Culturaliza Dicas Diversão Literatura

“Ele que o abismo viu: a epopeia de Gilgámesh do acádio ao português” – com Jacyntho Lins Brandão

Nesta quarta (11/04), a Academia Mineira de Letras recebe a palestra “Ele que o abismo viu: a epopeia de Gilgámesh do acádio ao português”, com o professor doutor Jacyntho Lins Brandão.

 

No evento, Jacynto Lins Brandão que é Professor Titular de Língua e Literatura Grega da Faculdade de Letras da UFMG, doutor em Letras Clássicas pela USP. Sócio fundador e ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, entre outros feitos, apresentará a chamada epopeia de Gilgámesh, cujo título original é “Ele que o abismo viu”, poema composto no século XIII a. C. pelo sábio Sin-léqi-unníni. Entre os pontos explorados sobre a força do poema estão civilização, urbanidade, sexualidade, heroísmo, amizade e morte. Ressalta-se também o percurso que faz de Gilgámesh, rei de Uruk, transformar-se de simples herói em um verdadeiro sábio.

 

Ainda serão abordadas as dificuldades e opções adotadas na tradução do texto, publicada em 2017, pela Editora Autêntica com introdução e comentários do palestrante. Esta é a primeira tradução do texto diretamente do acádio publicada no Brasil.

 

Abaixo informações sobre a palestra:

 

“Ele que o abismo viu: a epopeia de Gilgámesh do acádio ao português” – com Jacyntho Lins Brandão

Quando: 11 de abril

Hora: 19h30

Quanto: Entrada gratuita –  academiamineiradeletras.org.br

Onde: Academia Mineira de Letras – Rua da Bahia, 1466 – Lourdes

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.