Culturaliza Dicas Diversão Exposições

100 Anos de Athos Bulcão

Desembarca em Belo Horizonte, no próximo dia 11 de abril, os mais de 300 trabalhos, alguns dos quais inéditos, assinados por Athos Bulcão, a exposição “100 anos de Athos Bulcão”, depois de passar por Brasília, onde fica a sede da Fundação Athos, o público da capital terá até o dia 25 de junho, para visitar a mostra que está no CCBB-BH.

 

Athos Bulcão está na brasilidade das cores, nos traços inconfundíveis dos desenhos, na personalidade das pinturas, na lógica imprevista das fotomontagens, na força dos cenários e figurinos, na relação univitelina entre arte e arquitetura, no sagrado e no profano, na explosão da azulejaria brasileira. Esse universo riquíssimo, presente na capital mineira em construções como o Edifício Oscar Niemeyer, ao lado do CCBB-BH, no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, compõe a exposição 100 anos de Athos Bulcão, com curadoria assinada por Marília Panitz e André Severo.

 

André Severo afirma que combinando o viés cronológico com uma aproximação temática, a mostra aposta nos vínculos, mais ou menos evidentes, entre diferentes momentos da trajetória do artista e se estrutura a partir de núcleos de obras e estudos que se interpenetram e deixam evidente a diversidade conceitual e material que permeia toda o seu trabalho.

 

Dividida em núcleos, “100 anos de Athos Bulcão vai além da arte da azulejaria: destaca também a pintura figurativa do artista realizada nos anos 1940 e 1950, antes de Brasília. – A série dos carnavais e sua relação com a pintura sacra é extraordinária – afirma Marília Panitz, ao destacar que Athos Bulcão utilizou uma mesma estrutura composicional para trabalhos sacros e profanos, citando como exemplo A Vida de Nossa Senhora, que está na Catedral de Brasília. A mostra contém ainda os croquis que Athos Bulcão fez para o grupo de teatro O Tablado, do Rio de Janeiro, os figurinos das óperas Amahl e Os Visitantes da Noite de Menotti, paramentos litúrgicos modernistas, grande acervo de seu trabalho gráfico e até os lenços que desenhou quando estava em Paris. Outro aspecto da exposição é a interatividade, desenvolvida a partir do caráter urbano e democrático da obra pública de Athos Bulcão inserida nas cidades. Através de um aplicativo criado especialmente para a mostra, o público será convidado a interagir e apropriar-se de projetos do artista.

 

“100 anos de Athos Bulcão” contextualiza a trajetória do artista, a conexão entre suas obras e um adensamento em sua poética. Da sua inspiração inicial pela azulejaria portuguesa, do aprendizado sobre utilização das cores, quando foi assistente de Portinari, até as duradouras e geniais parcerias com Niemeyer e João Filgueiras Lima, o Lelé. A secretária executiva da Fundação Athos Bulcão, Valéria Cabral, ressalta que para eles responsáveis por divulgar e preservar o legado do artista, é sempre uma alegria homenagear o talento desse homem discreto, preocupado especialmente em harmonizar e compor o trabalho do arquiteto na integração de sua arte, mas que também se engrandece quando envolvido em telas, tintas e pincéis, produzindo um dos mais destacados repertórios da arte brasileira.

 

Abaixo informações sobre a mostra:

100 Anos de Athos Bulcão

Quando: De 11 de abril a 25 de junho

Hora: de quarta a segunda – das 9h às 21h

Quanto: Entrada gratuita

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte

               Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.