Blocos de BH Carnaval 2020

Programação completa do Carnaval de BH 2020 – Segunda-Feira (24/02)

TK FOLIA
O Bloco TK FOLIA surgiu com o cantor TK, no final de 2018 deixa o Bloco Quando Come Se Lambuza, no qual foi o cantor pioneiro, para iniciar esse novo projeto para a cidade de BH. O corpo artístico é formado por uma banda que tem a composição: 1 baterista, 3 percussionistas, 1 guitarrista, 1 baixista, 1 tecladista e 1 saxofonista, banda essa que empurra o trio durante todo o trajeto do desfile. A grande motivação da criação do Bloco foi trazer irreverência ao entretenimento para a cidade, incluir a população sobretudo as minorias, de forma que a musica fizesse o papel de inclusão, no repertório se acha os maiores hits clássicos do axé, mpb, os hits atuais do funk, sertanejo, sambaduro, na leitura rítmica do axé, sambaduro e arrocha. O objetivo do Bloco é trazer um novo jeito de fazer Carnaval na cidade, um jeito irreverente, livre, inclusivo, repertorio e produção musical consoantes com a proposta, que é impactar e com isso conscientizar o respeito e liberdade através da música.
HORA: 9h
ONDE: Rua Rio Grande do Norte, 1275, Savassi
BLOCO KIDS MÃES EM MOVIMENTO

O bloco KIDS MÃES EM MOVIMENTO é o bloco da meninada da PAMPULHA! O bloco que desfila desde 2017 na Av. Guarapari, no Bairro Santa Amélia, vem animado para 2020 com banda e atrações para as crianças. O bloco fica parado e oferece segurança e conforto para os foliões mirins contando com toda estrutura de bares, restaurantes e padarias que apoiam nosso carnaval de rua.

HORA: 10h
ONDE: Avenida Guarapari, 1363, Santa Amélia

 

 

 

DAQUELE JEITO
O Bloco Daquele Jeito nasceu em Março de 2018, logo após o fim do carnaval daquele ano, diante da percepção de seus fundadores da ausência do suingue-todo-bom-da-Bahia no carnaval de rua de BH. O DQJT definiu tem como recorte musical o pagode baiano e suas adjacências. O repertório do bloco conta com o suingue do Harmonia do Samba, do Léo Santana, Psirico, Vingadoras e muito mais, além da bateria que tem por característica principal a qualidade do som executado e uma ala de dança que tem coreografias específicas para quase 100% do repertório. O Daquele Jeito desfila na melhor segunda-feira do mundo, pela manhã
HORA: 10h
ONDE: Rua da Bahia, 1255, Lourdes
BLOCO DO MUJICA
Inicialmente uma ideia entre amigos o bloco do Mujica colocou a rua para tremer pela primeira vez no carnaval de 2018, sob o estandarte da amizade e folia vamos ao nosso terceiro ano levando muito samba no pé, bebendo do melhor da música brasileira e por meio dos nossos tambores abençoados pelo universal Pepe Mujica seguimos espantando todo conservadorismo e caretice desses tempos, EVOÉ!
HORA: 11h
ONDE: Rua São Paulo, 1108, Centro
BLOCO DA FAMÍLIA
O Bloco da Família tem dez anos de rua! Em Fevereiro de 2010 A CAVALLIERI Escola de Música, juntamente com as escolas infantis Casa Ideia, Clic , Trilha da Criança e Livraria Corre Cutia se uniram para realizar um carnaval antecipado para toda a comunidade dos bairros Anchieta, Cruzeiro, Carmo e Serra. Chamamos o nosso Carnaval de Carnavallieri pois os membros, mais de 100, são prioritariamente alunos da Cavallieri Escola de Música onde tocamos marchinhas, sambas e valorizaremos a arte e a cultura brasileira para as crianças de todas as idades. Temos um núcleo duro composto de Sax, Trumpete, Trombone, surdão e caixa composto pelos instrutores da escola e os outros que fazem oficinas de percussão na escola tocando outros instrumentos como tamborins, ganzás e canto. Queremos ser um bloco que foca na diversão e aprendizado para as novas gerações resgatando a história da música para carnaval.
