A Academia Mineira de Letras promove o evento “Ofídias – Uma mirada selvagem na literatura brasileira”. O evento conta com duas palestras e uma oficina ministradas pelo professor e pesquisador Mário Geraldo da Fonseca. As palestras e oficinas integram o programa ‘Casa da Palavra – Plano Anual de Manutenção AML” que integra o Circuito Liberdade, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Além de promover um diálogo entre os livros escritos por autores canônicos e produzidos por índios, o evento expõe um bate-papo sobre os novos sentidos de leitura do cânone que faz parte da literatura brasileira. As palestras que tem como temas: “Da literatura de viagem ao Romantismo” e “Do modernismo à literatura contemporânea”, são baseadas na história da literatura brasileira, tendo como pressuposto a “literatura de viagem”, que serviu de referências para escritores modernos e românticos.
Já a oficina “Produção de livros indígenas e o método da cobra”, expõe os chamados “livros da floresta”, com produção e editoria indígena é direcionado para educadores da cultura indígena; pessoas que trabalham com arte-educação, artistas; estudantes de artes visuais, design, pedagogia e pessoas interessadas na arte indígena.
O palestrante Mário Geraldo da Fonseca, é professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Mestre em Teoria da Literatura, Fale – UFMG, pesquisador da cultura indígena, de modo particular das artes indígenas e Coordena o “PROJETO OFÍDIAS: Artes e Culturas Indígenas, Artes e Culturas Contemporâneas”.
Confira a programação:
Palestra: “Da literatura de viagem ao Romantismo”, dia 29/11, às 19H30
Palestra: “Do modernismo à literatura contemporânea”, dia 30/11, ÀS 19H30
Oficina: “Produção de livros indígenas e o método da cobra”, inscrições gratuitas até o dia 23/11 pelo site da AML
Quando: 01/12, 17h30 às 22h30 | Dia 02/12, das 15h às 20h
Quanto: Entrada Gratuita
Onde: Academia Mineira de Letras, Rua da Bahia, 1466, Lourdes.
Informações: http://academiamineiradeletras.org.br