Rua dos Tupis
164 - Centro
No dia 05 de junho (quarta-feira), às 19 h, na Igreja São José acontecerá a Missa de Ação de Graças pelo primeiro mês de falecimento da Dona Conceição Querina, mãe do Maestro Lindomar Gomes, e o Pré–lançamento do FIC Povos Negros 2019.
Terá a Homenagem Póstuma, das 20 h às 21 h, que contará com às seguintes participações: Camerata Lux, o Coral Alegria de Cantar, o Coral Ensaio Aberto, Luiza Gabrielle e Gabriel Gama, o Coral OAP UFMG, o Maestro Edson d’Oliveira, Índios Pataxós HãHãHãe e a Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes. Além das participações haverá também convidados como: Celso Moretti, Chico Lobo, Grupo Eleonora, Mamour Ba&African Vozes e Sérgio Pererê.
Quem é o Maetro Lindomar Gomes? Formado em Canto, Canto Gregoriano e Regência de Coral pela Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). Técnico em Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, além de ser formado também em Arte educação pela UEMG e Planejamento e Gestão Cultural pela PUC Minas.
É Maestro do Coral Ensaio Aberto em que desenvolve um projeto de resgate do Canto Coral voltado para composições brasileiras. Coordenou vários festivais como o “Festival de Inverno de Itabira e Festival de Verão de Pedro Leopoldo. Atuou em atividades de corais na Argentina, Cuba, Itália e Venezuela. É Idealizador e coordenador do FIC Festival Internacional de Corais & Bandas.
Recebeu do governo de Minas Gerais a Medalha Tiradentes pelos relevantes serviços em prol da Cultura Mineira.
O FIC – Festival Internacional de Corais Bandas, Congados 2019 homenageará os Povos Negros, nossos Irmãos que são um dos grandes pilares da cultura brasileira, todos nós herdamos direta e indiretamente a rica cultura negra. Os eventos acontecerão do dia 13 de setembro ao dia 05 de outubro em aproximadamente 20 cidades mineiras e 80 lugares como: aldeias indígenas, centros culturais, asilos, igrejas, hospitais, parques, praças, quilombos e teatros.