Destaque Música

Fred Catarino e sua viagem ao mundo musical underground de BH

O que se passa no underground musical de BH? Pois é, entre os anos de 2000 e 2005, o mundo musical passou por uma transição bem interessante. O acesso à música passava a ser mais prático, copiar um CD tornava-se uma prática comum e tudo começava a se espalhar de forma rápida…

 

Devido à essa transição, o bibliotecônomo Fred Catarino, que já integrou as bandas Sem Comprovante de Renda, Mata Borrão, A Casa e El Dia De Los Muertos, produziu um e-book que contém todas as suas memórias sobre esse momento. O nome do material é “Mim Nas Gerais – Underground BH 2000 – 2005”, e está disponibilizado em e-book e na versão impressa, no formato zine, que de acordo com Catarino é uma forma de também carregar a essência do tema em que a obra orbita, já que “era um formato de publicação impressa independente da época, que acabou perdendo espaço quando surgiram os blogs.”

 

“Esse foi um período muito peculiar da história. Estavam acontecendo grandes mudanças, o digital ganhava força, os instrumentos musicais começaram a ficar mais baratos”

 

O músico afirma também que em seu tempo nas bandas, participou de vários eventos e, por isso, dividiu o material em duas partes. Na primeira, ele aborda as mudanças na forma de produção e de consumo do underground, já na segunda, Fred conta sobre sua vivência.

 

Uma das relíquias salvas por Frederico.

 

“Acho que existem três peculiaridades principais da época. Uma delas, foi o Movimento dos Sem Palco (MSP), que reuniu artistas alternativos de BH com iniciativas para conseguirem espaço para lançarem seus trabalhos. A questão das rádios alternativas e piratas também foi bem legal. Elas tinham um alcance muito grande e um conteúdo muito alternativo e o começo dos selos alternativos. Além disso, foi um período de grandes transformações como a popularização do YouTube, MySpace, entre outras”

 

Confira o e-book clicando aqui. 

 

 

Teaser:

 

 

Fonte para a matéria: https://www.hojeemdia.com.br/almanaque/fred-catarino-que-integrou-bandas-de-bh-lan%C3%A7a-livro-sobre-cena-dos-anos-00-1.585554?fbclid=IwAR2WjvxyGxJ0seSArP4i5Z6tD-6P_NelAlvkOs8hnU2c8C19kp8yDSVa6q8

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.