FOTO: CRISTIANO MACHADO
Belo Horizonte Culturaliza Diversão Exposições Gratuito ou a baixo custo Oficinas

Percurso Modernista: Mostra Fotografica e Ciclo de Debates

O Modernismo como trajetória histórica e cultural é fonte rica e inesgotável: deve ser vivenciado, revisitado, apreciado e preservado. Essa premissa dá o tom de um caminho inédito traçado para o projeto Percurso Modernista, que proporcionará ao visitante da Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, entre os dias 15 de março e 10 de abril de 2022, um mergulho na trajetória do movimento artístico mais marcante do século XX no Brasil. No total, 22 foto-reproduções serão envolvidas por uma linha do tempo, concebida como um caminho a ser percorrido, vivenciado e apropriado pelo público. As imagens apresentam diversos acontecimentos, obras e curiosidades marcantes, estabelecendo um panorama amplo da participação e influência de intelectuais e artistas mineiros no Modernismo, como Carlos Drummond de Andrade, Rodrigo Melo Franco de Andrade e Cyro dos Anjos, entre outros.

 

O projeto expográfico da mostra permite que o visitante percorra diferentes espaços na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard. Inaugurando o trajeto, o público passará pela Mostra fotográfica Percurso Modernista, organizada em uma grande linha do tempo que apresenta um rico percurso de conhecimento pelo Movimento Modernista. Logo em seguida, um setor da galeria é reservado a atividades educativas do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, além de intervenções artísticas de dança e música com participação do Coral Lírico de Minas Gerais, da Cia de Dança Palácio das Artes e de professores e coletivos do Cefart. O visitante encontrará ainda uma sala especial onde ocorrerá o Ciclo de Debates e exibição de vídeos do Festival Villa-Lobos, iniciativa da produtora cultural Carminha Guerra, que reuniu representantes da música instrumental mineira como Gilvan de Oliveira, Família Barros, Patrícia Valadão, Celso Faria e Mauro Rodrigues, dentre outros, para homenagear o compositor, principal nome do modernismo brasileiro na música.

 

 

FOTO: CRISTIANO MACHADO
FOTO: CRISTIANO MACHADO

 

 

Segundo Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, o projeto Percurso Modernista vai presentear os cidadãos mineiros com um recorte inédito sobre o Modernismo e oportunidade rara de conhecimento e reflexão. “Com uma curadoria atenta e repleta de contribuições para a análise do modernismo brasileiro, revisitamos importantes registros do movimento em Minas Gerais. E, ainda, estabelecemos um caminho cheio de oportunidades para reflexão de nossas identidades e do modernismo na contemporaneidade. A mostra compõe um amplo programa cultural, com um calendário intenso de ações ao longo do ano no Palácio das Artes. Estamos imensamente felizes com essa parceria com o Ministério Público de Minas e com a possibilidade de aprofundar a reflexão e difundir a significativa participação de Minas Gerais nesse importante movimento cultural”.

 

Mais Informações:

Mostra Percurso Modernista 

Período de exposição: 15 de março a 10 de abril de 2022

Dias e horário de funcionamento: Terça-feira a sábado de 9h30 às 21h, e aos domingos, de 17h às 21h

Local: Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard

Endereço: Av. Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte

 

Ciclo de Debates:

Local: Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard

Mesas de debates: De 21 a 31 de março, às 19 horas

 

Entrada Gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.