Companhia de dança carioca, que já conquistou importantes prêmios ao redor do mundo, estreia na capital mineira com três apresentações em espaços públicos da cidade, o renomado grupo carioca Focus Cia de Dança promove em Belo Horizonte a estreia nacional do espetáculo TRUPE.
Esta é a primeira vez que a Focus realiza uma estreia fora de sua cidade de origem. Na capital mineira, os locais escolhidos para abrigar as apresentações são: a Praça da Liberdade e o Parque Municipal. Desta forma, o grupo propõe a ressignificação destes lugares que são rotineiros para o público mineiro, surpreendendo os transeuntes ao convidá-los a experimentar da dança em um lugar pouco convencional, longe dos palcos.
Inspirado na atmosfera de grupos teatrais de rua e em coletivos mambembes, a Focus Cia de Dança, uma das mais atuantes companhias de dança do Rio de Janeiro, com 20 obras e 10 espetáculos em seu repertório, que se consagrou através da crítica especializada e do público, procurou trazer uma menção e homenagem a esse universo tão rico em manifestações culturais com figurinos que remetem um pouco aos traços circenses e burlescos, explorando-os como complementos dos corpos dos bailarinos para expurgar o esvaziamento da alegria que os artistas podem passar.
A companhia inicia sua apresentação com uma ideia de cortejo, formado por 8 bailarinos, que se deslocam coletivamente apresentando a coreografia até um ponto específico da praça onde se intensifica a movimentação em cena. Assim, procura-se demonstrar a ideia de que o coletivo de artistas possui o objetivo comum de levar a arte ao espectador de maneiras variadas. O que para o fundador e coreógrafo, Alex Neoral, é motivo de comemoração, uma vez que viver “da cultura em nosso país está se tornando uma tarefa desafiadora e graças a Petrobras, a Focus Cia de Dança tem o privilégio de ter um trabalho continuado, sinônimo de excelência e qualidade. Iniciativas como essas são essenciais para o desenvolvimento do Brasil e como criação da identidade de uma nação. Esse trabalho traz o desafio de falar de si, de usar a sua motivação de vida para transformar em ações e movimentos. Falar de si é sempre difícil. Temos dificuldade de enxergarmos nós mesmos”, diz.
Abaixo informações sobre o espetáculo:
Estreia Nacional da Peça TRUPE
Quando: 24 e 25 de março
Hora: sábado ás 12h e 16h| domingo, às 11 horas
Onde: 24/03 – sábado
12h – Praça da Liberdade
16h – Praça da Liberdade
A apresentação terá início na Alameda Central e segue até o coreto.
25/03 – domingo
11h – Parque Municipal
A apresentação terá início na área aberta em frente ao Teatro Francisco Nunes e segue até a Praça do Trenzinho