Culturaliza Dicas Exposições Livros

Lançamento do livro Da Memória para a História e exposição

Em comemoração aos 60 anos da Escola Americana de Belo Horizonte (EABH), que foi uma das primeiras moradoras do bairro e funciona na região desde meados de 1970, o bairro Buritis, inspira livro e ganha uma exposição.

 

Em formato bilíngue (português e inglês), a publicação Da Memória para a História é resultado de um ano de pesquisa, com visitas a acervos da EABH e participação de membros e ex-alunos da escola, entrevista com estudantes antigos, além um rico acervo dos fundadores, detalhes de registros históricos, depoimentos, mapas e fotos antigas e atuais. Tudo foi considerado, como o início da ocupação por João Leite da Silva Ortiz, época do Brasil colônia no século XVIII, passando pela aquisição da Fazenda Tebaidas pelo químico e empresário Aggeo Pio Sobrinho em 1930 até o parcelamento e urbanização, ocorridos a partir do crescimento da sede municipal de Belo Horizonte para a região Oeste, da criação da avenida Raja Gabaglia e do surgimento de novos bairros como Palmeiras, Estoril e o Buritis, local onde foi doado o lote onde se encontra a Escola Americana.

 

Já a exposição será composta por vinte fotografias – algumas presentes no livro – entre elas imagens antigas que remontam a história e a relação do bairro com a instituição, dos fundadores, além de registros atuais.

 

Segundo o responsável pelo projeto, Carlos Frederico Torres, a criação desse livro é um projeto do qual todos devem se orgulhar, pois mais que fatos e curiosidades sobre a EABH, a publicação leva ao leitor uma viagem à história da própria Belo Horizonte. “Da Memória para a História deixou de ser um livro institucional e leva para o conhecimento público um riquíssimo acervo sobre criação, desenvolvimento e história do bairro Buritis e da cidade”.

 

Informações sobre a Exposição e o lançamento do livro:

Lançamento do livro Da Memória para a História e exposição

Quando: 02 de Setembro (Sábado)

 

Exposição:

Quando: 02 a 30 de Setembro

Onde: Parque Aggeo Pio Sobrinho  Avenida Professor Mário Werneck, 2691 – Buritis

Quanto: Entrada Gratuita

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.