HORA: 10h
ONDE: Rua Outono, 545, Cruzeiro
BLOQUINHO
O Bloquinho é um bloco voltado para a família, principalmente para as crianças. O bloco surgiu em 2015 da vontade de possibilitar que pais e mães pudessem pular carnaval com seus filhos.O nome do Bloco inicialmente era Bloquinho do Balão, fazendo referência ao balão como símbolo marcante do universo da infância, onde ela pode soltar a sua imaginação. Aos poucos o nome foi sendo modificado para facilitar a referência ao bloco que ficou conhecido apenas como Bloquinho. No repertório do bloco canções que despertam a criança interior dos foliões. Ao longo de 5 anos de bloco a organização passou a contar com outras pessoas, entre musicistas, e moradores do entorno da praça onde o bloco acontece. Outra mudança ao longo dos anos foi a participação de pais, mães e de algumas crianças na bateria do bloco, contribuindo com a realização coletiva da festa, além da participação dos moradores e comércio do entorno em 2019. O bloco cresceu de 50 foliões, em 2015, para 400 em 2018 e para 500 em 2019.
HORA: 9:30h
ONDE: Rua Oeste, 650, Calafate
BAIANAS OZADAS
O bloco do coração de BH! Referência e entre os blocos mais expressivos do novo carnaval da capital, o Baianas Ozadas é um dos principais mobilizadores de público da cidade nos últimos anos. Desfilando desde 2012, em 2017 registrou a marca de 500 mil foliões, tornando-se na mídia nacional e internacional o grande expoente da folia belorizontina.
HORA: 11h
ONDE: Avenida Afonso Pena, 871, Centro
BETHÂNIA CUSTOSA
O Bloco Bethânia Custosa, organizado e gerido pelo Coletivo 1207 é um movimento carnavalesco que homenageia a maior cantora da MPB, a Abelha Rainha Maria Bethânia! Cerca de 25 integrantes fazem parte da bateria tocando instrumentos como surdos, repiniques, malacachetas, agogôs, xequerês, xique, xique e Timbau. No repertório do bloco tocamos clássicos de Bethânia como Carcará em ritmo de baião, Reconvexo em samba reggae além dos sambas, ijexás e marchinhas . O Bloco fará um cortejo no bairro Betânia com sua concentração na rua conhecida como Praia do sapo e percorrerá a Úrsula Paulino até a principal praça do bairro a praça da Amizade. O bloco realiza desde 2015 encontros carnavalescos fora do eixo centro sul de belo horizonte, sempre ligados a causas sociais e ambientais da região.
HORA: 11:30h
ONDE: Rua Úrsula Paulino, 1127, Betânia
BLOCO CORTE DEVASSA
O Bloco Corte Devassa surgiu, em 2011, dentro da Fundação Clóvis Salgado (Cefar) em uma turma do teatro com a temática de deboche e sátira a Corte Francesa e sua decadência.Numa segunda feira de 2012, 100 pessoas fantasiadas saíram para se abraçar e celebrar pela rua Sapucaí.Após oito anos na rua, estufamos o peito pra frente, a bunda pra trás e o punho para o alto.A Corte está revirada e o minueto já não faz parte da nossa festa. Agora é calcinha e crioula no chão, afinal nosso corpo é palco de luta, de resistência e também de afeto, de irreverência, de prazer, de desejo, de alegria. Não aceitamos estarmos enlamados ou engaiolados. É liberdade, é ocupação! Nossas lideres #presente!!!! Guilhotina aos donos do poder cheios de pó branco e anéis de ouro. Caravelas ao mar para buscarmos de volta o que essa corte decadente e patética nos roubou. Uma critica a realeza eurocentrada branca que cai do poder dando lugar a uma realeza afrofuturista, gayzista e feminista.
HORA: 11h
ONDE: Rua Sapucaí, 527, Floresta
HAVAYANAS USADAS
Criado em 2016 por experientes atores do carnaval de Belo Horizonte, o bloco Havayanas Usadas desfilou pela primeira vez em 2017 já levando 50 mil pessoas às ruas. Com repertório baseado no axé music dos anos 80 e 90 e influência dos blocos afros baianos para sua formação instrumental, sai às ruas com uma banda base em cima do trio enquanto a percussão fica a cargo da bateria no chão formada por 200 ritmistas. Durante o ano até a chegada do grande dia na segunda-feira de carnaval os ritmistas participam de um processo de 6 meses de oficinas e ensaios onde são desenvolvidos os ritmos e arranjos para as 4 horas de música do desfile. Nesse trabalho de musicalização é formado o grupo que toca no desfile, a Bateria Chinelada.
HORA: 11h
ONDE: Avenida do Andradas, 3760, Pompéia
EBBLOCO
Sofrimento coletivo, amor e gritaria. Uma Brass Band que está mais para grupo de estudos, que utiliza a metodologia do Sofrimento Coletivo. Transitamos por vários estilos, somos categoricamente nômades, indo de música balkan ao arrocha. Amorosamente desafinados, nos reunimos em espaços públicos para encararmos, juntos, o desafio de tocar um instrumento de sopro. A qualidade musical é questionável, mas o divertimento é garantido! Além de tocarmos o ano todo em BH você também pode vir no nosso cortejo de carnaval que é maravilhoso! E você também pode soprar com a gente, afinal, somos todos estagiários!
