Criado em 2023 a partir da iniciativa e dos esforços do empresário e produtor cultural Marcelo Wanderley, o Prêmio Cumbucca de Gastronomia já demonstrou sua força e representatividade logo na primeira edição. O prêmio foi criado com o objetivo de valorizar e reconhecer as melhores iniciativas, estabelecimentos e profissionais que se destacam no cenário gastronômico de Belo Horizonte e Minas Gerais.
Desta forma, a ação contribui de inúmeras formas, alavancando o mercado, impulsionando negócios do segmento, atraindo turismo, além de atrair investimentos e reconhecendo talentos que se dedicam diariamente ao ofício. A premiação também funciona como um incentivo, estimulando toda a cadeia local e regional, contribuindo para exaltar a nossa cultura e identidade. O Prêmio Cumbucca é também uma oportunidade para acompanhar os desdobramentos deste mercado cada vez mais inventivo e dinâmico, lançando olhares sobre o diálogo entre tradição e a inovação. O Prêmio Cumbucca de Gastronomia conta com o apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, do Sistema Fecomércio, Belotur e do Sebrae, atuando também como um braço importante na promoção de políticas públicas para o setor.
A escolha dos vencedores envolve a participação de um júri especializado, além do público, por meio de votação popular. O time de jurados é formado por 30 convidados de diferentes áreas de atuação, e inclui jornalistas, artistas, produtores de conteúdo, formadores de opinião, além de personalidades e referências do meio gastronômico. A identidade de cada um deles será divulgada somente na cerimônia de premiação, que será realizada no dia 5 de dezembro, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, com transmissão pela Rede Minas de Televisão e pelas redes do Cumbucca.
Os votos dos jurados são somados aos obtidos por meio da votação popular. Os resultados são auditados pela Netexperts, garantindo a transparência e lisura necessária ao processo. A direção geral do projeto é assinada por Marcelo Wanderley e a curadoria de conteúdo é do jornalista Fábio Gomides. A curadoria do prêmio é assinada pelo jornalista Eduardo Girão e do guia, pela também jornalista Celina Aquino, repórter e colunista do Caderno Degusta, do Jornal Estado de Minas. O prêmio ainda conta com a consultoria especial de Márcia Martini. As votações populares seguem até o próximo dia 15 de novembro no site www.cumbucca.com.br.
A 2ª Edição do Prêmio Cumbucca de Gastronomia irá celebrar os destaques do ano no segmento, avaliando ao todo 50 categorias, dentro de um vasto e rico universo formado por mais de 700 concorrentes, entre estabelecimentos e personalidades. Prezando pela diversidade e inclusão, as categorias avaliadas foram distribuídas em 7 grupos distintos, possibilitando a realização de uma premiação ampla, que considera o reconhecimento das mais variadas formas de apreciação das criações e expressões da nossa cozinha. Entre as categorias desta edição estão:
Copo Cheio, reunindo os prêmios de melhor Bar, Boteco, Gastrobar, Bartender, Carta de cachaça, Carta de coquetéis, Cervejaria, Estufa, Petisco, Mestre Cervejeiro e Comida de rua;
Mesa Farta, que irá escolher o melhor representante de cada um dos segmentos a seguir: Asiático, Carnes e Parrilla, Vegano, Cozinha autoral, Cozinha brasileira, Cozinha internacional, Cozinha mineira, Italiano, Pizzaria Variado, Chef Homem, Chef Mulher, Chef revelação, Mâitre, Sommelier;
Pequena Gula, que avalia os melhores de cada categoria a seguir: Brunch, Cafeteria, Doceria, Barista, Pães, Sanduíche, Sorvete e picolé;
Todos Votam, reunindo Novidade do ano, Delivery, Fora da rota, Coxinha e Garçom;
Você Decide, que terá a missão de destacar os melhores representantes nas áreas de Tropeiro, Restaurantes no interior, Enoturismo, Gole do ano e Mordida do ano;
Cumbucca de Ouro, que irá escolher uma personalidade gastronômica;
À exceção das duas últimas categorias, o público pode votar em todas, sendo que em algumas delas a decisão é compartilhada com corpo de jurados escolhido pelos membros do conselho do prêmio. Essas categorias foram definidas a partir de levantamento de quase 1 mil estabelecimentos e profissionais de BH e de todas as regiões mineiras. Cada uma delas conta com listagem de indicados pela curadoria, mas em todas o votante sempre pode indicar o nome que quiser.
Mais informações:
2º Prêmio Cumbucca de Gastronomia
Votação popular: Até 15/11, pelo site www.Cumbucca.com.br/premio
Cerimônia de anúncio dos vencedores
Quando: 05 de dezembro
Hora: 19h
Onde: Palácio das Artes
Evento restrito para convidados
Confira mais sobre o prêmio e a plataforma Cumbucca no site: https://cumbucca.com.br/