Culturaliza Diversão Eventos

O MM Gerdau Prepara Uma Programação Especial no Mês da Consciência Negra

No próximo dia 20 de novembro, o Brasil comemora o Dia da Consciência Negra, a data é uma homenagem à luta do negro no Brasil, personalizada na figura de Zumbi dos Palmares, que travou uma batalha contra a escravidão no período do Brasil Colônia. E para celebrar a cultura afro-brasileira e dar mais voz a esta temática, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, incluiu em sua agenda atrações especiais.

 

A programação teve início no último dia 01 de novembro, com “Ayabás e suas histórias”, a noite foi conduzida pelas artistas negras Chica Reis, Madu Costa e Magna Oliveira, com contação de histórias e música, o evento faz parte do “Novembro Negro” da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e busca evidenciar, por meio de histórias, os corpos negros que revelam seus lugares através do gesto, da veste e da fala. Já na próxima quinta-feira, 08 de novembro, o Museu recebe atividades ligadas à programação do XI Prêmio Zumbi de Cultura, realizado pela Cia Baobá Minas. O Prêmio homenageia pessoas que se destacam nas artes, política e cultura negra em Minas Gerais e no Brasil, dentro das 11 categorias propostas: dança, teatro, música, religiosidade, literatura, educação, manifestação cultural, personalidade negra, menção honrosa, protagonismo juvenil e atuação política. No MM Gerdau, o público poderá participar de uma roda de conversa com o tema “Religiosidade, Comunicação e Cultura: resistindo com a oralidade e a memória”, que traz como convidados Pai Ricardo (Casa Pai Jacob do Oriente), Tatiana Carvalho (Projeto Pretança – Centro Universitário Una) e Maria Luzia Sidônio (Quilombo dos Luizes), seguida pela exibição de um documentário e ainda performance de dança, com a Cia Baobá Minas.

 

Júnia Bertolino, idealizadora do projeto, ressalta que espaços como este, oferecido ao prêmio e a exaltação da cultura afro, são extremamente importantes, e que “pensar a ocupação cultural, o fazer artístico, a correspondência entre os artistas na busca de ações que contemplem o fortalecimento, a reflexão e visibilidade da cultura afro brasileira tem sido a prioridade do Prêmio Zumbi de Cultura”.

 

Dia 15 de novembro a música toma conta do MM Gerdau, com apresentação gratuita do grupo Samba de Terreiro, na praça de convivência, a partir das 19h30. No repertório, o grupo traz uma volta às raízes do samba ao som de tambores, vozes, ritmos e improvisação que convida o público a interagir durante a apresentação. O samba volta à cena na última semana de novembro, dia 29, com o projeto Ensaio Aberto fechando a programação especial. O músico mineiro Rafael Soares se apresenta gratuitamente, às 19h30, influenciado pelas heranças africanas, pelo samba de partido alto e a fusão de ritmos e matrizes da cultura popular, aliando arranjos e composições que exaltam o povo negro.

 

Programação:

– 08/11 (quinta-feira) – XI Prêmio Zumbi de Cultura, 19h30

– 15/11 (quinta-feira) – Samba de Terreiro, 19h30

– 29/11 (quinta-feira) – Ensaio Aberto – Rafael Soares (samba) – 19h30

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Endereço: Prédio Rosa – Praça da Liberdade

Horário de funcionamento:

Terça a domingo – 12h às 18h

Quinta-feira – 12h às 22h

Toda última terça-feira do mês – 12h às 17h

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.