Praça da Liberdade
640
esquina com Gonçalves Dias
O Memorial Vale promove neste sábado (27/07), às 15h, a retomada do projeto Diversidade Periférica com entrada gratuita e sujeita a lotação. O encontro do dia 27/07 será entre o grupo de percussão Arautos do Gueto e a Companhia de dança Evandro Passos (Cia Bataka). Logo após o encontro, às 16h terá um bate-papo entre os diretores das companhias, sendo: Evandro Passos da Cia Bataka e José Inácio da Arautos do Gueto. A edição deste ano do projeto Diversidade Periférica tem a curadoria da ativista social Patrícia Alencar, que também é co-fundadora da Frente Favela Brasil e uma das diretoras da Central Única de Favelas (Cufa).
O projeto Diversidade Periférica é uma parceria entre artistas, produtores e grupos culturais das periferias de BH, foi criado em 2017 e tem por objetivo levar ao público às iniciativas, manifestações e práticas artísticas – culturais feitas nas comunidades. Além de estimular o acesso e a aproximação das próprias comunidades com à programação e as atividades do Memorial Vale.
O Grupo Cultural Arautos do Gueto, localizo no Morro das Pedras, foi criado no ano de 1996 pelo músico e arte educador José Inácio, com o objetivo de desenvolver atividades artísticas e culturais que estimulassem o protagonismo de adolescentes e jovens. Já a Companhia Evandro Passos (Bataka) promove através das danças afro-brasileiras e africanas, o encontro de jovens de diferentes comunidades periféricas do estado.