Culturaliza Dicas Eventos Gratuito ou a baixo custo

Palestra Fernando Pessoa e o(s) outro(s): (po)ética da alteridade – com Luciana Pimenta

Em comemoração aos 130 anos do poeta português, Fernando Pessoa, a Academia Mineira de Letras, recebe no próximo dia 07 de Junho a palestra Fernando Pessoa e o(s) outro(s): (po)ética da alteridade, com a professora e poeta Luciana Pimenta, mineira, professora no curso de Direito da PUC Minas, doutora em Direito (PUC Minas) e Mestre em Filosofia Social e Política (UFMG).  Há alguns anos, desenvolve pesquisas no campo de Direito e Literatura, conjugadas com estudos filosóficos.

 

Fernando Pessoa é considerado um dos poetas mais importantes da língua portuguesa, nascido em Lisboa, em 1888, estudou na África do Sul, e por lá foi alfabetizado também em inglês, devido a colonização britânica, de forma que, entre 1902 e 1908, escreveu poemas e prosas apenas neste idioma. Ao voltar para Lisboa estudou Filosofia por dois anos, onde estreou como crítico literário da revista “Águia”, em 1905. Teve uma vida discreta e solitária, mas uma personalidade plural. Para dar voz aos vários poetas dentro de si, publicou diversas obras por meio de heterônimos, como Ricardo Reis, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Bernardo Soares. Por meio dessas diferentes vozes, teceu uma imbricada e complexa teia literária, que se tornou objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e obra.

 

Segundo Luciana Pimenta, “a proposta da palestra é, a partir do entrelaçamento dos heterônimos de Fernando Pessoa – seus muitos eus – evidenciar uma verdadeira desconstrução do “eu”, como forma de mostrar uma poesia literário-filosófica que compõe uma (po)ética da alteridade, ou seja, uma visão do humano e do mundo que só pode ser pensada sob a perspectiva da irredutibilidade das diferenças.” (…)

 

Abaixo informações sobre a palestra:

Palestra Fernando Pessoa e o(s) outro(s): (po)ética da alteridade – com Luciana Pimenta

Quando: 07 de Junho

Hora: às 19h30

Quanto: Entrada Gratuita

Onde: Academia Mineira de Letras – Rua da Bahia, 1.466, Lourdes

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.