Culturaliza Diversão Restaurantes Shows

4ª edição da Festa da Francofonia em BH

A capital mineira receberá entre os dias 19 e 31 de março a 4ª edição da Festa da Francofonia, que reúne uma programação cultural diversificada com gastronomia, música, cinema, arte e educação de países francófonos. Esta é uma Feira que visa celebrar a diversidade das culturas francófonas e a riqueza da língua francesa em todos os continentes. O francês é a sexta língua mais falada – 220 milhões de pessoas – e a segunda mais estudada – 120 milhões de alunos e quase meio milhão de professores – no mundo.

 

Abertura foi no dia 19, com uma oficina, Processo Criativo e Narrativa em Quadrinhos, na Biblioteca Pública Estadual, e na sequência houve um bate-papo e sessão de autógrafos com o público no Café com Letras do CCBB – BH, às 20h no Cine Theatro Brasil Valloreuc, a cantora Cloé du Trèfle apresentou o concerto Entre o Ínfimo e o Infinito – Entre L’infime et L’infini, em duo com a violoncelista suíça Céline Chappuis.

 

Já do dia 21 a 31 de março o público terá a oportunidade de provar um pouco mais da cultura francófona com o Goût de France Good France, Festival Internacional de Gastronomia, no qual chefs do mundo inteiro propõem um menu especial reinventando a culinária francesa tradicional. Em BH participam as casas: Au Bon Vivant, Café com Letras e Vecchio Sogno.

 

Nestas mesmas datas, de 21 a 31 de março, os amantes do cinema encontrarão lugar cativo no MIS Cine Santa Tereza, com a mostra Cinema Francófono na Luta. Serão exibidos 11 filmes com narrativas que se situam entre as bordas da ficção, da animação e do documentário. O público poderá assistir filmes recentes que abordam as mais diversas lutas – social, humanitária, política, cultural etc. – e dois clássicos do cinema francófono: o documentário de Chris Marker, ‘’O Fundo do Ar é Vermelho’’ (1977) e a animação de René Laloux ‘’O Planeta Fantástico’’ (1972).

 

Dia 22 o músico e compositor francês Mathieu Boogaerts fará um show na Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes. Figura presente há mais de 30 anos na cena musical francesa, é reconhecido por seu repertório original, minimalista, divertido e poético.  O músico também se apresentará em Ouro Preto, no dia 23, no Teatro Municipal Casa da Ópera. Também no dia 22 os interessados em terem a experiência de estudar no Quebec – Canadá terão uma oportunidade de se reunir com representantes de três importantes instituições canadenses, Université de Montréal, Université Laval, Cégep Limoilou e Quebec International.

 

Dia 24 está reservado ao Café com Letras da Savassi, que relança o projeto cultural Festa da Francofonia no Café com Letras, uma parceria com a Aliança Francesa e com o Grupo Autêntica. Um momento de confraternização e descontração para os apaixonados pela literatura francesa e francófona, com rodas de leitura, quiz com sorteios de brindes, muita música com DJ e uma biblioteca aberta para troca de livros.

 

Haverá espaço também para o esporte e o lazer, que marcarão presença no domingo, dia 25, no Parque Aggeo Pio – Buritis, com uma divertida partida de Pétanque, tradicional jogo francês cujo objetivo é jogar bolas de aço para se aproximarem o máximo possível de uma bolinha de madeira.

 

Encerrando a programação, dia 27, o representante do Campus France Brasil em Belo Horizonte, Renan de Oliveira, realiza palestras na Aliança Francesa para explicar como estudantes brasileiros podem ingressar em uma universidade francesa.

 

Com exceção dos jantares nos restaurantes e shows Cloé du Trèfle – entre l’infime et l’infini, com duo com Céline Chappuis, no Cine Theatro Brasil e Mathieu Boogaerts, na Sala Juvenal dias no Palácio das artes, todo o restante da programação é gratuito.

 

Abaixo informações sobre a programação:

4ª edição da Festa da Francofonia em BH

Quando: 19 a 31 de março

Quanto: Entrada gratuita

Informações: http://aliancafrancesabh.com.br/

https://www.facebook.com/aliancafrancesabh/

Telefone para contato: (31) 3291 – 5187

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.