A lagoa artificial da Pampulha, sem dúvidas é o principal cartão postal de Belo Horizonte. O espaço idealizado por Juscelino Kubitschek, o então prefeito da época, e pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer nos anos 40, possui intervenções urbanísticas e construções onde a arquitetura, as artes plásticas e o paisagismo conversavam de forma harmônica, apresentando a proposta de modernidade daquela década.
O Conjunto Arquitetônico da Pampulha conta com os prédios da Igrejinha da Pampulha (Igreja São Francisco), do Museu de Arte, da Casa do Baile e do Iate Tênis Clube.
A obra da Igreja de São Francisco foi concluída em 1945, mas apenas em 1959 a Cúria Metropolitana a consagrou como templo religioso. No seu interior os 14 painéis da Via Sacra foram pintados pelo renomado Candido Portinari, já o jardim é assinado por Burle Marx e as obras de bronze são de Alfredo Ceschiatti.
Projetado para ser um Cassino, que por sua vez movimentou a noite belorizontina até o ano de 1946 quando a prática do jogo foi proibida no Brasil, o atual prédio do Museu de Arte Moderna foi o primeiro projeto de Oscar Niemeyer para o o Conjunto Arquitetônico. O MAP (Museu de Arte da Pampulha) responsável hoje por grandes exposições, conta com um acervo de 1500 obras e oferece ao visitante além das visitas guiadas, oficinas, encontros e conversas com artistas e convidados.
Criada em 1943 e também assinada por Niemeyer, a Casa do Baile está localizada em uma ilha ligada a margem da lagoa por uma pequena ponte de concreto. O lugar que visava o entretenimento, como o próprio nome diz, e contava com um salão com mesas, pista de dança e um pequeno restaurante. Hoje o prédio pertence a prefeitura e abriga o Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e do Design.
O entorno da lagoa também é conhecido por apresentar as principais opções de lazer da cidade como o majestoso Estádio de Futebol Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, o Ginásio do Mineirinho, o Jardim Zoológico e para você que é da noite, não poderia faltar os melhores bares e boates da cidade.
A “Por Onde Andei” te aconselha a fazer uma bela caminhada pela Lagoa da Pampulha, conhecendo os prédios do Conjunto Arquitetônico; assistir uma boa partida de Futebol no famoso Mineirão e conferir a feira que se instala ali em todas as noites de quinta; visitar os bichinhos do Zoo e a cair na noitada em uma das regiões mais Tops de Belo Horizonte. No próximo domingo terá dicas de passeios na região Centro Sul da cidade, responsável pelos mais belos mirantes.