Carnaval 2020

Programação completa do Carnaval de BH 2020 – Quarta (26/02)

ACORDA AMOR

O Bloco Acorda Amor foi fundado em 2017 e teve seu primeiro cortejo em 2018. A bateria é composta por aproximadamente 80 integrantes e conta com os seguintes instrumentos: surdos, caixas, repiques, agogôs, tamborins e xequerês. O Bloco toca exclusivamente o repertório do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda em variados ritmos carnavalescos. O objetivo do bloco é homenagear o compositor, bem como fazer uma releitura de sua obra, sempre tão atual, tendo em vista que ele possui enorme relevância na música popular brasileira. O bloco tem por perspectiva essencialmente o entretenimento e a valorização da cultura brasileira, bem como fazer parte de um movimento cultural forte e relevante, que é o Carnaval de Belo Horizonte atualmente.

Hora: 09:00

Onde: Praça Santuário São Geraldo, 32, São Geraldo

 

BLOCO DA LIMPEZA

O bloco surgiu a partir de um pedido reiterado da Belotur e Prefeitura, para que a SLU montasse um bloco afim de reforçar a participação da população e dos profissionais da limpeza nos festejos do Carnaval. Em 2019 aceitamos o desafio e fizemos o desfile, contando com o apoio de um bloco parceiro que nos ajudou no trajeto e na dispersão e da Banda da Guarda Municipal que nos ajudou a animar na concentração.

Hora: 10:00

Onde: Avenida Afonso Pena, 726, Centro

 

BLOCO AFRO MAGIA NEGRA

O BLOCO MAGIA NEGRA foi fundado em 2013 pelo músico, dançarino, educador e agitador cultural mineiro Camilo Gan, com o objetivo primordial de reunir um coletivo de pessoas comprometidas no combate ao preconceito étnico-racial relacionado ao povo de pele preta. O principal objetivo do bloco é DESFAZER FEITIÇOS RACISTAS,reverenciando, exaltando e divulgando os valores da cultura afro brasileira através da música, dança linguagens e ações educativas AFROBETIZADORAS. Influências musicais: Ritmos afro mineiros, Toques Sagrados do Candomblé, Samba, Afro Beet, Reegae, Blues, Jazz, Death Metal, Funk Soul, Funk Tamborzão e Afro Punk. É composto atualmente de 60 membros divididos entre músicos percussionistas, músicos de instrumentos de sopros e dançarinos.

Hora: 14:00

Onde: Rua Itarare, 595, Concórdia

 

I WANNA LOVE YOU

O Bloco I Wanna Love You nasceu em 2013 para celebrar o Reggae – a cultura de resistência, a crítica social e a alegria desse movimento que começou na Jamaica e influenciou a cultura brasileira e o mundo. Bob Marley, Gilberto Gil, Cidade Negra, músicas autorais de compositores de Belo Horizonte, e outros nomes são cantados a quatro vozes, guitarras, teclado, baixo e uma bateria com cerca de 50 integrantes que tocam alfaias, timbaus, djembê, agbês, caixas, surdos, ganzás e agogôs, resultando numa incrível mistura do Reggae com ritmos do carnaval brasileiro como Maracatu, Samba-reggae, Ijexá, Marchinhas entre outros. A intenção do bloco é trazer alegria, consciência social e diversidade colorindo a quarta-feira de cinzas, com os pós coloridos do Coletivo Pópocô, lançados ao ar durante a apresentação, inspirados no Holi Festival, festival das cores Indiano.

Hora: 15:00

Onde: Rua São Luiz, 371, Sagrada Família

 

BLOCO DA SAUDADE

Bloco fundado em 2015 que tem como ênfase à história do bairro Saudade e de seus moradores,inclusive o vizinho Silencioso:O cemitério da Saudade.Um bloco que nasceu a partir de desdobramentos de diversas atividades culturais cinematográficas(Uma tela na minha rua),e de organização civil com o MPM(Movimento Popular da Mulher),além de feiras e festas juninas,realizadas na rua Arcos.A bateria é aberta e inclusiva,sem integrantes fixos ou número de participantes.Temos músicos de sopro e bateria percussiva,no repertório que passeia por temas fúnebres,transita pelo samba,MPB, axé e música pop.Além dos músicos instrumentistas temos a participação de um grupo de teatro “Teatro Público” que é nossa comissão de frente,por assim dizer.Com personagens já conhecidos pelos moradores e agora pertencentes ao bairro da Saudade:famoso Zenóbio,o Poeta,o Paiaco, dentre outros.O bloco permanece na sua essência e espera que todos venham na 4a feira de cinzas participar.”Só não vem que já morreu”

Hora: 16:00

Onde: Rua Arcos, 770, Saudade

 

BLOCO ARRASTA BLOCO DE FAVELA

O Bloco Arrasta Favela surge pelo enaltecimento da negritude, e de todo o conjunto de heranças africanas, que valoriza a cultura afro no mundo e se afirma nas periferias brasileiras. Nos alicerces do nosso surgimento encontram-se as mulheres negras, fundadoras do comando vital do Bloco. Entendemos que a força das mulheres é o eixo principal para a plena vivência da união e integração da maioria negra. A nossa origem se aprofunda nos traços das familiaridades étnicas vivenciadas nas interseccionalidades do caminho histórico da negritude e das diversas alteridades que se relacionam com as memórias e identidades socioculturais afrodescendentes.

Hora: 18:30

Onde: Rua Central, 85, Vila Antena

Deixe o seu comentário

Fabiane Rodrigues
Taurina, mãe de dois gatos e Mestranda em Estudos de Linguagem. Apaixonada por manifestações e produções culturais, questões sociais e o empoderamento da mulher negra. E, claro, stalker profissional, formada pelo ID Discovery!