Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo Música

Coral Lírico de Minas Gerais, Patrimônio Cultural do estado, comemora 45 anos com o concerto “Paixão Segundo São João”, de J. S. Bach

A população da cidade de Leipzig, no Leste da Alemanha, se preparava para a Semana Santa de 1724. No dia 7 de abril, foi apresentada pela primeira vez, na Igreja de São Nicolau, “Paixão Segundo São João”, um oratório sacro composto por Johann Sebastian Bach. Três séculos depois, a composição, considerada uma obra-prima do barroco europeu, será a inspiração para a apresentação que celebrará os 45 anos do Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG).

 

O concerto, com participação especial da Orquestra Sesiminas e músicos convidados, além dos solistas Rodrigo Del Pozo (Chile), Stephen Bronk (EUA), Estefania Cap (Argentina), Melina Peixoto, Filipe Santos, Marcio Bocca e Elias Magalhães, acontecerá nesta quarta-feira, dia 17 de abril, ás 20h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Que terá ainda a presença do artista Carlos Bracher, que pintará ao vivo no teatro durante a apresentação. Após finalizado, o quadro fará parte de sua série intitulada “Belo Horizonte”.

 

 

Coral Lírico de Minas Gerais – Foto: Paulo Lacerda

 

 

Os ingressos estão sendo vendidos, no primeiro lote, por R$ 20 reais (inteira) e R$ 10 reais (meia-entrada), na bilheteria do Palácio das Artes e no site da Eventim através do link: https://www.eventim.com.br/artist/coral-lirico-de-minas-gerais/

 

Reconhecido como um dos maiores e mais tradicionais coros do país, o Coral Lírico de Minas Gerais teve a maior parte de sua trajetória acompanhada de perto pela hoje diretora artística da Fundação Clóvis Salgado, Cláudia Malta. A gestora destaca a tradição acumulada pelo coral na interpretação de óperas, ao mesmo tempo em que reforça a versatilidade de seus integrantes, em muitas oportunidades responsáveis também por espetáculos que dialogam com a música popular e as peças sacras.

 

 

“Muito importante valorizar a evolução e o profissionalismo do Coral Lírico de Minas Gerais ao longo destes 45 anos. Atualmente, todos os seus integrantes são formados na Universidade, muitos com Mestrado e Doutorado em suas áreas de performance. E essa apresentação será especial também por marcar o primeiro ano desde que Hernán Sánchez Arteaga assumiu o posto de diretor musical e regente titular do Coral, em março de 2023. Será a celebração de uma bela história que segue se renovando a cada dia”, afirma Cláudia.

 

Nascido na Argentina, o maestro Hernán Sánchez Arteaga já havia atuado junto ao Coral Lírico de Minas Gerais na condição de convidado. Há pouco mais de um ano enquanto regente titular, Hernán Sánchez Arteaga define como um privilégio a oportunidade de reger o concerto que marcará essa união de datas tão representativas.

 

 

diretor-musical-e-regente-titular-do-Coral-o-maestro-Hernan Sanchez Arteaga – Foto: Paulo-Lacerda

 

 

“Não é todo dia que comemoramos 45 anos de um corpo artístico tão reconhecido como o Coral Lírico de Minas Gerais, ainda mais com uma obra que está completando 300 anos desde sua primeira apresentação. O CLMG está cumprindo mais uma etapa de uma história marcada por muito trabalho, mas principalmente por uma relação única e de muita proximidade construída junto ao público de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Será uma grande honra fazer parte de mais este capítulo da trajetória do coral”, conclui o maestro.

 

 

Mais informações:

“Paixão Segundo São João”, de J. S. Bach

Quando: 17 de abril, quarta-feira, às 20h

Onde: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537, Centro

Quanto: 20 reais (inteira) e 10 reais (meia-entrada)

Classificação indicativa: 10 anos

Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.