HORA: 11h
ONDE: Avenida do Contorno, 1730, Floresta
NÃO ACREDITO QUE TE BEIJEI UAI
 Surgiu em setembro de 2017 em uma reunião ente amigos e comerciantes que sentiram a necessidade de um bloco na região. No ano de 2018 foi uma surpresa alcançar o número de 5000 pessoas. A bateria conta com 80 integrantes, um músico e um mestre de bateria. Conta com surdos, repiques, chocalhos, tamborins, trompete, violão do músico e caixas. Repertório variado com axé, mpb, marchinha e outros. O objetivo é ajuntar as famílias do Barreiro com outros públicos e mostrar que a região tem um bom carnaval.
HORA: 11h
ONDE: Avenida Sinfrônio Brochado, 370, Barreiro
UNIDOS DE SÃO VICENTE
O bloco surgiu a partir do desejo dos paroquianos da paróquia paróquia São Vicente de Paulo da Nova Suíça em 2017, com objetivo de confraternização, diversão da comunidade local. Seus integrante são basicamente pessoas religiosas, adultos, crianças e idosos. nosso estilo de musica será marchinhas, samba, sertanejo e forró. devemos contar com cerca de 100 integrantes.
HORA: 11:30h
ONDE: Rua Fausto Alvim, 65, Calafate
BOM BLOQUIU
Desfilando desde 2013, o Bom Bloquiu leva para a avenida toda alegria e diversidade que o carnaval merece. Resgatando o tradicional bloco de rua com um repertório cheio de marchinhas, axés antigos, sambas, pagodes e muitas outras aleatoriedades, nossa bateria está aberta a qualquer pessoa que queira curtir com a gente. Formado por biólogas, biólogos e simpatizantes, descemos do pé da serra rumo ao centro com muita cor e muita música!
HORA: 12h
ONDE: Praça da Bandeira, 122, Serra
UNIDOS DO BARRO PRETO
o axé ao mangue-beat. O bloco Unidos do Barro Preto foi às ruas pela 1ª vez em 2011 com 40 foliões. Hoje leva cerca de 18 mil pessoas para o pólo da moda de BH. Berimbaus e atabaques já não fazem parte da bateria, que incorporou alfaias, surdos, agbês, gonguê, caixas, guitarra e baixo e seus mais de 100 ritmistas.
HORA: 12h
ONDE: Rua Juiz de Fora, 80, Barro Preto
MARIA PRETINHA
O Bloco Maria Pretinha chegou, para animar a festa!! Formado por integrantes da Banda Maria Pretinha . O Bloco vai animar o carnaval da região Norte , trazendo em seu repertório clássicos da MPB, Tropicália e Rock.
HORA: 12h
ONDE: Avenida General Olímpio Mourão Filho, 159, Planalto
BLOCO ALALAOR
O Bloco sairá pelo 4º ano consecutivo no Bairro de Santa Tereza – BH, segunda de carnaval à partir de 11:30 h.Inclusivo e com inúmeros projetos sociais, o bloco surgiu de uma homenagem feita ao saudoso morador e Dentista do bairro, Dr. Alaor que era querido por todos. Em 2016 completou 90 anos de idade e nunca tinha participado de um carnaval de rua em razão dos bullying’s sofridos na juventude por conta de seu nome ( Alaor ) lembrar a marchinha Allah-La-ô de 1940. Durante anos isto foi para ele causa de vergonha e afastamento do carnaval. Em 2017 ele experimentou o Carnaval e foi feliz. Após sua morte tornou-se o mascote do bloco que virou sinônimo de Alegria. O bloco é divertido, colorido e muito animado. Reúne cultura a milhares de pessoas entre crianças, adultos e idosos e toca Marchinhas, Axé retrô e Grandes Sucessos do Samba e da Música Brasileira. A Bateria é fixa e tem cerca de 80 percussionistas com variedade de instrumentos. Desfila com Trio elétrico, Banda e Passistas.
