
Parte da vigorosa e extensa produção do belorizontino Pedro Moraleida, interrompida precocemente com sua morte aos 22 anos, em 1999, está exposta na Galeria Manoel Macedo Arte. Com curadoria assinada por Marcos Hill e Manoel Macedo, “A barbárie também tem poesia” promete impactar os visitantes.
Dentre as obras escolhidas, figuram algumas séries de pinturas de médio e grande formato e uma considerável quantidade de desenhos ainda inéditos. Nenhuma estará à venda. O inestimável acervo deixado pelo jovem Moraleida
pertence a seus pais que, nos últimos anos, têm empreendido um formidável trabalho de divulgação desta coleção no Brasil e no mundo.

Fotógrafo, pintor, escultor, cineasta… são vários os atributos de Man Ray, um dos maiores artistas visuais do início do século XX e expoente do movimento surrealista. E é parte de sua história criativa – um recorte significativo de seu trabalho – que os belorizontinos poderão conhecer a partir de dezembro na exposição “Man Ray em Paris” nas galerias do CCBB – BH.
Quase 130 anos após seu nascimento o público brasileiro poderá conferir 255 obras do artista ainda inéditas no país, entre objetos, vídeos, fotografias e serigrafias de tamanhos variados – de 40×30 a 130×90 cm – desenvolvidas durante os anos que viveu em Paris, entre 1921 e 1940, seu período de maior efervescência criativa. Após passagem pelo CCBB de São Paulo, a mostra desembarca em Belo Horizonte em 11 de dezembro, e permanecerá em cartaz até 17 de fevereiro de 2020.
Com curadoria de Emmanuelle de l’Ecotais, especialista no trabalho do artista e responsável por seu Catálogo Raisoneé, a mostra que poderá ser vista no CCBB BH será dividida em duas categorias. A primeira trata da fotografia como um instrumento de reprodução da realidade, focando-se em seus famosos retratos – seu ateliê era uma referência entre a vanguarda intelectual que circulava pela Paris da década de 1920 – nos ensaios para a grife de Paul Poiret e em fotos para reportagens. Já na segunda, outro lado se revela: o da manipulação da fotografia em laboratório com o intuito de criar superposições, solarizações e “rayografias”, um termo criado por Man Ray (do inglês “rayographs”), em alusão a si mesmo. Assim, portanto, ele inventa a fotografia surrealista.
Os visitantes ainda poderão acompanhar, a partir de reprodução de imagens a vida parisiense de Man Ray acompanhado pelos artistas que lhe foram contemporâneos e por sua musa, Kiki de Montparnasse. Além de uma programação de filmes assinados por ele, intervenções como um laboratório fotográfico, com elucidações sobre as técnicas utilizadas em sua obra, marcam a interatividade com o visitante. A produção executiva é da Artepadilla.
Está em cartaz na Casa Fiat de Cultura, desde o dia 26 de novembro, a exposição “Percorsi Italiani – 120 anos de história na Casa Fiat de Cultura”. O público pode visitar a exposição até o dia 01 de março de 2020, de terça a sexta das 10h às 21h, e nos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h, a entrada é gratuita.
A exposição destaca a trajetória dos imigrantes italianos e sua influência na vida cotidiana de brasileiros e argentinos. “Percorsi Italiani – 120 anos de história na Casa Fiat de Cultura”, tem curadoria da jornalista e historiadora Cinthia Reis. Fazem parte da mostra mais de 100 imagens e fotografias históricas pertencentes ao acervo do Museu da Imigração (Arquivo Público de São Paulo), Museu Histórico Abílio Barreto, Arquivo Público Mineiro, Centro Storico FIAT e da FCA Group Argentina. Além da trajetória dos imigrantes, a mostra aborda também os meios de transportes utilizados por eles. As imagens escolhidas demonstram importantes marcos históricos, costumes, objetos, instituições, eventos, estéticas e estilos, das mais diversas épocas.
Os visitantes podem conferir os destaques da exposição, como: a bola do Palestra Italia (Cruzeiro) – time fundado por imigrantes italianos, datada de 1921; o livro de registro de entrada de imigrantes em Belo Horizonte; as reproduções de pôsteres publicitários da Fiat, produzidos por renomados artistas; um desenho original de Raffaello Berti – que fez mais de 500 projetos arquitetônicos em BH –; um passaporte italiano original, datado de 1909; um dos últimos quadros pintados por Amadeo Luciano Lorenzato (em 1990); um exemplar histórico do Fiat 147, lançado em 1979; uma foto de Minas Horizontina, primeira menina nascida na capital mineira, e descendente de italianos.
