

Quando? 10 de dezembro, quinta-feira

Horário? 9h às 16h30

Onde?  youtube.com/cacufmg.  | www.youtube.com/cacufmg

Deixe o seu comentário

Kelly Santos
Uma típica sagitariana que não consegue controlar a sinceridade. Está sempre aberta a aprender e ensinar, acredita que o conhecimento deve ultrapassar todas as fronteiras. Ama viajar, ler, ir ao teatro, assistir novela ou um bom filme e uma boa prosa com quem quer que seja. A música e a dança são as únicas capazes de acalmar o vulcão Kelly entra em erupção.