HORA: 12h
ONDE: Rua Silvanópolis, 189, Santa Tereza
UNIDOS DA ESTRELA DA MORTE
O Bloco Unidos da Estrela da Morte, também conhecido como Bloco Nerd, foi criado em 2016 pelo fã clube Conselho Jedi Minas Gerais, composto de fãs mineiros do filme setentista: Star Wars. Para inserir ainda mais esta paixão cinematográfica na rotina da vida real, resolveu-se participar do Carnaval de BH com esta temática icônica marcadora de gerações ? ficção científica e fantasia! O objetivo é vivenciar um conteúdo cultural diferenciado para o público geek e nerd que nunca frequentou Carnaval de Rua, que são em sua maioria sedentários, não curtem necessariamente o ritmo de carnaval tradicional, mas adoram se fantasiar (cosplay/cospobre) e falar sobre nerdices! O repertório abrange a orquestra de John Williams, trilhas sonoras de filmes clássicos, seriados, desenho animados, videogame, marchinhas próprias, paródias em ritmos de carnaval, pop rock e samba reggae.
HORA: 13h
ONDE: Rua Marechal Deodoro, 200, Floresta
BLOCO DA KEL E MINAS COM BAHIA
O bloco da kel e Minas com Bahia, surgiu em 2019 somente com o nome de Bloco Minas com Bahia. A vocalista kel Rodrigues com sua ENERGIA,CARISMA e ousadia, acreditou que poderia levar alegria e energia positiva para todas as pessoas e ela conseguiu. Hoje o bloco e composto por 10 componentes em cima do trio, e a intenção e levar no minimo 50 integrantes na bateria no chão. Instrumentos utilizados, teclado, violão, bateria, guitarra, e percussão. O bloco da kel no próximo ano de 2020 vem com os estilo mais forte de axe o que não pode faltar de maneira alguma para nossa mineirinha apimentada, mas claro que como ela sempre gosta de inovar serão inclusos os estilos de pagode, samba, funk melody e ate o sertaxe nome criado por ela para o sertanejo tocado no estilo de axe
HORA: 13h
ONDE: Avenida dos Engenheiros, 566, Castelo
BLOCO TRÊM NA CABEÇA
Em 2017 foi o primeiro ano de apresentação do bloco com a participação de 5.000 foliões. Nos dois anos seguintes, 2018 e 2019, o número de foliões triplicou e o sucesso do bloco se concretizou. Vale lembrar que o circuito oval e a segurança garantiram o conforto dos milhares de folões de todas as idades que curtiram o evento com muita qualidade musical apresentada pela Charanga POP que embalou os foliões durante 4 h de show com os mais variados ritmos musicais ao som do mini trio elétrico.
HORA: 14h
ONDE: Avenida Bernardo Monteiro, 1591, Funcionários
BLOCO PUTZ GRILLA
A ideia surgiu em maio de 2018 quando Luiz Gustavo Simonini, criador do Bloco, convidou Gauvaney Campos para iniciarem o projeto de um Bloco de Rock anos 80. Em seguida, são convidados a Banda Putz Grilla, conhecida no cenário Belorizontino e o Grande Mestre Lauro Júnior, já consagrado regente no Cenário do Carnaval de BH, para participarem do Projeto. Então o Bloco levaria o nome da Banda: Bloco Putz Grilla. O que, em 2019, traduziria uma dobradinha, paixão nacional: O Rock e o Samba. Nosso cortejo contou com a presença de 100 percursionistas das mais diversas idades (dos 8 ao 88). Para o cortejo de 2020, contamos com a presença de todos. Inscrições para a bateria estão abertas.
HORA: 14h
ONDE: Avenida Getúlio Vargas, 802, Savassi
BLOCO BIRICUTICO
O Bloco Espanta Crise surgiu em 2013, com apenas 5 músicos. O projeto cresceu, ganhou fieis adeptos, de todas as idades, que se reúnem a porta do Espanta Crise Cafe para festejar o ultimo dia de Carnaval na mais perfeita harmonia
HORA: 14h
ONDE: Rua General Carneiro, 38, Sagrada Família
BLOCO ROLITA CANSADA
Surgiu da reunião de amigos da Vila Nossa Senhora Aparecida, Aglomerado da Serra, que jogavam bola no Campo do Horto. A partir dessa reunião semanal, de dez anos, o grupo decidiu organizar a Festa Junina da Rua Da Água, festa das crianças, o futebol do dia 01/01. Desde o ano 2018, passou a organizar oficinas de música para moradores/as da Vila, efetuando ensaios duas vezes por semana. Em sua festa junina anual convida grupos de dança do Aglomerado como forma de ajudar no fomento da cultura do Território. O Bloco possui uma bateria de 40 integrantes, toca Marchinhas de carnaval, sendo que os instrumentos são Surdo de terceira, tarol, repique, abobô, chic chic, tamborim, violão de 7 cordas e cavaquinho. Objetivos: Ser instrumento de integração comunitária de moradoras/es da Vila Nossa Senhora Aparecida, bem como espaço de difusão cultural. Perspectivas: se constituir como espaço de aprendizagem e afirmação das culturas afro tradicionais e do início do século XX.
