Culturaliza Exposições Gratuito ou a baixo custo

Programação Especial no Circuito Liberdade – Semana Nacional de Museu

Em comemoração a 16ª Semana Nacional de Museus, o Circuito Liberdade também participará da temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), de 14 a 20 de maio, em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. Com o tema “Museus Hiperconectados – novas abordagens, novos públicos”, a Semana terá programação especial nos seguintes espaços: Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil, Espaço do Conhecimento UFMG, Memorial Minas Gerais Vale, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e Museu Mineiro.

 

Para o evento o Espaço do Conhecimento UFMG promoverá debates, palestras, oficinas e intervenções audiovisuais. No dia 12, o Café Controverso “Museus Hiperconectados” convida o professor da Faculdade de Educação da UFMG (FAE), Bernardo Jefferson de Oliveira, e a professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG (ECI), Ana Cecília Veiga, para o debate sobre estratégias e desafios da hiperconexão. No dia 17, a professora continua a abordar o tema na palestra “Museus Virtuais: desafios e vantagens para profissionais, instituições e patrocinadores”.

 

Esse ano as novas tecnologias marcam presença e as parcerias com outras instituições enriquecem ainda mais a programação do Circuito Liberdade, como o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal que realizará diversas atividades que propõem reflexões sobre os meios de comunicação, que promovem conexões entre pessoas. O foco será nas inovações tecnológicas como escrita, sistema braille, fotografias, vídeos, jogos interativos, Internet, redes sociais e outros museus. Já Memorial Minas Gerais Vale, em parceria com o Museu Brasileiro do Futebol, sediado no Mineirão, promoverá o intercâmbio de conteúdos como músicas, vídeos, projeções e ações educativas interativas durante todo o mês de maio. Além disso, outras ações educativas e atividades culturais acontecem no museu, como o duelo de dança Vogue, no dia 17, e a Roda de Conversa, no dia 18, sobre interatividade em dispositivos de museus.

 

Centro Cultural Banco do Brasil também dará sua contribuição trazendo dentro do seu Programa Educativo, visitas mediadas na exposição “100 Anos de Athos Bulcão”, a partir do dia 14. A mostra reúne 300 obras do artista, incluindo trabalhos inéditos e peças de artistas contemporâneos influenciados por este grande mestre. E no dia 14, ocorre a ação educativa “Laboratório de Crítica”, que promove crítica e reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio, a partir das exposições e das programações de mais destaque. A Casa Fiat de Cultura trará exposições, com artistas selecionados para a Residência Artística em Arte Digital, que produzirão suas obras de portas abertas para o público, com curadoria de Pablo Gobira.

 

Abaixo informações sobre a programação completa, para não perdermos nenhuma apresentação, e mais informações pelo site:

www.circuitoliberdade.mg.gov.br

 

Programação Especial no Circuito Liberdade – Semana Nacional de Museu

CASA FIAT DE CULTURA

15/05 a 03/06 – 10h às 18h 
OUTROS – Residência Artística em Arte Digital: uma jornada colaborativa na Casa Fiat de Cultura. Apresentação dos artistas selecionados e compartilhamento de processos. Aberto ao público.

15/05 a 20/05 – 19h às 18h 
AÇÃO EDUCATIVA – Museus Virtuais – acessando acervos online. A cada dia da semana, um recorte de acervos selecionados: Museu do Prado, British Museum, Salvador Dalí Museum, Museu do Louvre e Museus do Vaticano.

19/05 a 20/05 – 10h às 18h 
AÇÃO EDUCATIVA – Ateliê Aberto de Fleep Book – criação e animação de personagens a partir de processos de produção analógicos, com edição digital, para mídias cotidianas (celulares, notebooks, tablets, etc.).

 

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL

14/05 – 19h às 20h 
VISITA MEDIADA – Visita em Língua Brasileira de Sinais (Libras) à exposição 100 anos de Athos Bulcão.

14/05 – 17h às 21h 
AÇÃO EDUCATIVA – Laboratório de Crítica – exercício compartilhado de crítica de arte e jornalismo cultural a partir da exposição 100 anos de Athos Bulcão, com Renata Marquez (EAD-UFMG).

14/05 a 20/05 – 17h às 18h 
VISITA MEDIADA – Visitas à exposição 100 anos de Athos Bulcão. Segunda, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo.

14/05 a 20/05 – 11h às 12h 
VISITA MEDIADA – Visitas à exposição 100 anos de Athos Bulcão. Segunda, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo. 

17/05 – 18h às 20h 
CURSO – Transversalidades – curso para professores e educadores. Aborda temas transversais aos campos da educação e da arte. Tema: Modernismo na Arquitetura e no Urbanismo, com Rita Velloso (EAD-UFMG). Libras.

18/05 – 14h às 19h 
CURSO – Processos Compartilhados – curso que aborda os aspectos que envolvem a concepção e montagem de uma exposição. Tema: Memória na Era Digital, com Vanessa Santos (PUC-MG).

19/05 – 17h às 18h 
VISITA MEDIADA – Visita em Língua Brasileira de Sinais (Libras) à exposição 100 anos de Athos Bulcão.

19/05 a 20/05 – 10h às 12h 
AÇÃO EDUCATIVA – Lugar de criação – programação que visa a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias.

