Tudo começou no século XIX, quando a Fazenda Bela Vista foi desapropriada e entre outros bairros, o Santa Tereza foi criado e ocupado por imigrantes italianos. Localizado na região leste da capital, o bairro já teve outros nomes entre eles Fundos da Floresta, Colônia Américo Werneck e Bairro da Imigração. O nome Santa Tereza surgiu em 1928, em homenagem à igreja situada na praça Duque de Caxias. Atualmente, o bairro ainda preserva características da década de 60, com mais de trezentos imóveis residenciais e comerciais tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de BH em 2015.
O tradicional bairro de BH, ficou famoso por ser o bairro que teve muita influência para o cenário musical mineiro. Foi no Santa Tereza que surgiu as bandas Sepultura e Skank, mas bem antes, o movimento cultural Clube da Esquina que surgiu nos anos 60, foi responsável pelo sucesso de músicos Lô Borges, Milton Nascimento, Beto Guedes, 14 Bis, Fernando Brant entre outros.
E para celebrar os 120 anos do bairro que cresceu junto com Belo Horizonte, domingo, dia 25 de outubro, a Casa Fiat de Cultura, realiza o evento “Santa Tereza e Clube da Esquina: Canção, Cidade e Memória” , que será realizado online das 11h às 12h30, com participação especial do músico Telo Borges e do compositor Luiz Henrique Garcia, que recebem para um bate-papo a historiadora e educadora Ana Carolina Ministério- ela vai contar a história desde o surgimento do bairro, passando pela parte cultural até o processo de tombamento da arquitetura.
O que ? “Santa Tereza e Clube da Esquina: Canção, Cidade e Memória”
Quando? 25 de outubro 2020
Onde? Plataforma Virtual
Quanto? Gratuito | Ingressos pelo Sympla http://bit.ly/SantaTerezaClubedaEsquina
Informações (31) 3289-8900