Infantil Literaliza BH Literatura Livros

6 livros infantis nacionais para você ler e mostrar para as crianças

Neste sábado (18/04), é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil e como você já sabe temos uma coluna incrível de literatura aqui no nosso site, que é a Literaliza BH, escrita pela maravilhosa Elis Rouse! Durante esses três anos de coluna ela já indicou váaarios livros nacionais de diversos autores, inclusive, alguns infantis bem fofos

Tomei a licença e selecionei cinco para você conhecer. Aproveitando este dia especial e esse momento que todo mundo tá ai dentro de casa. Inclusive a leitura é uma boa alternativa para distração de seus pequenos aí. 

Confira:

 

1 – A Bonequinha Preta – Alaíde Lisboa

 

 

“A Bonequinha Preta” da escritora mineira Alaíde Lisboa é um livro que encanta gerações e vai comemorar 79 anos de publicação. Lançado em 1938, a obra já vendeu mais de 1 milhão de exemplares e passa da 22º edição. Alaíde Lisboa, que dá nome a várias escolas e creches da capital, foi a primeira mulher a exercer o cargo de vereadora em Belo Horizonte (entre 1949 e 1952)…

Continue lendo, clique aqui

 

 

2 – A Droga Da Obediência – Pedro Bandeira

 

Foto: Clube Leitura

 

É uma honra indicar um dos maiores escritores da literatura brasileira. Premiadíssimo, Pedro Bandeira já publicou mais de 50 obras voltadas para o público infanto-juvenil, nas quais se destacam: “A marca de uma lágrima” (amooooo), “A hora da verdade”, “Descanse em paz, meu amor”, “Prova de Fogo”, a série “Os Karas”, entre outras. A escrita de Pedro Bandeira se enquadra perfeitamente nos propósitos desta coluna: literatura nacional de qualidade, com personagens comuns, cenários reais em uma história descomplicada, super fácil de ler e assimilar…

Continue lendo, clique aqui

 

 

3 – Carlos Viaja  – China e Tulipa Ruiz

 

 

Carlos Viaja conta à história do cachorro Carlos, que um belo dia saiu para viajar com seus donos. Com direito a mochilão nas costas e óculos escuros, Carlos adora conhecer novos lugares e ter novas experiências. Isso mesmo! Se você é desses que não inclui seu doguinho nos rolês, Carlos mostra para donos de pets o quão legal pode ser leva-los para viagens e como faz bem a todos…

Continue lendo, clique aqui

 

 

4 – A Bolsa Amarela – Lygia Bojunga

 

 

Publicado em 1981, “A Bolsa Amarela” é daqueles livros que marcaram a infância e a vida escolar de muita gente. A obra é da premiadíssima escritora brasileira Lygia Bojunga, vencedora do Prêmio Hans Christian Andersen em 1982, o mais importante prêmio literário infantil, o “Nobel” da literatura infantil, além dos prêmios Jabuti em 1973 e 1993. Com mais de 23 livros publicados, Lygia tem sua própria editora “Casa Lygia Bojunga” e também a Fundação Cultural Lygia Bojunga que tem o objetivo de desenvolver ações para popularizar o livro… 

Continue lendo, clique aqui.

 

 

5 – Os Detetives Do Prédio Azul  – Flávia Lins E Silva

 

 

Os detetives do Prédio Azul é uma série de sucesso do canal Gloob há mais de sete anos. Uma queridinha das crianças, por trazer histórias de aventura urbana, com muito humor e uma pitada clássica de fantasia. Dos vários produtos inspirados na franquia, como filmes e brinquedos, nasceu em 2013 o primeiro livro, escrito pela produtora Flavia Lins e Silva…

Continue lendo, clique aqui. 

 

 

6 – Pedro Vira Porco-Espinho  – Janaina Tokitaka

 

 

Pedro vira porco-espinho da escritora paulista Janaina Tokitaka, foi um dos livros do Programa do banco Itaú, Leia para uma criança em 2018. Além deste, também fez parte da campanha o Quero Colo dos autores Stela Barbieri e Fernando Vilela…

Continue lendo, clique aqui. 

 

 

Confira mais dicas de leitura e notícias do mundo da literatura no Literalmente, Uai!

 

 

 

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.