Culturaliza Exposições

Babel, de Miguel Gontijo, no Palácio das Artes

Mais de 60 obras, entre pinturas, desenhos, assemblages, objetos e instalações compõem a exposição Babel, de Miguel Gontijo.  Em seu trabalho, o artista privilegia o corpo humano, embora se utilize de outros elementos pictóricos, empregando-os de forma inusitada pela ruptura da lógica comum. As obras são inéditas e estão sendo criadas desde setembro de 2016 para essa exposição. A curadoria é de Augusto Nunes-Filho.

 

Partindo da metáfora da Torre de Babel, que consta na bíblia – Livro Gênesis, Miguel Gontijo analisa o mundo atual, onde diferentes línguas coexistem e a tradução é cada vez mais necessária para que os homens se comuniquem. Entretanto, o artista entende que a mensagem transmitida não é recebida em sua completude, sendo ainda mais dificultada pelo excesso de informação. “Nós não somos seres traduzíveis. Somos interpretados”, afirma o artista lembrando que as intenções originais e pessoais de um indivíduo, jamais serão completamente compreendidas pelo outro.

 

Segundo Miguel Gontijo, Babel é um desdobramento de sua última exposição, na qual discutia a questão do acesso à informação. Dessa vez, é a desinformação que instiga o artista a refletir sobre os desdobramentos do excesso de informação no mundo atual. “As formas de interpretarmos o mundo e a nossa realidade são diferentes para cada pessoa. Não existe verdade única. Essa exposição é uma visão particular desse momento em que estamos vivendo”, diz.

 

Babel – Miguel Gontijo

 

Quando: 19/05/2017 a 20/08/2017

Hora: Ter a Sab 09:00 às 21:00 | Dom 16:00 às 21:00

Onde: Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard – Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte/MG

Quanto: gratuito

Informações: Palácio das Artes – (31) 3236-7400

Deixe o seu comentário

Fabiane Rodrigues
Taurina, mãe de dois gatos e Mestranda em Estudos de Linguagem. Apaixonada por manifestações e produções culturais, questões sociais e o empoderamento da mulher negra. E, claro, stalker profissional, formada pelo ID Discovery!

Comments are closed.