Colunas Crítica Musical Culturaliza Dicas Minas Gerais Música

Crítica Musical – The Beatles – Abbey Road: Plágio e processo contra John Lennon marcam os 54 anos do álbum

Trabalho vendeu mais de 26 milhões de cópias no mundo todo

 

Se inscreva no canal:
https://www.youtube.com/@CriticaMusical

 

[ Jornalista ]
– Felipe de Jesus
– Imagens: The Beatles
Siga:
– Instagram: @felipe_jesusjornalista
– Twitter: @FelipeJDJesus

 

Um dos produtos culturais mais celebrados do século 20, o disco Abbey Road dos Beatles, considerado uma marca do quarteto, Paul MacCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Star vai completar 54 anos de história.

 

Mas por trás dessa obra prima que vendeu mais de 26 milhões de cópias no mundo todo, existem curiosidades que poucos fãs sabem, como por exemplo: esse é o último o ou o penúltimo trabalho lançado pela banda? Então, confira 10 curiosidades sobre o trabalho na Crítica Musical:

 

1 – Último ou penúltimo disco? Abbey Road foi o último disco gravado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, (22 de fevereiro a 20 de agosto de 1969), mas acabou sendo lançado antes de Let it Be, (2 a 31 de Janeiro de 1969) no Apple Studios, e o restante (Janeiro a Março de 1970) sem a presença de John, que chegaria às lojas em maio de 1970. Em 1969, o clima entre John, Paul, George e Ringo estava longe de ser o melhor ou seja, os conflitos artísticos entre eles estavam mais aflorados e as gravações do disco Let It Be já haviam sido conturbadas o bastante. Após seis meses, o Abbey Road estava finalizado.

 

2 – A rua turística: Para fazer a foto da capa, os Beatles simplesmente deram um pulinho na Abbey Road, rua localizada em frente ao estúdio em que a banda gravava. O local fica atrás do muro branco, que aparece à esquerda na fotografia, próximo ao fusca. A imagem foi feita na manhã de 8 de agosto de 1969. Com isso criaram um novo ponto turístico na capital inglesa. A “rua dos Beatles”, como ficou conhecida intitulou o disco como uma homenagem, já que eles estiveram no local por 10 anos.

 

3 – A foto: A sugestão da capa foi de Paul McCartney. Ele queria brincar com um boato sustentado pelos fãs de que havia morrido em um acidente de carro em 1966 e que o Paul que seguia junto aos Beatles era um sósia. Disposto a insuflar essa teoria da conspiração, ele rabiscou um desenho dos quatro atravessando uma faixa de pedestres. O registro foi feito pelo fotógrafo Iain Macmillan que trabalhou com John Lennon em carreira solo também.

 

4 – Sem o nome da banda: a capa foi a única que não tem nem o nome do álbum ou a logo da banda.

 

Foto da capa: “Abbey Road” – 1969 – Imagem: DW.

 

5 – O fusca: O Carro que está na foto foi leiloado e virou peça de museu desde os anos 1980. Como boa parte das coisas que fizeram parte da história dos Beatles, o fusca da foto também foi parar em um museu. O veículo de placa LMW 28IF foi comprado em um leilão realizado no ano de 1986 por um colecionador, que pagou US$ 23 mil. Em 1998, o carro foi novamente leiloado.

 

6 – Todo mundo imita: Artistas e personagens da cultura pop homenageiam os Beatles reproduzindo a clássica cena na Abbey Road, incluindo a Turma da Mônica. A travessia tornou-se uma imagem tão icônica que diversos famosos, fãs e até os nem tão fãs reproduzem a cena quando dão uma passadinha em Londres. Algumas vezes, a capa foi readaptada por outros artistas e personagens para homenagear os Beatles. Exemplos: Os X-Men, Os Simpsons, Snoopy’s, Asterix & Obelix e até a Turma da Mônica.

 

7 – Paixão de Frank Sinatra: Sinatra era um grande fã dos Beatles – mas uma música específica do Abbey Road era sua redenção. O músico classificou “Something” (outra contribuição de Harrison para o disco) como “uma das melhores canções de amor já escrita,” além de gravar um cover dela.

 

8 – John Lennon plagiou Chuck Berry? Come Together’, a música de abertura do álbum, acabou causando dor de cabeça a John Lennon, que a compôs. Foi objeto de um processo de Chuck Berry por seu início supostamente ser plágio da música ‘You Can’t Catch Me’. Um acordo feito fora do tribunal, forçou Lennon a gravar três músicas de propriedade do editor Morris Levy. Essas faixas entraram no álbum de covers de 1975 de Lennon chamado por “Rock’ n ‘Roll”.

 

9 – Faixa lançada por acaso: “Her Majesty,” a faixa escondida de Abbey Road, só existe por acidente! Paul McCartney pediu para John Kurlander, engenheiro de som, destruí-la. Ele não fez isso porque a gravadora não deixava destruir nada dos Beatles e colocou a faixa no final da fita, esperando para saber o que fazer com ela. Mas todo mundo esqueceu e ficou por isso mesmo. Ela começa 14 segundos depois de “The End,” a última do disco.

 

10 – Quase não foi o fim: Depois de gravar Abbey Road, os Beatles não pensaram em acabar. Uma fita cassete foi descoberta recentemente e nela, há a gravação de uma sessão entre os quatro músicos falando sobre planos para compor um novo álbum. No entanto, a ideia acabou não indo para frente e os quatro integrantes seguiram em carreira solo.

 

#thebeatles #abbeyroad #fabfour #liverpool

Deixe o seu comentário

Felipe de Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista
Editor & Administrador do CulturalizaBH - Portal UAI [ Apoio no setor Administrativo e Financeiro ] - Jornalista - Redator & Colunista: Crítica Musical. Filiado: FENAJ & FIJ | AIN | SINAJ | Abramídia | UBI _________________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT - Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] _________________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor - Elpídio & Jesus Advogados ________________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Advogado (FACSAL/MG) , Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e C.Informação (Univ. UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecom. & TV (F.Matric/EAD)