Durante o período da exposição (de 26/11 a 01/03/2020), o publico pode participar também de ações diversificadas do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, algumas sob agendamento e outras sujeitas a lotação. Visitas mediadas, que exploram a história da imigração e os contextos sociais da Itália, da Argentina e do Brasil, nesses 120 anos, serão feitas para grupos espontâneos ou por agendamento, através do telefone (31)3289-8910. Já para participar da atividade “Árvore da Italianidade”, que tem por objetivo a construção coletiva de uma árvore genealógica da italianidade em Minas Gerais, é necessário o agendamento prévio.
Confira abaixo outras ações do Programa Educativo da Casa Fiat:
Encontros com Patrimônio
12 de dezembro de 2019 – 10h às 13h
20 vagas – inscrições pela Sympla
Ateliê Aberto: Pop-Up de Natal
11 a 22 de dezembro de 2019 – de quarta a domingo
Entradas às 10h30, às 14h e às 16h
Participação livre, sujeita a lotação do espaço
Passeio Cultural
12 de janeiro de 2020 – 10h às 13h
20 vagas – inscrições pela Sympla
Ateliê de Férias: A Velha Befana
15 a 26 de janeiro de 2020 – de quarta a domingo
Entradas às 10h30, às 14h e às 16h
Participação livre, sujeita a lotação do espaço
Ateliê Aberto: Carnaval de Veneza em BH
1º a 21 de fevereiro de 2020 – de quarta a domingo
Entradas às 10h30, às 14h e às 16h
Participação livre, sujeita a lotação do espaço

A Galeria do Centro Cultural Minas Tênis Clube, recebe até o dia 2 de fevereiro de 2020, a exposição “Raymundo Colares: de volta à estrada”, ao todo são 30 obras compostas por guaches, gibis, gravuras e pinturas que contam a história do artista. Nascido na cidade de Grão-Mogol no ano de 1944, Raimundo iniciou sua carreira no mundo da arte em nos anos 60, quando a pop art norte-americana surgiu no Brasil.
Colares se inspirou em artistas como: Duchamp (1887 – 1968), Mondrian (1872 – 1944) e Delaunay (1885 – 1941), seu trabalho deixou um legado valioso para arte no Brasil. A exposição tem por finalidade contemplar Raymundo, pois a mostra é composta por trabalhos de outros artista em tributo. “Mesmo com tão pouco tempo de trabalho com a arte, cerca de duas décadas, Raymundo Colares deixou uma assinatura na história da cultura nacional… Para o Centro Cultural Minas Tênis Clube é uma honra mostrar para o público as obras do artista”, diz o diretor de cultura do Minas, André Rubião.

A partir desta quarta-feira, 27 de novembro, a instalação Museum of Me – Um mergulho em sua alma digital chega ao CCBB BH, a atração que conduz o visitante a uma viagem imersiva por sua vida digital permanece em cartaz até 29/12 com entrada gratuita.
Desenvolvida pela CACTUS e produzida pela Dell’Arte, a experiência que passou por São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Curitiba é baseada em fotos e mensagens publicadas pelos próprios usuários nas redes sociais e projetadas em dezenas de displays de LCD. Espelhos em todas as paredes, piso e teto da sala, resultam em uma sensação de universo infinito composto pelo conteúdo do próprio usuário.
Os padrões e as imagens se combinam pouco a pouco, resultando em uma colagem caleidoscópica abstrata com hashtags e legendas correspondentes aos momentos compartilhados. Ao longo de um minuto e meio o usuário experimenta um mergulho nos seus principais momentos: o nascimento de um filho, o casamento, uma viagem inesquecível. Quando as projeções estão chegando ao fim, as telas se apagam ao som de uma respiração rápida e ansiosa. Nessa hora o visitante fica com a sensação de ter vivido algo único, inusitado, como um sonho.
