Belo Horizonte Culturaliza Dica Cultural Diversão Exposições Gratuito ou a baixo custo

Arte e Ciência – Exposição Galeria Radiológica – tomografias como obras de arte

Já parou para olhar uma Tomografia? Se você não é técnico, dentista, médico, aquela imagem é um borrão. Mas você já pensou em olhar para essas imagens com um viés artístico, enxergando nelas a possibilidade de beleza e transformação? É isso que o projeto Galeria Radiológica vem propor. Idealizado pela dentista e professora Marina Bicalho e com curadoria do artista Breno Barbosa, o projeto irá lançar sua primeira exposição artística reunindo os trabalhos de 14 artistas do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, Itália e EUA. Além da exposição, Galeria Radiológica oferecerá gratuitamente uma programação que envolve tour virtual, lives dialógicas e poéticas. A exposição terá formato virtual e poderá ser visitada entre 11/2 e 11/5 no endereçohttps://www.galeriaradiologica.com.br/. O projeto é realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte com patrocínio da Scientific Dental.

 

 

Antônio Amaral – Tomografia

“Enquanto o fazer científico exige precisão e prazos, o processo artístico propõe outra vivência de tempo e sensações. Como a arte pode contribuir neste sentido? Dessa forma, esse projeto propõe uma troca de saberes entre radiologistas, estudantes, cirurgiões-dentistas, curadores e artistas, visando uma construção de diálogos através da tecnologia e um impacto positivo nas áreas de conhecimento envolvidas”, explica Marina Bicalho. Idealizada em 2020, durante a pandemia, Galeria Radiológica é uma empreitada ousada que leva para o público o encontro entre ciência e arte. Ana dos Anjos, responsável pela comunicação do projeto, diz que “A ciência busca decifrar os mistérios da existência com precisão e lógica, enquanto a arte traduz esses mistérios em emoção e significado. Na interseção entre essas duas forças, encontramos algo extraordinário, uma ponte que conecta o rigor à criatividade, o tangível ao intangível”, observa. Galeria Radiológica se mostra uma exposição inovadora por sua proposta. “Construir diálogos e encontrar interseções entre as Artes Visuais e a Radiologia é o que torna a exposição instigante, o que suscita perguntas. E aqui queremos mais trazer perguntas do que respostas. Como o artista e o radiologista lidam com a imagem?”, diz Breno.

O que a exposição Galeria Radiológica oferece é um olhar mais sensível, delicado, subjetivo e humanizado sobre algo que é tão lógico, objetivo e duro, como os exames de tomografia. Sendo assim, a proposta é arrancar a beleza das coisas em que normalmente o olhar já observa com desconfiança, afinal de contas, quem não é especialista não entende as informações impressas no papel; e com medo, a insegurança surge antes de saber o resultado do exame. Ana dos Anjos explica essa ideia lembrando a poesia da canção “O quereres”, de 1984, de Caetano Veloso. “A arte equilibra a dureza da ciência, como quando Caetano diz ‘onde queres revólver, sou coqueiro/ Onde queres dinheiro, sou paixão…’. Ou seja, a tomografia transformada em obra de arte sensibiliza e traz doçura ao olhar”, atesta.

Detalhe da obra de Cristina Corradi

Produzido pela Nortear Produções, produtora sociocultural que atua na escrita e gestão de projetos híbridos, as imagens que inspiraram a criação das obras são bucais e de clínicas parceiras oriundas do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás. O  projeto conta ainda com o apoio de Instituições de Ensino como as faculdades Promove, Funorte, Arnaldo, Estação Ensino de Minas Gerais e a Universidade Meta, do Amapá. Serão expostas na galeria virtual obras de 14 artistas diferentes em suas técnicas e gerações, agregando ao projeto novidade e ousadia.

Nos encontros, que também serão realizados com os artistas, o público terá acesso ao processo criativo da produção das obras e poderá entender como a área da saúde e mais especificamente da radiologia dialoga com a arte. “Além disso, serão realizados três “tour virtual” com estudantes de Instituições Públicas de Ensino de Belo Horizonte, de modo a “levar” a galeria até as escolas e possibilitar que estudantes visitem a galeria através de óculos de realidade virtual”, conta a idealizadora do projeto.

Confira a programação. Os detalhes serão divulgados no perfil @galeriaradiologica.

13/2, às 19h30 – Live: Diálogos entre imagens – 1 – Origem do projeto com Marina Bicalho, Júnia Bicalho, Maria Beatriz Carrazone, Breno Barbosa e Marci Silva;

18/2, às 19h30 – Live: Diálogos entre imagens 2 – O que a Radiologia pode aprender com a Arte?

20/2, às 19h30 –  Live: Diálogos entre imagens 3 – O que a Arte pode aprender com a Radiologia?

25/2 –- 1ª Tour Virtual: Escola 1 – Atividade presencial com estudantes de Instituição Pública de Ensino.

11/3, às 19h30- Live: Pílulas Poéticas 1 – Processos de Criação, Olhares e Leituras: conversas entre artistas, profissionais, estudantes e pacientes de Radiologia.

13/3, às 19h30–  Live: Pílulas Poéticas 2 – Processos de Criação, Olhares e Leituras: conversas entre artistas, profissionais, estudantes e pacientes de Radiologia.

18/3, às 19h30 – Live: Pílulas Poéticas 3 – Processos de Criação, Olhares e Leituras: conversas entre artistas, profissionais, estudantes e pacientes de radiologia.

25/3, às 19h30 – 2ª Tour Virtual: Escola 2 – Atividade presencial com estudantes de Instituição Pública de Ensino.

3/4, às 19h30– Live: Metodologias Educativas – Arte, ciência e Tecnologia.

10/4 – 3ª Tour Virtual – Escola 3 – Atividade presencial com estudantes de Instituição Pública de Ensino.

Mais informações:

Galeria Radiológica – Exposição virtual

Quando: 11/2 a 11/5
Onde:Galeria Radiológica | Galeria Radiológica
@galeriaradiologica

Deixe o seu comentário

SIGA O CANAL DO CULTURALIZA NO WHATSAPP

O Culturaliza BH está agora no WhatsApp.

O guia completo de Belo Horizonte com agenda de shows, eventos, exposições, teatro, gastronomia e notícias sobre a cidade.

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.