O Sempre Um Papo TCE Cultural recebe, no dia 31 de julho, às 19h, a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha para o lançamento dos livros “Pela mão do povo: Voto e democracia no Brasil” (Bazar do Tempo) e “Princípio Constitucional da Solidariedade” (Fórum), com mediação do criador do projeto, Afonso Borges. A conversa acontece no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), em Belo Horizonte. As duas obras que serão lançadas no encontro convergem para questões centrais de atuação da ministra, isto é, a construção democrática brasileira, a força da soberania popular e o papel da Constituição na consolidação de uma sociedade mais justa e solidária.
O Sempre um Papo tem o patrocínio da Copasa e do Itaú, via Lei Rouanet, e é realizado em conjunto com o TCEMG e o TCE Cultural. A entrada é gratuita, por ordem de chegada, condicionada à ocupação do espaço. Próximos convidados: Bruna Lombardi, Rita Von Hunty e Cristovão Tezza.
Em “Pela mão do povo: Voto e democracia no Brasil”, Cármen Lúcia revisita a história da democracia brasileira a partir da construção do direito ao voto, dos períodos de autoritarismo e dos processos de redemocratização que marcaram a vida política do país. A obra instiga uma reflexão sobre cidadania, participação popular e instituições democráticas, retomando momentos decisivos da formação republicana brasileira e suas reverberações no presente.
Já em “Princípio Constitucional da Solidariedade”, a ministra examina um dos fundamentos principais da ordem constitucional brasileira, discutindo a solidariedade não apenas como valor ético, mas como princípio jurídico indispensável à consolidação da democracia. A partir da Constituição de 1988 e de sua recepção na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o livro dialoga sobre dignidade humana, justiça social e responsabilidade coletiva como elementos decisivos para a construção de uma sociedade menos desigual.

Professora titular de Direito Constitucional da PUC Minas, Cármen Lúcia construiu uma trajetória pública marcada pelo diálogo entre pensamento jurídico, atuação institucional e defesa da democracia. Ao longo da carreira, esteve à frente de discussões centrais para o país no Supremo Tribunal Federal, no Tribunal Superior Eleitoral e no Conselho Nacional de Justiça, consolidando-se como uma das vozes mais respeitadas do cenário jurídico brasileiro.
Sua produção intelectual acompanha esse percurso e reafirma o Direito como campo de elaboração crítica sobre o presente. Em seus livros, decisões e intervenções públicas, a ministra tem insistido na necessidade de preservar as instituições democráticas, ampliar a efetivação de direitos e reconhecer o papel da cidadania na construção de uma vida coletiva menos desigual.
Mais informações:
Sempre Um Papo TCE Cultural recebe Ministra Cármen Lúcia
Quando: 31 de julho de 2026, sexta, às 19h
Onde: Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais( Av. Raja Gabaglia, 1.315 – Luxemburgo, Belo Horizonte)
Mediação: Afonso Borges
Quanto: Entrada gratuita, por ordem de chegada, condicionada à lotação do espaço.