Abaixo passo a passo de como participar da exposição:
Para visitar o Museum of Me será preciso informar uma conta no Instagram, rede social utilizada como base para a execução do sistema, e seguir o perfil do CCBB Belo Horizonte no Instragram (@ccbbbh). O espaço permite a entrada de até três pessoas por vez, porém cada experiência será apresentada individualmente. É possível fazer fotos e compartilhar a experiência durante a jornada que dura pouco mais de um minuto. A entrada é por ordem de chegada.
O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, localizado no Circuito da Praça da Liberdade, recebe de terça a domingo, até o dia 15 de março de 2020, a exposição “CoMciência” com entrada gratuita.
CoMciência é uma exposição que apresenta os trabalhos dos artistas ganhadores do primeiro “Edital CoMciência – Ocupação em Artes, Ciência e Tecnologia”, que foi lançado em junho deste ano. São ao todo seis trabalhos inéditos selecionados entre 252 propostas inscritas, originarias de 26 países diferentes. A curadoria é assinada pelos artistas e gestores Alexandre Milagres e Tadeus Mucelli.
A exposição conta com as seguintes obras: AcrossTime, de Paul Rosero Contera (Quito/Equador), Campos Elísios, de Henrique Roscoe (Belo Horizonte, Brasil), Código das Minúcias, de Jack Holmer (Curitiba, Brasil); Culturas Degenerativas, de Cesar & Lois (São Paulo, Brasil / San Marcos, USA), Futura Pele, de Thatiane Mendes (Belo Horizonte, Brasil) e Ilha Sonora, de Camila Proto (Porto Alegre, Brasil).

Parte da vigorosa e extensa produção do belorizontino Pedro Moraleida, interrompida precocemente com sua morte aos 22 anos, em 1999, está exposta na Galeria Manoel Macedo Arte. Com curadoria assinada por Marcos Hill e Manoel Macedo, “A barbárie também tem poesia” promete impactar os visitantes.
Dentre as obras escolhidas, figuram algumas séries de pinturas de médio e grande formato e uma considerável quantidade de desenhos ainda inéditos. Nenhuma estará à venda. O inestimável acervo deixado pelo jovem Moraleida
pertence a seus pais que, nos últimos anos, têm empreendido um formidável trabalho de divulgação desta coleção no Brasil e no mundo.

Fotógrafo, pintor, escultor, cineasta… são vários os atributos de Man Ray, um dos maiores artistas visuais do início do século XX e expoente do movimento surrealista. E é parte de sua história criativa – um recorte significativo de seu trabalho – que os belorizontinos poderão conhecer a partir de dezembro na exposição “Man Ray em Paris” nas galerias do CCBB – BH.
Quase 130 anos após seu nascimento o público brasileiro poderá conferir 255 obras do artista ainda inéditas no país, entre objetos, vídeos, fotografias e serigrafias de tamanhos variados – de 40×30 a 130×90 cm – desenvolvidas durante os anos que viveu em Paris, entre 1921 e 1940, seu período de maior efervescência criativa. Após passagem pelo CCBB de São Paulo, a mostra desembarca em Belo Horizonte em 11 de dezembro, e permanecerá em cartaz até 17 de fevereiro de 2020.
Com curadoria de Emmanuelle de l’Ecotais, especialista no trabalho do artista e responsável por seu Catálogo Raisoneé, a mostra que poderá ser vista no CCBB BH será dividida em duas categorias. A primeira trata da fotografia como um instrumento de reprodução da realidade, focando-se em seus famosos retratos – seu ateliê era uma referência entre a vanguarda intelectual que circulava pela Paris da década de 1920 – nos ensaios para a grife de Paul Poiret e em fotos para reportagens. Já na segunda, outro lado se revela: o da manipulação da fotografia em laboratório com o intuito de criar superposições, solarizações e “rayografias”, um termo criado por Man Ray (do inglês “rayographs”), em alusão a si mesmo. Assim, portanto, ele inventa a fotografia surrealista.
Os visitantes ainda poderão acompanhar, a partir de reprodução de imagens a vida parisiense de Man Ray acompanhado pelos artistas que lhe foram contemporâneos e por sua musa, Kiki de Montparnasse. Além de uma programação de filmes assinados por ele, intervenções como um laboratório fotográfico, com elucidações sobre as técnicas utilizadas em sua obra, marcam a interatividade com o visitante. A produção executiva é da Artepadilla.
