Rua Dom Cabral
765 - Ipiranga
O Projeto Itinerante do Museu dos Brinquedos 2019 já faz parte da programação cultural de Belo Horizonte. Com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e a educação, a iniciativa apresenta exposição, oficinas de construção de brinquedos, espaço de brincadeiras, atrações culturais e curso de formação. O projeto pode ser visitado até o dia 4 de maio, na Usina de Cultura de Belo Horizonte. O funcionamento é de segunda à sexta, de 9h às 17h, e sábado, de 8h às 12h. A entrada é gratuita e os educadores do Museu dos Brinquedos estarão presentes para conduzir as visitas.
Haverá Oficinas de Construção de Brinquedos tradicionais usando materiais reciclados e simples; um Espaço de Brincadeiras, resgatando brincadeiras antigas, interação e imaginação. Além disso, será oferecido o Curso de Formação Gratuito para educadores, ativistas da infância, pais, mães e demais interessados.
As visitas em grupo devem ser obrigatoriamente agendadas.
Programação atrações culturais – sábados – sempre às 11h
06/04: Espetáculo Sufoco
Sufoco esforça-se para colocar em cena todas as atrações de um grande circo. Mas ele conta apenas com um palhaço no elenco: ele mesmo! Em meio a confusões e tropeços, Sufoco revela-se um multi-artista: é mágico, malabarista, acrobata, músico e equilibrista. Um espetáculo cheio de virtuosismo técnico, comicidade e emoção.
13/04: Espetáculo Cantarolar, com Grupo Cantarolê
O Cantarolê convida a “Cantarolar”, onde músicas histórias e brincadeiras se misturam, envolvendo a todos os presentes.
José Alves, músico e Isabel Cristina, narradora, prepararam músicas autorais que contam histórias, além de várias outras, entre elas, as de domínio popular e narração de histórias, incluindo brincadeiras cantadas, para junto com o público presente, passarem momentos de leveza e alegria.
20/04 (feriado de Páscoa): Centro cultural fechado
27/04: Espetáculo Canções e Fofuras com Ana Cristina
Ana Cristina encanta crianças e adultos com a apresentação de Canções e Fofuras. No repertório, canções que contam histórias e parlendas populares que acendem as memórias. Tem ainda pérolas do cancioneiro nacional, como “Estrela-do-Mar (um pequenino grão de areia), de Marino Pinto e Paulo Soledad, de 1951, entre outras.
Programação Cursos de Formação
Oficina 1: 10 de abril, das 15h às 18h – quarta-feira
Vivências lúdicas: o despertar do ser brincante
Palestrante: Rodrigo Libanio Christo, educador, brincante e artista
Oficina 2: 11 de abril, das 15h às 18h – quinta-feira
Tempo da infância: o brincar como linguagem principal da criança
Palestrante: Fernanda Clímaco, pedagoga
Oficina 3: 15 de abril, das 15h às 18h – segunda-feira
Todas as infâncias: o pensar e o agir pela diversidade e por uma sociedade inclusiva
Palestrante: Mariana Rosa, escritora e ativista da inclusão
Oficina 4: 16 de abril, das 15h às 18h – terça-feira
A criança e a cidade
Palestrante: Desirée Ruas, jornalista e ativista da infância