Neste ano, em virtude da pandemia do Covid-19, o Festival Festejo do Tambo Mineiro, idealizado no ano de 2002 por Maurício Tizumba com o objetivo de difundir e valorizar a cultura afro-mineira, não ocupará às ruas do bairro Prado. Invés disso o festival oferecerá ao público três ações online e gratuitas nos dias 1, 3, 8,10, 12 e 13 de dezembro, que são: um curso, um show e uma roda de conversa.
O curso ofertado online e ao vivo é o “Essa gunga veio de lá: filosofias espirituais centro-africanas nos reinados afro-sudestinos”, ministrado pelo historiador e etnomusicólogo, Rafael Galante, às terças e quintas-feiras (1, 3, 8 e 10/12), das 19h30 às 22h30, as vagas são limitadas, para mais informações acesse o site.
Já o show acontecerá no sábado (12/12), aniversário de BH, às 20h, com Mauricio Tizumba e Chico Amaral. A Roda de conversa “Prosas e cantos congadeiros“, será realizada no domingo (13/12), também às 20h, com Tizumba, as capitãs da Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e São José e integrantes do Tambor Mineiro. A transmissão ao vivo de ambos os eventos acontecerá pelo canal do Festejo do Tambor no YouTube.
O Festejo do Tambor Mineiro conta com o patrocínio do Instituto Unimed-bh via a Lei Federal de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Serviço: Festejo do Tambor Mineiro apresenta
Curso:
“Essa gunga veio de lá: filosofias espirituais centro-africanas nos reinados afro-sudestinos”
Dias 1, 3, 8, 10 e 12 de dezembro, às terças e quintas, de 19h30 às 22h30, com vagas limitadas e inscrições e informações em bitly.com/EssaGunga. Gratuito, online e ao vivo.
Show Maurício Tizumba e Chico Amaral:
Dia 12/12, sábado, às 20h, online, ao vivo e gratuito
No canal: youtube.com/festejotambormineiro
Roda de conversa: Prosas e cantos congaderios:
Com Mauricio Tizumba, capitãs da Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e integrantes do Tambor Mineiro
Dia 13/12, domingo, às 20h, online, ao vivo e gratuito
No canal: youtube.com/festejotambormineiro