Culturaliza Diversão

Santuário do Caraça divulga a programação da Semana Santa 2026

Teatro – Divulgação.

Celebrações, missas e momentos de reflexão acontecem entre os dias 29 de março e 05 de abril, unindo fé e tradição em meio à natureza de Minas Gerais

 
Reconhecido por suas paisagens deslumbrantes e por sua profunda importância histórica e espiritual, o Santuário do Caraça, em Minas Gerais, já recebe fiéis e peregrinos para as celebrações da Semana Santa de 2026. A programação, que teve início ontem, dia 29 de março, é marcada por momentos de tradição, fé, devoção e imersão na liturgia, sendo um dos períodos mais importantes do calendário católico.

A Semana Santa no Caraça oferece aos hóspedes e visitantes um ambiente propício para o recolhimento e a oração, cultivando as tradições da Igreja Católica em meio à natureza exuberante da região.  O Diretor Administrativo do Santuário, Padre Adalberto Costa, ressalta a relevância deste momento para os cristãos. “A Semana Santa é um período muito importante para que as pessoas reflitam sobre a vida em Deus, seguindo os passos de Jesus Cristo. As nossas celebrações têm como principal objetivo renovar a fé dos fiéis que buscam vivenciar os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. É um momento para sentir a importância da partilha, da solidariedade e do amor ao próximo”, destaca.

A programação de 2026 começou no Domingo de Ramos, com a tradicional Encenação da Paixão de Cristo, e se estende até o Domingo da Ressurreição, contemplando missas, procissões, via sacra e momentos de confissão para os hóspedes.

 

Confira a programação completa:

30/03 – Segunda-feira Santa

  • 08h às 10h – Confissão
  • 17h30 – Oração do Santo Terço
  • 18h – Santa missa

31/03 – Terça-feira Santa

  • 08h às 10h – Confissão
  • 17h30 – Oração do Santo Terço
  • 18h – Santa Missa

01/04 – Quarta-feira Santa

  • 15h – Santa Missa
  • 17h – Reflexão das Dores de Nossa Senhora

02/04 – Quinta-feira Santa

  • 08h às 10h – Confissão
  • 18h – Missa da Santa Ceia do Senhor e Lava pés

03/04- Sexta-feira Santa

  • 09h – Via Sacra no Calvário
  • 15h – Adoração a Cruz
  • 18h – Ofício das Trevas

04/04 – Sábado Santo

  • 09h – Ofício de Nossa Senhora (cantado)
  • 19h – Missa da Vigília Pascal

05/04 – Domingo da Ressurreição

  • 11h – Santa Missa

 

Santuário do Caraça

O complexo é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual. Foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Conta com um amplo Conjunto Arquitetônico onde estão a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil, o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca), a pousada com 57 apartamentos e quartos, e a Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos.

O local possui enorme diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. Na ampla diversidade de sua fauna, há 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos. A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário do Caraça faz parte de duas importantes reservas ecológicas, as Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço Sul e a da Mata Atlântica, onde há diversas espécies de flora e fauna, algumas encontradas somente no Complexo do Santuário do Caraça, que fica na transição entre Mata Atlântica e Cerrado.

Em suas serras há nascentes, ribeirões e lagos que possuem águas de coloração escura, que carreiam material orgânico em suspensão. Seu solo é rico em minérios, explorados nos séculos anteriores, e com grande concentração de quartzito ou rocha metamórfica. Desde 2011, passou a ser preservado contra exploração comercial. O território do Complexo do Caraça integra a Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de BH, onde começam duas grandes bacias hidrográficas, a do rio São Francisco e a do rio Doce, que abastecem aproximadamente 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população de sua região metropolitana.

Santuário do Caraça

Endereço:  Estrada do Caraça, Km 9 – Entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara – CEP 35960-000

Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do da possibilidade de ir por trem (Estação Dois Irmãos – Barão de Cocais)

Taxa entrada:

R$ 35 (em dias de semana)

Finais de semana, feriados e datas comemorativas:

R$45 (por pessoa).

Idosos: 50% de desconto.

Moradores de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara possuem 50% de desconto.

Entrada gratuita na 1ª quarta-feira de cada mês para os moradores de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara.

Site com opções de hospedagens: www.santuariodocaraca.com.br

Reservas: centraldereservas@santuariodocaraca.com.br

Instagram: @santuariodocaraca @rppn_caraca

Facebook: www.facebook.com/santuariocaraca/

Deixe o seu comentário

SIGA O CANAL DO CULTURALIZA NO WHATSAPP

O Culturaliza BH está agora no WhatsApp.

O guia completo de Belo Horizonte com agenda de shows, eventos, exposições, teatro, gastronomia e notícias sobre a cidade.

Felipe de Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista
Biografia: Felipe de Jesus é Jornalista graduado pela Faculdade Estácio de Sá/MG - Ano: 2007 | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa pela Faculdade Educa Mundo - Ano: 2023 - e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação & RP pela UEMC - Ano: 2015. Advogado formado pela UNIESP S.A./MG - Ano: 2019 - com Pós-Graduação em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR - Ano: 2022. Tem quatro cursos de "Extensão Universitária": Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios Familiares, Desjudicialização e o Futuro da Advocacia, Responsabilidade Civil e o curso Conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pela Escola Superior de Advocacia Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (ESA/CFOAB) - Ano: 2024. É Perito/Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias/Pós-Graduação Jurídica - Ano: 2021. Economista formado pela UNP/SP - Ano: 2019 | Teólogo formado pela ESABI/MG - Ano: 2015 | Sociólogo formado pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP - Ano: 2016 | Tec.Publicidade formado pelo IPED/SP - Ano: 2019 | Engenheiro da Computação TI (Ciências da Computação) formado pela Federal Educação - Ano: 2023 & Engenharia de Prompts IA - Faculdade Metropolitana - Ano: 2025. Farmacêutico (Ciências Farmacêuticas) formado pela UNP - Ano: 2024. Faz o Doutorado (PhD) em Direito Empresarial & Trabalhista pela UNIB/UNICORP-INPI.GOV. É Tutor/Prof.Universitario (ferista/substituição) e tem dois Ebooks (livros): área Sociológica e Econômica: "Sociedade Conectada (2020)" - (ramo da Sociologia)- "10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024)" - (ramo da economia).