19/05 a 20/05 – 14h às 16h 
AÇÃO EDUCATIVA – Lugar de criação – programação que visa a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias.

 

ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG

14/05 a 20/05 – 19h às 20h 
AÇÃO EDUCATIVA – “JANELA DIGITAL: Pílulas de mediação na fachada”. Pedestres e motoristas terão a oportunidade de explorar um pouco das exposições mesmo sem nunca ter entrado no prédio, por meio da Fachada Digital.

17/05 – 09h às 10h 
PALESTRA – “Museus Virtuais: Desafios e vantagens para profissionais, instituições e patrocinadores”. Ministrada pela professora Ana Cecília Rocha Veiga, sobre desafios e vantagens dos museus investirem em websites.
Local: Escola de Ciência da Informação da UFMG – sala 1000.

17/05 a 18/05 – 14h às 18h 
OFICINA – “Interfaces híbridas: conexões e coleções”. A expansão da comunicação digital para além do modelo tradicional, traz outras possibilidades: interfaces informacionais manipuláveis, aplicativos móveis, etc.

19/05 – 15h às 16h 
AÇÃO EDUCATIVA – “OLHARES CRUZADOS: de um público a outro”. Em visita ao Espaço, grupo de crianças compartilhará stories no perfil do Instagram (@espacoufmg) do museu com suas impressões sobre o passeio nas exposições.

19/05 – 14h às 15h 
OFICINA – A partir da identificação dos pontos cardeais e das sombras projetadas pelo Sol, os participantes irão aprender como determinar a hora solar e convertê-la em horário padrão dos relógios convencionais.

20/05/2018 – 15h às 16h 
OFICINA – A partir da identificação dos pontos cardeais e das sombras projetadas pelo Sol, os participantes irão aprender como determinar a hora solar e convertê-la em horário padrão dos relógios convencionais.

 

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

14/05 a 18/05 – 09h às 18h 
EXPOSIÇÃO – Memorial Itinerante – Africanidades: exposição composta por uma reprodução de seis ambientes do Memorial Minas Gerais Vale, que dialogam com a presença da cultura africana na formação de Minas Gerais.
Local: (Aglomerado da Serra), Belo Horizonte.

17/05 – 19h às 21h 
ATIVIDADE CULTURAL – Dengue – Duelo de vogue: grupos de vogue da periferia e o público presente serão convidados a duelar. O estilo de dança “vogue” trabalha principalmente com a auto estima dos participantes.
Local: Praça Carlos Drummond de Andrade (ao lado do Memorial Minas Gerais Vale).

18/05 – 12h30 às 13h30 
RODA DE CONVERSA – Encontro de Formação com Educadores: O fetiche da interatividade em dispositivos museais, com o Prof. Dr. Bernardo Jefferson de Oliveira.

 

MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL

15/05 a 18/05

AÇÃO EDUCATIVA – Série Virtual “ACERVOS HIPERCONECTADOS” – Uma série de stories postadas no Instagram mmgerdau, do MM Gerdau –  Museu das Minas e do Metal, durante os três dias, revelará diálogos entre ‘acervos hiperconectados’.

15/05 a 20/05 – 12h às 18h 
OUTROS – Instalação “IDENTIDADES CONECTADAS” – “Quem é você?” e “O que você busca aqui?” são as duas perguntas que movem a instalação, em que é possível cruzar o perfil do público que visita o Museu.

15/05 a 20/05 – 12h às 18h 
OUTROS – Instalação e ação nas redes sociais “MUSEU PARA TODOS: CONSTRUINDO CONEXÕES”.

17/05 – 14h às 21h30 
MESA REDONDA – Jornada “HIPERCONEXÕES MUSEAIS” – Mesa Museus Virtuais (14h às 17h) e Mesa Museus Hiperconectados (18h às 20h). Lançamento de livro (às 20h). Parceria com Labfront (UEMG) e ECI/UFMG. Entrada gratuita.

18/05 – 13h às 17h 
AÇÃO EDUCATIVA – Oficina CONHECENDO O BRAILLE – Essa atividade visa conscientizar e despertar a curiosidade do público vidente para a importância do Braille no cotidiano dos cegos. Faixa etária livre. Entrada gratuita.

19/05 – 14h às 17h 
AÇÃO EDUCATIVA – Oficina CRIANDO APLICATIVOS PARA ANDROIDS – FÁCIL E DIVERTIDO! – O participante irá criar um aplicativo simples e poderá usá-lo em seu próprio smartphone Android. A partir de 8 anos. Entrada gratuita.

26/05 – 12:30 às 17:30 
AÇÃO EDUCATIVA – Oficina AS MINAS E OS DRAGÕES: JOGOS INTERPRETATIVOS – Em parceria com o Museu do RPG, serão realizadas as oficinas de storytelling e jogo de cards Propósito 21. Faixa etária livre. Entrada gratuita.

 

MUSEU MINEIRO

16/05 – 19h às 21h 
EXPOSIÇÃO – Abertura de exposição da artista Betânia Silveira.

18/05 – 14h às 18h 
OFICINA – de Fotografia Imersiva com o Prof. Dr. Pablo Gobira (UEMG).

19/05 – 14h às 18h 
OFICINA – “Como seria o seu museu?” com o Prof. Rangel Sales e a Fernanda Motta (Uni-BH).

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.