Em novo local, 25ª Edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Belo Horizonte deve reunir cerca de 350 mil pessoas em 21 de julho, a partir de 12h, no cruzamento da Avenida Afonso Pena com Brasil, no bairro Funcionários. A programação contará com mais de 50 atrações em um palco 360º, além de cortejo com seis trios elétricos. A manifestação é realizada pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual e Identidade de Gênero de Minas Gerais (Cellos-MG), com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e patrocínio do Sindicato dos Bancários de BH e região, AccorHotels e Conselho Regional de Psicologia.
Com o tema ‘Parada 25 anos: Celebrar as Conquistas, Reafirmar a Luta!’, a edição de 2024 não será na Praça Estação, devido à reforma realizada pela Prefeitura. A escolha do novo local, por outro lado, rememora a primeira edição. Em 1998, Soraya Menezes realizou a concentração na Praça Sete e a caminhada pela Afonso Pena. Esse resgate é expresso no tema, que comemora os avanços proporcionados pelos militantes do passado e reflete sobre o que ainda é preciso ser conquistado.
“Quando a gente decidiu o tema, a primeira coisa que a gente queria fazer era celebrar os vinte e cinco anos de Parada, lembrando que não é um evento, mas uma manifestação popular em busca de direitos, por cidadania. Nesse sentido, a gente tem que recordar, fazer memória. Para isso, é preciso lembrar que os direitos que nós conquistamos, todos eles, foram frutos de muita luta, de muita mobilização do movimento social organizado. Por outro lado, quando falamos em permanecer na luta é porque a gente entende que é ela que assegura os nossos direitos e não deixa com que desbotem as nossas cores”, ressalta Maicon Chaves, Presidente do Cellos-MG.
O Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual e Identidade de Gênero de Minas Gerais (Cellos-MG) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), afiliada à ABGLT e Antra, que luta pelos direitos e promoção da cidadania LGBTQIA + em Minas Gerais.
Além do endereço, a manifestação conta com várias novidades. As apresentações dos artistas LGBTQIA+ locais acontecerão em um palco 360º e exibidos em telões, permitindo que o público acompanhe os shows em qualquer uma das vias. Além disso, pela primeira vez, a parada contará com uma transmissão ao vivo pela internet. Às 17h, os trios elétricos iniciam o cortejo em direção à Praça Sete, onde será realizada a dispersão, às 22H.
Neste ano, a parada será ainda mais inclusiva, com áreas voltadas para pessoas com mobilidade reduzida. Na concentração, haverá um espaço de chegada e permanência e um espaço reservado a elas durante a marcha. Um dos trios da militância é considerado o maior do mundo e também conta com acessibilidade. A tradução em libras, tradição da Parada de BH, será mantida e ampliada para as atividades da jornada pela cidadania LGBTQIA+, que antecedem o ato.
A Parada do Orgulho LGBTQIA+ de 2024 conta, também, com o apoio das deputadas estaduais Beatriz Cerqueira (PT), Bella Gonçalves (PSOL) e Lohanna França (PV).
Mais informações:
Quando: 21 de julho (domingo)
Hora: 12h00 às 17h00 (Apresentações) / 17h00 (Cortejo)
Onde: Cruzamento das avenidas Afonso Pena e Brasil, Centro, Belo Horizonte