Está em cartaz na Casa Fiat de Cultura, desde o dia 26 de novembro, a exposição “Percorsi Italiani – 120 anos de história na Casa Fiat de Cultura”. O público pode visitar a exposição até o dia 01 de março de 2020, de terça a sexta das 10h às 21h, e nos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h, a entrada é gratuita.
A exposição destaca a trajetória dos imigrantes italianos e sua influência na vida cotidiana de brasileiros e argentinos. “Percorsi Italiani – 120 anos de história na Casa Fiat de Cultura”, tem curadoria da jornalista e historiadora Cinthia Reis. Fazem parte da mostra mais de 100 imagens e fotografias históricas pertencentes ao acervo do Museu da Imigração (Arquivo Público de São Paulo), Museu Histórico Abílio Barreto, Arquivo Público Mineiro, Centro Storico FIAT e da FCA Group Argentina. Além da trajetória dos imigrantes, a mostra aborda também os meios de transportes utilizados por eles. As imagens escolhidas demonstram importantes marcos históricos, costumes, objetos, instituições, eventos, estéticas e estilos, das mais diversas épocas.
Os visitantes podem conferir os destaques da exposição, como: a bola do Palestra Italia (Cruzeiro) – time fundado por imigrantes italianos, datada de 1921; o livro de registro de entrada de imigrantes em Belo Horizonte; as reproduções de pôsteres publicitários da Fiat, produzidos por renomados artistas; um desenho original de Raffaello Berti – que fez mais de 500 projetos arquitetônicos em BH –; um passaporte italiano original, datado de 1909; um dos últimos quadros pintados por Amadeo Luciano Lorenzato (em 1990); um exemplar histórico do Fiat 147, lançado em 1979; uma foto de Minas Horizontina, primeira menina nascida na capital mineira, e descendente de italianos.
Durante o período da exposição (de 26/11 a 01/03/2020), o publico pode participar também de ações diversificadas do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, algumas sob agendamento e outras sujeitas a lotação. Visitas mediadas, que exploram a história da imigração e os contextos sociais da Itália, da Argentina e do Brasil, nesses 120 anos, serão feitas para grupos espontâneos ou por agendamento, através do telefone (31)3289-8910. Já para participar da atividade “Árvore da Italianidade”, que tem por objetivo a construção coletiva de uma árvore genealógica da italianidade em Minas Gerais, é necessário o agendamento prévio.
Confira abaixo outras ações do Programa Educativo da Casa Fiat:
Encontros com Patrimônio
12 de dezembro de 2019 – 10h às 13h
20 vagas – inscrições pela Sympla
Ateliê Aberto: Pop-Up de Natal
11 a 22 de dezembro de 2019 – de quarta a domingo
Entradas às 10h30, às 14h e às 16h
Participação livre, sujeita a lotação do espaço
Passeio Cultural
12 de janeiro de 2020 – 10h às 13h
20 vagas – inscrições pela Sympla
Ateliê de Férias: A Velha Befana
15 a 26 de janeiro de 2020 – de quarta a domingo
Entradas às 10h30, às 14h e às 16h
Participação livre, sujeita a lotação do espaço
Ateliê Aberto: Carnaval de Veneza em BH
1º a 21 de fevereiro de 2020 – de quarta a domingo
Entradas às 10h30, às 14h e às 16h
Participação livre, sujeita a lotação do espaço

A Galeria do Centro Cultural Minas Tênis Clube, recebe até o dia 2 de fevereiro de 2020, a exposição “Raymundo Colares: de volta à estrada”, ao todo são 30 obras compostas por guaches, gibis, gravuras e pinturas que contam a história do artista. Nascido na cidade de Grão-Mogol no ano de 1944, Raimundo iniciou sua carreira no mundo da arte em nos anos 60, quando a pop art norte-americana surgiu no Brasil.
Colares se inspirou em artistas como: Duchamp (1887 – 1968), Mondrian (1872 – 1944) e Delaunay (1885 – 1941), seu trabalho deixou um legado valioso para arte no Brasil. A exposição tem por finalidade contemplar Raymundo, pois a mostra é composta por trabalhos de outros artista em tributo. “Mesmo com tão pouco tempo de trabalho com a arte, cerca de duas décadas, Raymundo Colares deixou uma assinatura na história da cultura nacional… Para o Centro Cultural Minas Tênis Clube é uma honra mostrar para o público as obras do artista”, diz o diretor de cultura do Minas, André Rubião.