A Fundação Clóvis Salgado dá início à Jam Livre de Contato, atividade que integra as atividades do Programa de Residências para Pesquisas Artísticas do Cefart, em 2019. A iniciativa propõe um ciclo de encontros voltados para a prática do contato improvisação, linguagem de dança artística, terapêutica e recreativa. Os encontros serão realizados sempre no segundo sábado dos meses de fevereiro, março, abril, maio, junho e julho. A participação é gratuita, aberta a pessoas de todas as idades e não é necessário ter qualquer experiência prévia.
A atividade será orientada pela residente do Cefart Ana Rita Nicoliello e pela convidada Lara Leite, que apresentarão os princípios básicos do contato improvisação seguidos de uma jam em que os participantes ou passantes poderão experimentar essa linguagem. Termo originado do jazz, a jam é um espaço seguro de improvisação em dança, aberto para outras linguagens como música, teatro e literatura, em que não é necessário ter qualquer experiência prévia.
A proposta é a formação de um espaço aberto, democrático e horizontal para a experimentação e a improvisação em dança, música e outras artes. Nesse período, os participantes irão investigar o próprio corpo em movimento e suas possíveis relações com o corpo do outro e com o espaço, partindo de uma prática corporal coletiva direcionada a despertar cada pessoa à escuta e à atenção sensíveis.
CEFART – Jam Livre de Contato
Quando: 9 de fevereiro, 9 de março, 13 de abril, 11 de maio, 8 de junho e 13 de julho
Hora: 16h às 19h
Onde: Jardim Interno do Palácio das Artes ou Studio A em caso de chuva Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537 – Belo Horizonte
Quanto: Entrada gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400