HORA: 14h
ONDE: Beco Antônio Aleano, 15, Nossa Senhora Aparecida
SERGIPANDO
O grupo vêm animado com uma banda experiente em cima de um mini trio elétrico acompanhado com uma bateria de 20 pessoas nos seus variados instrumentos. O bloco busca trazer mais opção de musica de qualidade e carnaval alegre e festivo para a Savassi. A tarde de segunda da rua Sergipe promete ser maravilhosa!
HORA: 14:30h
ONDE: Rua Sergipe, 1167, Savassi
BLOCO GAROTAS SOLTEIRAS
Bloco Garotas Solteiras surgiu oficialmente em dezembro de 2015, durante uma conversa entre amigos que buscavam criar um bloco que tocasse música pop em ritmo carnavalesco, um sonho antigo que finalmente tomaria corpo no Carnaval do ano seguinte. O nome é uma tradução livre do título de uma das músicas mais icônicas da diva pop Beyoncé, “Single Ladies”. A partir das referências estéticas e musicais desta cantora que a linguagem visual, gráfica e musical do Garotas Solteiras se desenvolveu, passando a incorporar um repertório de músicas que vão do pop internacional ao funk brasileiro, das divas recém-chegadas às já consagradas pela crítica e pelo público. Respaldado pelas festividades carnavalescas, o nome do bloco diz respeito também a um canto de revolução feminista e LGBT, buscando a ocupação do espaço público por todos. Conta hoje com uma bateria que inclui tamborim/agogô, caixa, xequerê, repique e surdos.
HORA: 14h
ONDE: Rua Rio Grande do Norte. 460, Funcionários
HÉLICE
O bloco surgiu no ano de 2019 quando mais de 130 jovens decidiram se reunir para trocar experiências, demonstrar amor, crescer na fé e servir a comunidade local. Teremos de 15 a 20 integrantes na bateria. Teremos como instrumentos: surdo, caixa, repique e tambor. Estilos de música: marchinha, musicas populares etc. O objetivo é curtir o carnaval de maneira saudável levando uma mensagem de amor, esperança e fé, além de conscientizar as pessoas, sobre drogas e outros assuntos de saúde pública.
HORA: 14h
ONDE: Avenida Coronel José Benjamim, 824, Padre Eustáquio
BLOCO AFRO FILHOS DAS ÁGUAS
Bloco afro surgiu em uma conversa familiar, onde os integrantes já desfilam em outros blocos e escolas de samba de B.H.;essa ideia já era antiga com o crescimento dos blocos hoje queremos tornar realidade somos pessoas que sempre convivemos com o carnaval na confecção de fantasias, ensaios de musica e dança e sabemos lidar e organizar com precisão o evento . A bateria será composta de 30 integrantes que irão compor instrumentalmente (timbais, surdos, repique, chocalhos e caixas) com estilo de musica como axé, pagode baiano, sertanejo, funk e samba enredo. Apresentaremos também um corpo de baile onde convidaremos todos a dançar e mostrar nossa dança e cultura. Nosso objetivo e criar um carnaval maravilhoso, com foco familiar também, onde a musica e a dança envolvam as pessoas, criando um ambiente feliz cheio de harmonia.
HORA: 15h
ONDE: Rua Itararé, 462, Concórdia
CORDÃO DO CALANGO
O Cordão do Calango é oriundo da cidade de Jequitinhonha, no Vale do mesmo nome, o qual no ano de 2001 desfilou pela primeira vez no carnaval daquela cidade. O Bloco surgiu com o único intuito de resgatar a magia e o encantamento dos antigos carnavais que outrora contagiava todos os foliões ao ritmo das tradicionais marchinhas, já que em Jequitinhonha o axé baiano dos anos 80 tinha tomado “de assalto” o ritmo do nosso carnaval. O Cordão do Calango é um bloco de raiz familiar, tanto que o nome do Bloco é uma homenagem ao patriarca da família, que tinha o apelido de Carlos Calangugê, figura humana carismática de grande destaque na sociedade daquela cidade, que como toda imensa família gostava muito de ?brincar…pular? carnaval. Assim, o Cordão do Calango é uma realidade importada do Vale do Jequitinhonha, tanto que estamos com total animação para abrilhantar pela 5ª. vez seguida no pujante e crescente Carnaval da Capital de Todos Foliões Mineiros.
HORA: 16h
ONDE: Rua Rio de janeiro, 780, Centro
BLOCO UAI SÔ!
