Cinema Culturaliza Diversão

Mostra Buster Keaton, o Acrobata do Riso

Dando início as comemorações dos seus 40 anos do Cine Humberto Mauro, a Fundação Clóvis Salgado resgata a história de Buster Keaton, renomado cineasta e um dos mais ativos em fins do século XIX, com a Mostra Buster Keaton – O Acrobata do Riso. Serão exibidos 30 filmes, curtas e longas, mudos e falados, desse diretor considerado um rival de Charles Chaplin.

 

Buster Keaton iniciou sua carreira no cinema com curtas-metragens e, posteriormente, longas, em filmes mudos e falados, dirigindo e atuando. Uma de suas principais características era a capacidade de fazer humor por meio das gags (corrida, fuga, queda), utilizando de um personagem impassível, que sempre mantinha as mesmas feições diante dos fatos. Assim, Buster Keaton foi chamado pelos críticos de O grande cara de pedra ou O homem que nunca ri.

 

Bruno Hilário, gerente do Cine Humberto Mauro e um dos curadores da Mostra, aponta que essa é uma oportunidade valiosa para conferir os feitos da carreira de Keaton, e outro diferencial da Mostra é o título, que reforça o desejo em fugir do óbvio quando se tratar de Buster Keaton. “O título ‘Acrobata do riso’ é uma escolha menos óbvia, uma vez que Buster Keaton é sempre associado à figura do palhaço que não ri.”

 

Para o encerramento da Mostra serão exibidos, no Grande Teatro do Palácio das Artes, o curta The Railrodder (1965) e o longa A General (1926), considerados os trabalhos mais importantes da carreira de Keaton. Além disso, o curta The Railrodder terá sua trilha sonora executada ao vivo por músicos convidados e alunos do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. A trilha para a exibição do curta foi composta por André Brant, coordenador da Escola de Música do Cefart.

 

Abaixo informações sobre a Mostra:

 

Mostra Buster Keaton, o Acrobata do Riso

 

Quando: 2 a 29 de março de 2018

Quanto: Entrada gratuita

Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1.537

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.