Culturaliza Dicas Exposições

Galeria Periscópio Arte Contemporânea abre exposição “República da Cobra”

A Galeria Periscópio Arte Contemporânea, abre a exposição  “República da Cobra”, elaborada a partir de trabalhos inéditos e passados dos artistas Randolpho Lamonier e Thiago Martins de Melo, com curadoria de Germano Dushá. A mostra apresenta pinturas, bordados e instalações até 5 de janeiro de 2019.

 

Os artistas explicam que o título da exposição é uma alusão ao mito da “Cobra Grande” de algumas tribos indígenas que ameaçava a vida dos índios como um perigo constante. A exposição é um questionamento para cada pessoa: o que seria essa tal cobra grande dentro do contexto de república em que vivemos?

 

Randolpho Lamonier desenvolveu sua pesquisa visual entre a periferia industrial de sua cidade natal, Contagem, e os grandes centros urbanos. Ele conta que esses cenários refletem a urgência na construção de identidades individuais e coletivas. Nos cruzamentos entre a vida íntima e os assuntos de ordem pública, se define uma articulação entre micro e macro política, um estado constante de reflexão e insurgência que se faz presente no menor dos gestos uma postura crítica sobre o estado de normalidade.

 

As pinturas do maranhense Thiago Martins de Melo exibem um barroco próprio, anacrônico e anárquico com cores vibrantes, cenários e situações ocupadas pelo que há de mais nefasto debaixo do céu e também por uma energia ancestral que se faz sentir em toda luta de quem resiste. Ele afirma que no lugar das esferas de protagonismo e da distribuição clássica de papéis, muitas vozes, antes condenadas às margens, revelam suas potências. Nessas conjunturas complexas, há arte e guerra, cálculo e misticismo, presságio e documentação.

 

Programe-se!

Quando: 21 de novembro até 5 de janeiro 2019.

Hora: Segunda a sexta, 10h às 18h30/ Sábado, 10h às 14h.

Onde: Galeria Periscópio. Avenida Álvares Cabral, 534, Lourdes.

Deixe o seu comentário