O BLOCO UAI SÔ já é uma tradição na região da Pampulha mais especificamente no bairro Santa Amélia. Inspirado nos carnavais de SALVADOR nosso tema é o AXÈ MUSIC RETRÔ desfilando com TRIO ELÉTRICO DE MÉDIO PORTE sem percussão. Considerado um bloco de bairro e familiar desfilamos na Av. Guarapari, uma via repleta e bares, restaurantes e supermercados. Em 2020 estamos com a previsão de arrastar mais de 40 mil foliões.
HORA: 15:30
ONDE: Avenida Guarapari, 1313, Santa Amélia
BLOCO LÁ VEM O NEGÃO!
Lá Vem o Negão é um bloco irreverente, livre de rótulos!!! Queremos reviver a época de ouro do axé tocando grandes hits dos anos 90 que fizeram sucesso em todo país! #lavemonegao tem como referência Ivete, Asa de Aguia, Chiclete com Banana, Araketu, Cheiro de Amor, Timbalada, Olodum, Bragada, Banda Mel, Banda Eva, Daniela Mercury, Luis Caldas, Margarete Menezes, Netinho, Gilberto Gil, Terra Samba, entre outros….. Segura que lá vem madeirada mãe!!!! Simbora!!!!
HORA: 15:30h
ONDE: Rua dos Inconfidentes, 832, Savassi
BLOCO CRIANÇA FANTÁSTICA
A Banda Super Fantástico alegra crianças e adultos há 8 anos, se apresentando em festas particulares e públicas, clubes… onde a alegria nos chamar! A banda surgiu a partir da necessidade de promover entretenimento para as crianças nos eventos e festas, combinando música infantil ao vivo e o resgate de brincadeiras tradicionais coletivas. O idealizador do projeto, o produtor e músico contrabaixista Denilson Mendes, também maestro e professor de musicalização infantil, propõe para o bloco infantil “Criança Fantástica” o slogan “Criança Fantástica cuida da Natureza!”. Propomos releitura de músicas infantis em ritmos de marchinhas, axé e samba, com vocais, bateria, baixo, guitarra, sopros e percussão. Faremos concentração com a banda e em seguida percurso com percussão e sopros. Páginas nas redes sociais divulgarão o bloco com instruções para as crianças confeccionarem seus instrumentos de percussão (a partir de sucatas) para acompanharem a banda, e abadá (uso não obrigatório).
HORA: 15h
ONDE: Praça Padre Lage, 206, Heliópolis
BLOCO DO JILÓ
Bloco criado pela uma família e amigos do bairro boa vista, a seis anos desfila na avenida contagem, cantando marchinhas, sambas enredos e axé, alegrando o carnaval das famílias da região leste de Belo Horizonte.
HORA: 15h
ONDE: Rua Contagem, 686, Boa Vista
BLOCO DA CINARA 
Bloco da Cinara foi fundado pela cantora e compositora Cinara Ribeiro atuante na cena do samba de Belo Horizonte.Estamos indo para o seu 4 desfile no carnaval.Foi organizado através de reunião com seus parceiros músicos que já a acompanham a vários anos. Conta com a participação popular através do apoio em campanhas de financiamento e divulgação do Bloco.Tivemos mudanças no local do desfile e no nome do Bloco para que seja melhor identificado pelos foliões.Surgiu no bairro Santa Tereza, pois a cantora desenvolve um trabalho artístico a vários anos no bairro. Esse nome se dá através do nome da cantora que vem se destacando na cena Mineira.Com a necessidade de ajuda da população, não conseguimos realizar o carnaval sozinhos. Ensaios e shows acontecem no pré-carnaval, este ano começam em janeiro. Nossa cantora do Bloco da Cinara(Cinara Ribeiro)desenvolve trabalhos sociais durante o ano, como o Samba de Noel, Samba Solidário e o Samba de Natal.
HORA: 15h
ONDE: Rua Mármore, 300, Santa Tereza
BLOCO SAMBA CANA
Bloco SAMBA CANA surgiu da vontade de 13 amigos em fazer samba de qualidade e tomar uma cerveja bem gelada.
HORA: 15h
ONDE: Rua Franklin Figueiredo, 80 Grajaú
BLOCO AXÉ RETRÔ DO MARÃO
O Bloco foi fundado em 2018, na região do bairro Gutierrez e Grajáu. Com parceria dos Professores da escola de Música ” Pró Music” com o objetivo de atender os foliões desta região.
