Nesta quarta (11/04), a Academia Mineira de Letras recebe a palestra “Ele que o abismo viu: a epopeia de Gilgámesh do acádio ao português”, com o professor doutor Jacyntho Lins Brandão.
No evento, Jacynto Lins Brandão que é Professor Titular de Língua e Literatura Grega da Faculdade de Letras da UFMG, doutor em Letras Clássicas pela USP. Sócio fundador e ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, entre outros feitos, apresentará a chamada epopeia de Gilgámesh, cujo título original é “Ele que o abismo viu”, poema composto no século XIII a. C. pelo sábio Sin-léqi-unníni. Entre os pontos explorados sobre a força do poema estão civilização, urbanidade, sexualidade, heroísmo, amizade e morte. Ressalta-se também o percurso que faz de Gilgámesh, rei de Uruk, transformar-se de simples herói em um verdadeiro sábio.
Ainda serão abordadas as dificuldades e opções adotadas na tradução do texto, publicada em 2017, pela Editora Autêntica com introdução e comentários do palestrante. Esta é a primeira tradução do texto diretamente do acádio publicada no Brasil.
Abaixo informações sobre a palestra:
“Ele que o abismo viu: a epopeia de Gilgámesh do acádio ao português” – com Jacyntho Lins Brandão
Quando: 11 de abril
Hora: 19h30
Quanto: Entrada gratuita – academiamineiradeletras.org.br
Onde: Academia Mineira de Letras – Rua da Bahia, 1466 – Lourdes