Começaremos o 2019 incentivando a literatura infantil, a grande chave para termos adultos mais críticos, sensíveis as diferenças, e principalmente praticando o respeito e a união. Leia para uma criança, dê livros de presente e construa um mundo melhor.
A primeira dica de 2019 é de um livro de uma escritora mineira e publicado por uma editora mineira. É uma história linda que agradará tanto as crianças, quanto os adultos responsáveis por incutir nelas o gosto pela leitura.
“O sabiá e a menina” é o primeiro livro de literatura infantil da psicanalista Maria Elizabeth Timponi de Moura, lançado em 2017 pelo selo Crivinho, da editora Crivo Editorial. A publicação que já está na segunda edição, traz ainda as belíssimas e assertivas ilustrações de Maurizio Manzo.
Beth Timponi é a autora do mês do janeiro do LiteralMente, Uai, conheça um pouquinho mais sobre ela clicando aqui.
“O sabiá e a menina”, conta a história de Ditinha e seu sabiá de “estimação” que infelizmente vive preso a uma gaiola tão pequena, mas tão pequena, que não cabe sequer o seu rabo. Os dois se gostam, mas o pássaro está infeliz, afinal não foi para ser aprisionado que ele nasceu.
O sabiá então bola um plano de liberdade, e consegue fugir do encarceramento, deixando a menininha extremamente triste. Como ela lidará com esta situação?
“Quando viu a gaiola vazia, a menina chorava que dava dó! _Ele era tão bem tratado, dizia, ganhava alipiste, água, até jiló…” (pág.14).
Como toda boa história infantil, “O sabiá e a menina”, é repleto de ensinamentos e reflexões. Fala sobre amizade, liberdade, compreensão e empatia, com um toque bem legal de consciência ambiental mostrando a importância dos pássaros para o meio ambiente.
É uma leitura muito simples, singela e fácil de ler ou contar para alguém, coroada com belíssimas ilustrações (não canso de dizer) que nos prendem e nos levam para além da história.
Vale a pena ler e dar de presente.
Gosta de ler? Acompanhe AQUI novidades literárias, dicas de leitura, entrevista com escritores, capas bonitas, crushs literários e várias outras curiosidades literárias.
Esta coluna é publicada invariavelmente as segundas, porque às vezes o livro é bem grande (rs)
Envie seu e-mail para a colunista: [email protected]
Quer saber mais sobre literatura acesse: www.literalmenteuai.com.br