Rua da Bahia
1.466
Lourdes – Belo Horizonte/MG
Em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural – Cozinha e Cultura Alimentar, a Academia Mineira de Letras preparou uma programação especial, que inclui palestra da professora Lyslei Nascimento A literatura e o gozo impuro da comida segundo Maria José de Queiroz, às 19h30, e uma visita às dependências do palacete onde a culinária e a convivência em torno da comida se faziam presentes.
Lyslei Nascimento relata que o livro publicado pela escritora Maria José de Queiroz revela, a partir dos sentidos, a cozinha delirante da literatura aos olhares ávidos do leitor. Nesse ensaio, verdadeira enciclopédia da mesa, a comida e suas relações com a escrita, a pintura, a escultura e a arte em geral são escrutinados pela ensaísta. Serão abordados desde a frugalidade e a glutonaria na Antiguidade Clássica de Homero, passando pelo requinte da mesa portuguesa de Eça de Queiroz e a transgressão na mesa do século XIX de Machado de Assis e Aluízio Azevedo, até a modernidade brasileira e a ironia da presença da comida em obras de Mario de Andrade, José Lins do Rego e Pedro Nava.
Sobre a visita ao palacete de Borges da Costa, onde atualmente está instalada a Academia Mineira de Letras, o visitante tem como intuito mergulhar no ambiente requintado e povoado de memória, usufruindo da beleza do mobiliário de época, tapeçarias e peças decorativas.