Culturaliza Dicas Diversão

Espetáculo “Mineiramente” – Mostra Cine Brasil Teatro e Música com o Grupo Ponto de Partida

No próximo dia 14 de outubro Belo Horizonte receberá Treze atores e três músicos, que mostrará ao público a beleza de ser mineiro por meio das poesias de Carlos Drummond de Andrade, textos de Guimarães Rosa e de músicas de Milton Nascimento, Fernando Brant, Tavinho Moura e Ary Barroso, essa é a estrutura do espetáculo “Mineiramente”, musical que chega a Belo Horizonte para única apresentação no Cine Theatro Brasil Vallourec.

 A montagem integra a programação da Mostra Cine Brasil Teatro e Música, e clássicos como “O quindim de Iaiá”, “Roupa Nova”, “Para Lennon e McCartney”, “Louva-a-deus”, “Encontro das Águas”, “Minas da Lua” fazem parte do repertório que será executado ao vivo, com apoio de uma formação com clarineta, piano e bateria. Abraçados pela poesia de Drummond, a fala de Guimarães Rosa, a música de Milton Nascimento, Fernando Brant, Tavinho Moura e a emoção única de ocupar seu próprio lugar, o elenco do musical convida a plateia a cantarem juntos, mineiramente: sou do mundo, sou Minas Gerais. Em uma estrutura cênica simples, a encenação do espetáculo é construída pelo trabalho dos atores e pela música. Em seus tons minerais deixa aflorar o sentimento de pertencimento, de identidade, de construção do onírico e do novo.

O grupo de teatro fundado em Barbacena em 1980 por artistas que decidiram apresentar espetáculos para além da região mineira, o Ponto de Partida, com 20 profissionais, o grupo criou e sistematizou métodos e processos de produção e criação e desenvolveu uma linguagem própria e uma dramaturgia brasileira que resultou em mais de 34 espetáculos, eles já se apresentaram por todo o Brasil e por países da África, Europa e América do Sul. Hoje o Ponto de Partida é responsável pela formação ou trabalho de 323 pessoas que atuam em diversos projetos, como a Bituca, a Universidade de Música Popular, e o Corredor Cultural Ponto de Partida.

E não param por aí, em uma ação complementar do trabalho educacional do Projeto Ser Criança, o coro Meninos de Araçuí exercitam em um processo de formação junto com o Ponto de Partida. O grupo tem aulas de música, percussão, voz, dança e interpretação e trabalham com grandes artistas mineiros. Em parceria com o Ponto de Partida, o coro já montou cinco espetáculos que lotaram plateias internacionais, gravaram seis CDs e dois DVDs e já dividiram palcos com Gilberto Gil e Milton Nascimento. 

Informações sobre o espetáculo:

Espetáculo “Mineiramente” – Mostra Cine Brasil Teatro e Música com o Grupo Ponto de Partida

Quando: 14 de Outubro

Hora: 21h

Onde: Cine Theatro Brasil Vallourec | Grande Theatro Unimed-BH

               Av. Amazonas, 315 – Centro

Quanto: INTEIRA – R$40,00 | MEIA – R$20,00

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.