Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo Teatro

Espetáculo Insetos – Da Cia. Dos Atores

Celebrando seus 30 anos de trajetória a Cia. Dos Atores, estreia nesta quinta-feira, 20 de setembro, o espetáculo Insetos, com texto original de Jô Bilac adaptado pela Cia. dos Atores e pelo diretor Rodrigo Portella, a montagem traz quatro fundadores da companhia no elenco: Cesar Augusto, Gustavo Gasparani, Marcelo Olinto e Susana Ribeiro. O espetáculo integra as comemorações dos cinco anos do CCBB-BH. 

 

Repetindo aqui a parceria com a Cia. dos Atores após o sucesso de Conselho de Classe (2014), Jô Bilac propôs dar voz aos insetos para este novo espetáculo do grupo. São doze quadros que se entrelaçam formando um mosaico no qual o autor fala sobre convivência, medo e manipulação. Como uma fábula, o texto traça paralelos entre a natureza e questões político-sociais da atualidade – evocando comportamentos coletivos e individuais revelados através de uma grande polifonia de diferentes insetos: cigarra, gafanhoto, barata, louva-a-deus, besouro, mariposa, borboleta, mosquito, cupim, mosca e formiga.

 

Formada pelos atores Cesar Augusto, Gustavo Gasparani, Marcelo Olinto, Marcelo Valle, Susana Ribeiro e Bel Garcia (in memorian), a Cia. dos Atores comemora 30 anos de atividade ininterrupta em 2018, se tornando um dos grupos de maior tempo de trabalho no Rio de Janeiro. Já recebeu os principais prêmios do teatro brasileiro. Seu repertório inclui mais de uma dezena de espetáculos, entre eles, Melodrama, A Morta, O Rei da Vela, A Bao A Qu (Um Lance de Dados) e Conselho de Classe, primeira parceria com Jô Bilac. Sempre mantendo a mesmo núcleo de atores.

 

Neste espetáculo com cenário de Beli Araújo e Cesar Augusto o espaço cênico é ocupado por pneus, que criam diferentes quadros para as cenas. Os figurinos de Marcelo Olinto trazem referências ao universo dos insetos – como asas e antenas – mas não são a representação fiel desses bichos. “Essa peça me permite trabalhar o lugar do atrito entre o cômico e o trágico, refletido no estado de guerra proposto pelo texto. Trabalhamos entre o universo microscópico e invisível dos insetos e o nosso universo”, diz Rodrigo Portella, além de diretor da peça, também é diretor geral do “Off Rio – Multifestival de Teatro de Três Rios”, que em 2018 chega à sua sexta edição, entre outros feitos.

 

Para a companhia, o espetáculo é também uma celebração. “Temos 30 anos de convívio. Olhamos um para o outro em cena e nos reconhecemos”, diz Gustavo Gasparani. “Acho que uma palavra que nos definiria seria inquietação. E uma das coisas boas é que nos colocamos o desafio de trabalhar com pessoas novas, como o Rodrigo (Portella), que é de outra geração. Essa inquietação e essa disponibilidade para o novo nos acompanha desde 1988”, completa Marcelo Olinto. “Estar em cena com parceiros de 30 anos de amizade e trabalho, e poder discutir e refletir sobre o Brasil atual, é para mim um privilégio e um ato de resistência”, afirma Gustavo Gasparani.

 

Abaixo informações sobre o espetáculo:

Espetáculo Insetos – Da Cia. Dos Atores

Quando: 20 de setembro a 15 de outubro 2018

Hora: quinta a segunda – às 20h

Onde: CCCBBH – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Quanto: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)

Clientes Banco do Brasil pagam meia-entrada

Venda de ingressos: bilheteria do teatro / ou www.eventim.com.br

Mais informações: (31) 3431-9400 I (31) 3431-9503

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.