A Autêntica, casa de shows que surgiu em 2015, na Savassi, e hoje ocupa o imóvel histórico que abrigou o Lapa Multshow (Rua Álvares Maciel, 312 Santa Efigênia – BH/MG), celebra no próximo dia 25 abril seus nove anos de existência e resistência. Durante esse período de enfrentamento de muitos desafios, entre eles uma pandemia que gerou uma pausa forçada nas atividades, a casa firmou-se um como um dos principais símbolos da cena musical da cidade e do país, com uma programação de vanguarda que trouxe artistas de diversas vertentes, gerações e territórios da música brasileira. “Optamos por uma programação autoral, focada na arte, não simplesmente na balada, porque é no que acreditamos, mas é difícil manter sem patrocínios ou recursos de editais. Pagamos um preço por ocuparmos este lugar”, analisa Bernardo Dias, músico e um dos sócios da Autêntica.
Para celebrar essa caminhada uma programação intensa com nomes importantes da música, nos dias 25, 26 e 27 de abril.
A noite do dia 25/04, a partir das 20h, contará com os shows do duo Mordomo, formado por Bernardo Dias e Fernando Persiano, o trabalho se espalha por influências que vão da MPB clássica ao jazz de cabaré dos anos 40. A apresentação conta com a participação especial de Leo Moraes, músico, compositor, produtor e agitador cultural, da cena musical de BH. A discotecagem fica por conta da DJ Dani-se, com o set que ela mesma denomina de “os melhores clássicos de todos os ritmos”,resultante de pesquisa que vai do pop ao underground.
Completando a noite e a casa recebe o Pato Fu, uma das mais importantes bandas do rock brasileiro, desde 1992 na estrada, o Pato Fu está sempre em transformação. A banda mineira já se destacou nas principais premiações nacionais, conquistou um Grammy Latino, vendeu discos de ouro e emplacou canções em trilhas de novela, e é também conhecida por se manter incansavelmente original. Atualmente é composto por Fernanda Takai (voz), John Ulhoa (guitarra), Ricardo Koctus (baixo), Xande Tamietti (bateria) e Richard Neves (teclados).
O dia 26/04 traz o show do guitarrista Mike Stern, nome lendário do jazz e que fez parte da banda de Miles Davis, entre 1981 e 1983, além de premiado e reconhecido como um dos maiores guitarristas do mundo. O showfaz parte da turnê sul-americana da banda. Para os shows no Brasil, Mike Stern convidou o baixista brasileiro Rubem Farias, acompanhados de grandes estrelas da música mundial Dennis Chambers (bateria), Leni Stern (guitarra) e Bob Francischini (Sax).A noite contará com a abertura do mineiro Felipe Vilas Boas e seu Quinteto Fantástico.
Encerrando as celebrações a Autêntica recebe no dia 27/04 o show de Blak Alien, celebrado como um dos mais influentes letristas da sua geração e por demarcar uma mudança de paradigmas no rap brasileiro, Black Alien é um dos principais nomes do um dos maiores MCs da cena do rap brasileiro. O ex-Planet Hemp trilha uma caminhada exitosa com discos clássicos como Babylon by Gus Vol. I: O Ano do Macaco (2004) e Vol. II: No Príncipio Era O Verbo (2011).
Ingressos disponíveis no site www.aautentica.com.br
Mais informações:
Aniversário de 9 anos da Autêntica – shows: + Pato Fu + Mike Stern + Black Alien
Quando: 25, 26 e 27 de abril/ Abertura da casa: 20h
Onde: Autêntica (Rua Álvares Maciel, 312 Santa Efigênia – BH/ MG)
Informações e ingressos: www.aautentica.com.br