Casa do Porto Vinhos Colunas Culturaliza Gastronomia

Conheça o vinho Diablerie; um Duras com personalidade de Bordeaux

Quando se fala em vinhos franceses, logo pensamos nas regiões de Bordeaux, Champagne, Borgonha, Vale do Loire, Vale do Rhône que são as regiões de onde saem os melhores e mais caros vinhos do mundo. Adquirir vinhos com o pedigree dessas regiões, posso te assegurar que está fazendo uma boa compra, mas é claro, para toda regra tem a sua exceção.

 

Mas como todo brasileiro sou adepto a experiências novas, e gosto de me arriscar provando vinhos não tão famosos e de diferentes regiões, para sair um pouco do tradicionalismo de degustar somente vinhos de regiões conhecidas mundialmente. Com isso tenho a possibilidade de ter gratas surpresas com vinhos poucos conhecidos, mas que tem a personalidade de grandes vinhos.

 

Indo a França, fui conhecer uma pequena cidade medieval ao Leste de Bordeaux (situada entre Bordeaux e Bergerac), que se chama Duras. Uma cidade simples de aproximadamente 800 anos, que tem uma vista linda e abrangente, uma localização estratégica que as cidades medievais utilizavam a algumas centenas de anos atrás.

 

 

Em Duras eu conheci uma vinícola que se chama Les Hauts de Riquets, uma vinícola familiar que há séculos pertence à família Bireaud. A rotina começa cedo na propriedade da família Bireaud e nunca termina antes das nove da noite. Todas as tarefas; da vinha à Comercialização dos vinhos são divididas entre o casal Marie-José e Pierre Bireaud e seus dois filhos Léa e Ivan. A família vive o universo do vinho e transborda amor e orgulho pela profissão de viticultor. Inclusive foi o Bisavô de Pierre que criou a Denominação Côtes de Duras.

 

Um dos vinhos que tive a oportunidade de provar foi Diablerie. Um vinho feito de Merlot e Malbec, que tem como característica uma cor vermelho intenso com bastante vivacidade, e aromas de especiarias e frutas negras. Desse vinho são produzidos apenas 10.000 gfas, uma produção muito pequena se for comparada as maiorias das vinícolas da França.

 

 

Esse vinho já colocou em seu currículo uma medalha de ouro no concurso de Bordeaux Aquitaine 2010, e medalha de Bronze no concurso Expressão Bio 2010. Realmente uma excelente compra fora das delimitações da grandiosa e famosa região de Bordeaux. Vinho que no Brasil é comercializado com exclusividade pela Casa do Porto por R$ 189,00.

 

Texto escrito por Junior Ribeiro. 

Esta coluna é um oferecimento de Casa do Porto em parceria com o Culturaliza BH.

Deixe o seu comentário