Dezembro musical no Memorial Vale

O Memorial Vale de dezembro traz uma programação cheia do suingue do melhor da música popular brasileira. Nesta sexta-feira (20), é a vez da Orquestra DoContra – um quinteto de contrabaixos. O quinteto é formado por Neto Bellotto, Walace Mariano, Pablo Guinez, Rebeca Tavares e Valdir Claudino, contrabaixistas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que se reuniram por serem apaixonados e engajados em suas profissões. O grupo de jovens musicistas procura difundir o som do contrabaixo e, em seus concertos, explora todas as possibilidades de repertórios possíveis para o instrumento, proporcionando ao público uma nova maneira de se ouvir a música popular brasileira. O repertório conta com composições de Flavio Venturini, Milton Nascimento, e Tom Jobim, entre outros. Sujeita lotação. A retirada de senhas deve ser feita uma hora antes do evento.

Artes visuais

A Exposição “Situações”, de Sara Não Tem Nome segue até o dia 21 de fevereiro. Sara é cantora, compositora e artista e apresenta, em sua primeira exposição individual, obras representativas de seu universo criativo múltiplo, em que diversas linguagens como música, fotografia, videoclipe, poesia, fotoperformance, vídeo e livro de artista se colocam em contágio.

Exposição “Vozes Atlânticas”

Até o dia 2 de fevereiro a pesquisadora Thaís Tanure, dentro do projeto Diálogos Com Novos Pesquisadores do Memorial Vale apresentará a exposição “Vozes Atlânticas”. Nessa mostra ela revela o que descobriu em sua pesquisa acadêmica sobre a ação da inquisição portuguesa no Brasil no século XVIII, dando pena de degredo para cidadãos que praticavam atos considerados heresia ou feitiçaria. O destaque da pesquisa é dado para dois africanos escravizados e trazidos para o Brasil – Luzia Pinta e José Francisco – que, por preservarem práticas de sua cultura – benzeções, curas com ervas, entre outras tradições – foram degredados para regiões distantes do Brasil e de sua pátria original. A exposição mostra fotografias e objetos da época, contando os passos desses dois personagens nos lugares onde eles viveram e resistiram a toda a opressão portuguesa.

Mostra “Urbanus”

No espaço do Café do Memorial, vale conferir (até o dia 6 de fevereiro de 2020) as belas fotografias da mostra “Urbanus”, de Gustavo Dragunskis e Natália Lima. Eles apresentam inusitados registros de diferentes cidades ao redor do mundo.

Deixe o seu comentário

SIGA O CANAL DO CULTURALIZA NO WHATSAPP

O Culturaliza BH está agora no WhatsApp.

O guia completo de Belo Horizonte com agenda de shows, eventos, exposições, teatro, gastronomia e notícias sobre a cidade.

Deixe um comentário