Culturaliza Diversão Teatro

Espetáculo “Pequena Coleção de Frases em Tempos de Fundos Pensamentos”

Uma montagem teatral criada com o objetivo de refletir, provocar discussões e buscar respostas para os dilemas contemporâneos. Esta é a proposta do espetáculo “Pequena Coleção de Frases em Tempos de Fundos Pensamentos”, do Grupo Teatral Encena, que estreou no último dia 17, às 20h, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB BH e pode ser conferida até 11 de julho. No dia 02/07, a professora Elen de Medeiros, especialista nas áreas de Dramaturgia, Teoria e História do Teatro irá conduzir um bate-papo após a apresentação.

A dramaturgia teve como ponto de partida e eixo central o texto da premiada Silvia Gomez. O processo contou também com a colaboração do diretor Wilson Oliveira e da Assistente de direção Adélia Carvalho, que fizeram a junção e a adaptação de duas versões diferentes do conteúdo inicia. Escrito durante os primeiros meses de isolamento social, o enredo trata sobre as angústias deste período. A autora começou a escrever e também a colecionar algumas frases que ia ouvindo de outras pessoas. Esse material foi sendo reunido e deu origem a um acervo, que acabou sendo transformado nos manuscritos.

A montagem acompanha a trajetória de quatro amigos que se reencontram durante um período crucial: a morte de uma amiga em comum. Esse luto coletivo faz com que eles se aproximem ainda mais uns dos outros. A partir de uma série de encontros regulares, que funcionam como uma espécie de catarse e de terapia coletiva, cada um vai tendo a oportunidade de falar, compartilhando com os demais suas angústias, medos e os sentimentos mais sinceros com relação a tudo que estão vivenciando. O espetáculo é uma reflexão importante sobre a relação entre a vida e a morte, os tormentos e as inseguranças da atualidade. Além disso, exalta a beleza dos encontros, das amizades e das conexões verdadeiras que estabelecemos ao longo da vida.

ARTHUR BARBOSA E RAQUEL LAUAR
ARTHUR BARBOSA E RAQUEL LAUAR

“São reflexões que giram em torno da metáfora do título ‘Pequena Coleção de Frases em Tempos de Fundos Pensamentos’, uma vez que estabelecem uma conexão com a imagem e com a necessidade do falar, remetendo à ideia e à metáfora da coleção. Ao falar, na progressão dos encontros, as frases borbulham cada vez mais os corpos ali presentes. Quando falamos, fervilhamos. Porque estamos vivos!”, conclui a autora Silvia Gomez.

Serviço

Espetáculo “Pequena Coleção de Frases em Tempos de Fundos Pensamentos”

Quando: de 17 de junho a 11 de julho de 2022 – de sexta a segunda, às 20h

Onde: Teatro I – Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)

Quando: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) na bilheteria do CCBB e pelo site www.bb.com.br/cultura ou pela Eventim – www.eventim.com.br

Mais informações: 31 3431 9400 – www.bb.com.br/cultura / E-mail: [email protected]

Redes sociais: Facebook: /ccbbbh | Twitter: @CCBB_BH | Instagram: @ccbbbh

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.