Belo Horizonte Culturaliza Dica Cultural Gratuito ou a baixo custo Música

Sofia Cupertino apresenta ‘Venusiana – Residência Artística para Mulheridades’

Belo Horizonte e região metropolitana receberão, a partir de março, o projeto “Venusiana – Residência Artística para Mulheridades”, que oferecerá oficinas de canto gratuitas para mulheres com mais de 30 anos. O projeto é inspirado no disco “Venusiana”, lançado pela professora de canto, cantora, compositora e pesquisadora da voz Sofia Cupertino e que aborda em suas faixas o universo feminino em suas múltiplas faces.

Sofia Cupertino – Foto Matheus Lustosa

 

 

Com mais de 10 anos de carreira, Sofia tem se apresentado como cantautora e intérprete em eventos como o Sonora – Festival Internacional de Compositoras, Inéditas, Sarau Tranquilo BH,  Caixa Acústica, Projeto Elas, etc., além de se dedicar ao ensino de canto popular com aulas particulares, oficinas e em escolas de música. Em “Venusiana – Residência artística para Mulheridades”, a professora-artista dá continuidade ao tema do pluriverso feminino em toda sua beleza, complexidade e transversalidade. O objetivo principal desta série de oficinas é criar redes de apoio entre mulheres através da prática do canto e da consciência corporal. Serão trabalhados aspectos da técnica vocal, criatividade, expressão, senso de coletividade, tudo isso a partir das provocações que as faixas do disco Venusiana estimulam.

A residência terá como convidada a artista da dança Bianca Sanches, que irá, em confluência com o trabalho vocal, conduzir práticas de movimento, convidando as mulheres ao reconhecimento dos seus corpos e suas potências. Nascida no Amapá e radicada em Minas Gerais há 10 anos, Bianca Sanches é artista, professora e pesquisadora da Dança, Produtora Cultural e Massoterapeuta. Licenciada em Dança pela Escola de Belas Artes da UFMG, é Diretora e Produtora na Nortear – Produtora Sociocultural, integrante do núcleo Escola Comum do Espaço Comum Luiz Estrela, bailarina na Cia Ananda e professora de danças nos circuitos artísticos e educacionais em Belo Horizonte.

Sofia Cupertino – Foto Matheus Lustosa

 

 

A ação é destinada exclusivamente para corpos que se reconhecem enquanto femininos e com idade a partir de 30 anos. Mulheres com ou sem experiência artística que tenham o desejo de explorar e descobrir as potências de suas próprias vozes, e/ou que queiram vivenciar experiências formativas a fim de seguir carreira na música de forma profissional. Serão oferecidas quatro residências, uma por mês (março, maio, abril e junho), sendo quatro encontros ao longo da semana e um encontro no sábado, quando será realizado o Sarau Aberto na qual as participantes poderão compartilhar com a comunidade os estudos e aprendizados que vivenciaram durante a residência.

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas através do Instagram do projeto @residenciavenusiana. Serão disponibilizadas 20 vagas para cada Centro Cultural em que serão realizadas, sendo que 5 serão destinadas à mulheres com deficiência (PcD) e 5 para mulheres-trans. Além disso, serão priorizadas as inscrições de mulheres pretas, indígenas, mães e mulheres em situação de vulnerabilidade.

Este projeto é produzido pela Nortear – Produtora Sociocultural e realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Projeto nº 0115/2023 – EDITAL LMIC 2023 – MULTILINGUAGENS.

Cronograma:

1ª Residência – MARÇO

Onde: C. C. Vila Santa Rita (R. Ana Rafael dos Santos, 149 – Vila Santa Rita)

Quando e hora: 05 a 09/03 – Terça a sexta, de 19h às 22h e sábado às 14h às 18h

2ª Residência – ABRIL

Onde: C. C.Venda Nova (R. José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários)

Quando e hora: 15 a 20/04 – Segunda a quinta de 19h às 22h e sábado às 13h às 17h

3ª Residência – MAIO

Onde: C. C. Usina de Cultura (R. Dom Cabral, 765 – Ipiranga)

Quando e hora: 07 a 11/05 – Terça a sexta de 19h às 22h e sábado de 13h às 17h

4ª Residência – JUNHO

Onde: C. C. Padre Eustáquio (R. Jacutinga, 550 – Padre Eustáquio, Belo Horizonte)

Quando e hora: 04 a 08/06 – Terça a sexta de 19h às 22h e sábado de 14h às 18h

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.