Culturaliza Dicas Diversão Música

Idea em Concerto recebe Ricardo Ulpiano

Abril ainda está no horizonte mas promete grandes encontros, no dia 13 de abril o músico Ricardo Ulpiano, recebe para uma noite de música e poesia, as autoras Greyce Soute, Caroline Craveiro, Clara Rodrigues, Simone Teodoro. A proposta surgiu como fruto das múltiplas parcerias do músico Ricardo Ulpiano com diferentes artistas. Nesse show, o público tem a oportunidade de conhecer o trabalho dessas autoras, além de curtir os poemas musicados que compõem o repertório do músico. 

 

A música sempre foi uma constante na vida do músico Ricardo Ulpiano, seja no discos ouvidos pela mãe que ouvia (Maria Bethânia e Alceu Valença, entre eles), e, pegando carona nas preferências do irmão mais velho, descobriu o heavy metal de Iron Maiden, Sepultura, Overdose e muitos outros. Sem contar nas influências da Folia de Reis, tradição que conheceu quando sua família mudou-se para o Novo Progresso, bairro de Belo Horizonte que abriga essa festa folclórica. Formado pela Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais, pós Graduação na UFMG, botou o pé na estrada, “fiz um pouco de tudo: fui roadie de bandas de metal, toquei guitarra no U2 Cover e no Rappa Cover, atuei como empresário e produtor dessas bandas…”, conta.

 

Mas foi em sua passagem pela UEMG que fez outra descoberta, igualmente rica e definitiva: a música brasileira de raiz. “Em 2006, passei a levar música brasileira, predominantemente samba, para a escola, onde geralmente só se estuda música erudita. Comecei chamando os meninos pra tocar samba depois das aulas, num bar da vizinhança. Logo depois, os professores também aderiram à nossa ‘causa’, que acabou se tornando uma atração do bar”, lembra Ricardo.

 

O músico informa ainda que o samba – rock chegou com status de trabalho, alentando o formato profissional de sua carreira, quando o mesmo começo a cantar também, pois antes só tocava guitarra e não tinha interesse em imitar o rock em inglês. Neste período, entre 2006 e 2008, integrou o Sambalanço e participou do N.Xau, Manolos Funk, além do Ziriguibum, projeto de música infantil, que levou o cantautor ao Movimento Latino Americano e Caribenho da Canção Infantil, assim como ao Movimento Brasileiro da Canção Infantil, alcançando participações em festivais nacionais e internacionais.

 

Agora programar – se para curtir uma linda noite regada a música boa e poesia, abaixo informações sobre o concerto:

Idea em Concerto recebe Ricardo Ulpiano

Quando: 13 de Abril

Hora: 19h.

Onde: Idea Casa de Cultura – Rua Bernardo Guimarães, 1200 – Funcionários

Quanto: R$ 30,00 (inteira) – R$ 15,00 (meia) 

Venda antecipada: www.sympla.com.br

Informações: (31) 3309-1524

 

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.