HORA: 16h
ONDE: Rua Benjamim Jacob, 10, Grajaú
DISUMILDES
Disumildes surgiu em 2016 como uma brincadeira de Carnaval e nosso lema é”Seja Disulmildes para brincar e se divertir” somos um bloco divertido e irreverente, feito da união de grandes amigos e de suas famílias que nos reunimos para tocar e cantar.
HORA: 15h
ONDE: Rua dos Industriários, 15, Bairro das Industrias
BLOCO MIOLO MOLE
O Bloco De Carnaval Miolo Mole,nasceu em 2016 para sair em 2017 foi construído para trabalhar com crianças, adolescentes, LGBTs e adultos para uma troca de experiência ,onde o lema será Educação Pela Percussão; O Bloco Miolo Mole, está sendo criado não só pra sair no carnaval, ele está sendo criado para agregar pessoas e fazer amigos, vamos sair várias vezes ao ano, seremos um Bloco diferente dos demais, onde nossa fonte de renda para compra de instrumentos foi fazer uma rifa e também por venda de camisas e alguns outros eventos, vamos aceitar pessoas de todo o Brasil e também do mundo tudo, não importa seu credo,gênero, opção sexual, o que vale é a sua contribuição. O Miolo Mole nasceu com este nome, pois a mãe do fundador do Bloco, falava que ele tinha Miolo Mole, pois às vezes ficava quietinho no seu canto e quando menos esperava ele já estava no alto de pé de manga ou de abacate,ou na rua jogando bola e bolando festinhas, já fazendo bagunça.
HORA: 15h
ONDE: Rua Professora Cecilia Siqueira, 76, Inconfidência
BLOCO RASTAXÉ
O Bloco Rastaxé surgiu em 2017,do desejo de criar um bloco cultural,formado por músicos,Arte-educadores e ritmistas.17 integrantes de bateria:4 surdos(2 de primeira e 2 de segunda) 3 caixas,2 repiniques, 3 tamborins ,3 ganzás, 2 agogôs, 3 vocalistas,violão elétrico,instrumentos afros como: Timbal, djambê, xequerê, caxixis e instrumentos recicláveis. Estilo Musical, Axé retrô, MPB afro,samba de roda, reggae, autorais, domínio público e marchinhas. Perspectiva: Continuar a trabalhar com a comunidade carente durante o ano,assim crescendo e adquirindo o reconhecimento cultural.
HORA: 15h
ONDE: Rua Vinte Oito de Setembro, 730, Esplanada
CARNAROCK DO PEIXE
O bloco surgiu da diversidade do carnaval de BH ,tendo em vista um grupo de amigos amantes do bom rock a oportunidade de se reunir em um ponto tradicional para ouvir e festejar o carnaval de uma forma diferente , ao som das bandas consagradas nacionais e internacionais. somos jovens senhores . Quem gosta de rock sera muito bem vindo em uma tarde de muita alegria e rock`roll .
HORA: 16:30h
ONDE: Alameda da Palmeiras, 921, São José
BLOCO ALÔ CLARA
O Bloco ALÔ CLARA homenageia a ilustre cantora Clara Nunes, que foi moradora da região e funcionária da antiga fábrica de tecidos ali instalada. Surgiu da vontade das comunidades dos Bairros Cachoeirinha e Renascença em participarem do Carnaval de Belo Horizonte, assim como o Bairro Concórdia, vizinho Regional. Assim sendo, contataram a equipe do Instituto Bacana Demais, intencionando fazer parte desse importante momento cultural belorizontino, trazendo acolhimento aos foliões. O primeiro desfile do Bloco foi em 2019 e reuniu mais de 3.000 foliões. Com a experiência trazida pelo Instituto Bacana Demais, agregou-se novas ideias e apostamos no desfile com MINITRIO ELÉTRICO. Para 2020, sob nova direção, aposta-se num público de 3.500.
HORA: 16h
ONDE: Avenida Clara Nunes, 86, Renascença
MARIPOSAS
O bloco foi fundado por um grupo de amigos, a mais de 20 anos. Os organizadores vestem de mulher, juntando se a vários foliões com fantasias variadas. Publico aproximado de 1000 pessoas.
HORA: 16h
ONDE: Rua Gêmeos, 88, Ribeiro de Abreu
BLOCO DO BAR DA ARVORE
Levando a marca de uma árvore no nome, o Bloco do bar da árvore nasceu de um grupo de amigos que se reúnem semanalmente embaixo de uma árvore que fica em frente a uma distribuidora no bairro Serrano e próximo conjunto Sarandi em Belo Horizonte.O bloco tem como objetivo estruturar uma bateria e realizar cada vez mais um carnaval inclusivo, uma vez que muitos dos participantes tem algum tipo de necessidade especial.
