Praça Rui Barbosa
104 – Centro
O Cine 104, localizado na Praça Rui Barbosa, será reinaugurado nesta quarta-feira (07/08) dando inicio a programação de filmes nacionais com exibições semanais, que acontecerão todas às quartas e quintas-feiras, a programação tem a curadoria de Mônica Cerqueira. O primeiro filme a ser exibido, dia 07 de agosto, às 19h30, será o “My Name is Now – Elza Soares”, da cineasta mineira Elizabete Martins. Após o documentário haverá um Bate-papo com a diretora para discutir sobre o filme e os desafios atuais do audiovisual no cenário brasileiro.
Os ingressos estão no valor de R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria do Cine 104, a partir das 18h30. Já nos dias de programação dupla (08, 14 e 15 de agosto), o público poderá pagar um ingresso e assistir aos dois filmes, mas se preferir assistir somente o segundo filme, basta chegar no horário da sessão.
A programação de filmes nacionais tem por objetivo, destacar a produção brasileira atual, apresentando filmes produzidos por cineastas e coletivos locais. Já a reinauguração do Cine 104 vem do desejo de firmar o espaço como um agente de valorização da cultura e manifestações artísticas de BH, sendo assim, além da exibição de filmes, o Cine 104 receberá bate-papos e rodas de conversas com profissionais.
Confira a programação completa:
O documentário “My Name is now – Elza Soares” de Elizabete Martins /2018 (1h11 min) / Classificação: não recomendado para menores de 12 anos
Dias: 08, 14 e 15 de agosto, sempre às 19h30
Sinopse: Filme sobre a cantora, compositora e atriz, Elza Soares, um ícone da cultura brasileira. Um documentário poético onde Elza fala de seu passado, suas dores e seu sucesso.
(Concorre ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019, na categoria documentário).
O filme “Ex-Pajé” de Luiz Bolognesi, / 2018 (1h21 min.) / Classificação: Livre
Dias: 08, 14 e 15 de agosto, sempre às 20h45
Sinopse: O filme acompanha a trajetória de Perpera, um ex-pajé, que busca, com obstinada persistência, restaurar a antiga essência de sua aldeia. No letreiro inicial do documentário as palavras do antropólogo Pierre Clastres expressam a terrível condição dessa e de outras tribos indígenas do país: “enquanto o genocídio assassina os povos em seu corpo, o etnocídio os mata em seu espírito”.
(Recebeu uma menção honrosa no Festival de Berlim – 2018, foi premiado no 23º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários e concorre ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019, na categoria documentário).
O filme “Longa jornada noite adentro” de Bi Gan / 2018 (2h18 min.) / Classificação: não recomendado para menores de 12 (doze) anos
Dias 21, 22, 28 e 29 de agosto, às 19h30
Sinopse: Com a morte do pai, Luo Hongwu volta a Kaili, sua cidade natal, de onde havia saído há muitos anos. Acompanhamos Luo andando pela cidade a procura de uma mulher que conheceu e que jamais se esqueceu. Ela disse que se chamava Wan Quiwen. Num mosaico de belas e enigmáticas cenas, muita chuva e neon, misturam-se passado e presente, realidade e imaginação, num fluxo semelhante ao ambiente da mente. O diretor Bi Gan nos transporta para a jornada de Lou e nos coloca questões como a transitoriedade, o amor e a perda.
(Foi selecionado para a mostra Un Certain Regard , no Festival de Cannes/ 2018 e premiado em festivais na China e na Europa).
A reinauguração do Cine 104 é uma realização viabilizada pelo Ministério da Cidadania e Lei de Incentivo à Cultura.