Belo Horizonte Culturaliza Diversão Gastronomia Gratuito ou a baixo custo

Instituto Periférico realiza o evento Café com Prosa

Nos dias 24 e 25 de outubro, o Instituto Periférico vai receber no auditório da UNA – Campus Aimorés, em Belo Horizonte, pessoas interessadas em ampliar os conhecimentos sobre a cozinha mineira, suas origens e seu papel na formação identitária das mineiras e dos mineiros. O evento, “Café com prosa: promoção e salvaguarda da cozinha mineira”, reunirá cozinheiras, cozinheiros, quitandeiras, chefs, doceiras e doceiros, entidades, gestores municipais, pesquisadores e demais detentores de saberes de todo o estado ligados à cultura alimentar em Minas Gerais. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.cozinhamineirapatrimonio.com.br.

 

 

FOTO: TALES SOUZA

 

 

No primeiro dia do seminário, será apresentado o dossiê elaborado pelo Instituto Periférico, em cooperação com o Iepha, e também o plano de salvaguarda que integra o documento. Será um momento para análise, contribuições, ajustes e construção coletiva para as próximas ações que visam salvaguardar e proteger os saberes, as técnicas, as tradições e os demais elementos que constituem a cozinha mineira e seus sistemas culinários como patrimônio cultural imaterial do estado. Também compõem a programação sete painéis sobre turismo de experiência, ações de empreendedorismo relacionadas à cozinha mineira e um relato sobre a culinária afro-brasileira.

 

No segundo dia, 25/10, as atividades terão como pauta o apoio e o fomento à cadeia da cozinha mineira, a importância dos festivais para preservação e promoção do setor e as possibilidades do turismo de base comunitária. Também haverá um momento para orientação e elucidação de dúvidas sobre como um bem cultural pode ser registrado como patrimônio, tanto no âmbito municipal quanto estadual.

 

O evento também receberá para uma aula-show com a chef e professora Rosilene Campolina, pautando a “Cozinha mineira – da tradição à inovação”. Além de acompanharem o preparo de diversos pratos, os participantes terão a oportunidade de degustar o que a professora e seus alunos irão elaborar inspirados no milho e na mandioca.

 

 

FOTO: TALES SOUZA

 

 

De acordo com a diretora-presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro, esse é mais um momento de diálogo sobre a cozinha mineira e os caminhos para preservá-la a partir do seu registro como patrimônio, com foco em políticas públicas para promoção e salvaguarda dos sistemas culinários já registrados. O dossiê também traz recomendações para promoção e salvaguarda da cozinha presente no território mineiro. Ele foi elaborado pelo Instituto Periférico, sob a orientação técnica do Iepha. Saiba mais no link https://www.cozinhamineirapatrimonio.com.br/dossie

 

 

Programação Geral

24/10 – Terça-feira

8h30: Início do credenciamento

9h – 9h15: Boas-vindas com apresentação do Instituto Periférico e do projeto Cozinha Mineira Patrimônio – Gabriela Santoro

9h15 – 9h30: Apresentação do curso de Gastronomia do Centro Universitário UNA – Rosilene Campolina

 

Painel 1 – Cozinha Mineira Patrimônio

9h30 – 10h: Percurso da pesquisa e registro – Débora Raíza (Iepha-MG)

10h – 10h30: Dossiê “Sistemas culinários da cozinha mineira – o milho e a mandioca” – Luciana Praxedes (Instituto Periférico)

 

Painel 2 – Salvaguarda dos “Sistemas culinários da cozinha mineira – o milho e a mandioca”

10h50 – 11h30: Apresentação do plano de salvaguarda – Nicole Batista (Iepha-MG)

11h30 – 12h30: Escuta, discussão e registro de sugestões para a salvaguarda

 

Painel 3 – Turismo de experiência

14h – 14h25: Turismo rural e cozinha mineira – Thatiana Garcia (Emater)

14h25 – 14h50: Turismo criativo em cidades de pequeno porte e as possibilidades a partir da Cozinha Mineira Patrimônio – Marina Simião (Belotur)

14h50 – 15h15: Espírito X – cocriando experiências turísticas – Cássia Coppo

 

Relato de experiência                                                                                                   

15h20 – 15h40: Gastronomia afro-brasileira: a influência Bantu na culinária mineira – Kelma Zenaide (Kitutu Gourmet)

 

Painel 4 – Empreendedorismo para a cozinha mineira – possibilidades e experiências

16h10 – 16h40: A produção artesanal de doces em São Bartolomeu – Luiz Fortes e Edu Tijolo (Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu)

16h40 – 17h10: Queijo & empreendedorismo: harmonização que valoriza a cozinha mineira – Osvaldo Martins (Queijo D’Alagoa)

 

Encerramento

17h10 -17h30

 

Confraternização 

18h: (local e informações complementares serão divulgados em breve)

 

 

25/10 – Quarta-feira 

Painel 5 – Apoio e fomento cultural

8h30 – 9h: Fomento e captação de recursos no estado de Minas Gerais – Janaína Silva (Secult MG)

9h – 9h30: (a confirmar)

 

 

Painel 6 – Festivais para preservação e promoção da cozinha mineira

9h30 – 9h55: Mestras da Culinária de Igarapé – Circuito Veredas

9h55 – 10h20: Festival Fartura e Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes – Guilherme Sânzio (Peixe Tolo)

10h20 – 10h45: Festivais culturais de Paracatu e sua interlocução com a cozinha mineira – Igor Diniz (Secretário Municipal de Cultura e Turismo)

 

 

Aula-show com degustação

11h – 12h30: “Cozinha mineira – da tradição à inovação” Rosilene Campolina, na UNA – Campus Liberdade (vagas limitadas, com inscrição presencial no dia do evento)

 

 

Painel 7 – Turismo de base comunitária e cozinha mineira

14h – 14h30: Promoção em territórios tradicionais e áreas protegidas do Norte de Minas – Leidson Nunes (RVC-Roteiros do Velho Chico)

14h30 – 15h: O alimento e o modo de vida tradicional – Felipe Maciel (pesquisador e secretário municipal adjunto de Educação, Cultura e Esportes de Peçanha)

 

 

Capacitação e orientação técnica

15h – 15h30: Processo de patrimonialização e salvaguarda de bens culturais (Iepha-MG)

 

 

Encerramento no auditório

15h30 – 16h

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.