HORA: 16h
ONDE: Rua Pinheiros, 894, Nova Cachoeirinha
O LEÃO DA LAGOINHA
Fundado em 1947 O Leão da Lagoinha é o primeiro bloco de rua em Belo Horizonte, surgiu junto com a construção da cidade nos meados de 1932,onde alguns jovens queriam brincar o carnaval e não tinham opções. Tiveram a ideia de homens se vestirem de mulher e mulheres vestirem de homens e brincavam na Rua Itapecerica (Lagoinha). Essa brincadeira caiu no gosto da comunidade e tomou corpo se espalhando por toda região, sendo que na sede do Terrestre, famoso time do amador, aconteciam os bailes do Leão com a ilustre e frequente presença do ex prefeito Juscelino Kubtschek que convidou o bloco a abrir os desfiles oficial do carnaval. Paralisou suas atividades em 1985 e retornou em 2017. Para o carnaval 2020 traremos 50 integrantes na bateria, metais e harmonia,como: Surdos, Malacachetas, caixas, tamborins, repiniques, chocalhos, violão, cavaquinhos, trompete, trombone e saxofone. Objetivo é a alegria e irreverencia com a perspectiva de oferecer aos foliões e a cidade o que há de melhor.
HORA: 17h
ONDE: Rua Itapecerica, 865, Lagoinha
BLOCO AXÉ DAS ANTIGAS
O Nosso Bloco nasceu através da Banda Come-Keto que a mais de uma década atua no cenário musical. Não somos apenas um bloco de Bateria como a maioria dos Blocos Convencionais. Nós formamos uma Banda, com um nome bem sugestivo, pois como a própria denominação diz, tocamos sobretudo o Axé das Antigas, mas não esquecendo o que está em alta no momento, pois também gostamos de misturar ritmos, trazendo uma variedade de músicas, das antigas às atuais, para a pegada do Axé Music. Assim, com essa temática, aliada a muita determinação, muito trabalho, e muita alegria, nosso objetivo principal é reunir pessoas que como nós, são apaixonadas pelo Axé Music, e estamos na estrada para ser, em breve, um dos maiores e melhores Blocos de BH.
HORA: 16:30h
ONDE: Avenida Antônio Abrahão Caram, 970, São José
TRIO ELÉTRICO KATOPÉ
A ideia do bloco com raízes nos tambores mineiros e versões de músicas já consagradas na MPB e mineiras regionais, misturando tudo com os clássicos dos carnavais da Bahia e samba de roda, veio em 2016, inicialmente informalmente participando de outros blocos e escolas de samba, juntamento com outras baterias a ideia foi crescendo e hoje conta com auxílio luxuoso da bateria da Escola de Samba IMPERAVI, junto aos ritmistas formados pelo grupo KATOPÉ e quer ganhar as avenidas da cidade em um novo formato o de TRIO ELÉTRICO.
HORA: 17h
ONDE: Rua Sapucaí, 571, Floresta
CONEXÃO AFRICAN BEAT
O bloco Conexão African Beat participa oficialmente do Carnaval de Belo Horizonte desde 2015, após levantar centenas de pessoas na Praça da Liberdade, durante o carnaval de 2014, numa apresentação solidária, onde o grupo Conexão African Beat se vê pronto para colocar a sua poderosa massa sonora em movimento nas ruas da cidade mineira. Liderado por Mamour Ba, africano do Senegal, e com mais 04 integrantes, que utilizam instrumentos de percussão tipicamente africanos (djembê, sabar, bongas e congas, thiuns). Para este carnaval, mais uma vez, o bloco, liderado musicalmente pelo grupo, permitirá as pessoas interessadas a participação do enredo musical, que tem o estilo Afrobeat. Além disso, o bloco contará com a presença de dançarinos profissionais e não profissionais ,que guiarão o público acompanhante a realizar as coreografias rítmicas. Nosso objetivo é proporcionar mais alegria e interação do público através de uma música de qualidade , envolvente e contagiante.
HORA: 16:30h
ONDE: Praça da Liberdade, 770, Savassi
BLOCO CARNAVALESCO SÓ VEM!
Com uma nova proposta de carnaval, unindo a música eletrônica e os sucessos do rock, mpb e pop surge um novo bloco carnavalesco em Belo Horizonte. Um bloco jovem, feito para pessoas de alma jovem.
HORA: 18h
ONDE: Avenida Amazonas, 46, Centro

Deixe o seu comentário

Guilherme Dias
Desde de sempre, gosto de contar histórias e vi no jornalismo a oportunidade perfeita para fazer isso. Não vivo sem filmes, livros e música, principalmente rock n’ roll.