Culturaliza Turismo Turismo & Cultura Brasil Variedades

Via Liberdade: BH e outras cidades de Minas Gerais fazem parte da maior rota turística e cultural do Brasil

A maior rota turística e cultural do Brasil! É assim que a Via Liberdade vem sendo apresentada. A rota que foi lançada pelo Governo de Minas na terça (26/04/22) conta com um percurso de 1.179 quilômetros, que passa pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal, com 24 parques e mais de 70% do patrimônio tombado do país.

 

Com o objetivo de fomentar o turismo das cidades envolvidas e, por consequência, o desenvolvimento territorial e econômico das regiões contempladas, a Via Liberdade conta com investimento de cerca de R$ 12 milhões para fomento e estruturação do turismo nas cidades envolvidas.

 

Desse montante, mais de R$ 4 milhões foram destinados em acordo de cooperação firmado entre o Governo de Minas, a Fecomércio, Sesc e Senac para ações de capacitações, promoção, marketing turístico e intercâmbio cultural. Além disso, o investimento total na Via Liberdade contempla também editais de cultura e turismo e investimentos em projetos nas autarquias estaduais.

 

 

Foto: Reprodução site Via Liberdade

 

 

A rota foi criada também em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil e aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, visto que percorre as cidades que tiveram protagonismo nesses momentos históricos, desde a fase do Brasil Império no Rio de Janeiro, passando pelos movimentos libertários em Minas, a conquista do interior, em Goiás, e o apogeu da Independência do Brasil, sintetizado na criação modernista de Brasília.

 

São mais de 300 cidades no percurso ao longo da BR-040 e suas imediações. O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, enumerou as regiões históricas contempladas pela rodovia. “A via liberdade possui sete patrimônios da humanidade, se consolidando como a maior linha de patrimônio que teremos no país. Além disso, possui mais de cem cidades que são patrimônio histórico do Brasil. O trajeto inteiro conta com cerca de 70% dos patrimônios históricos tombados do Brasil”, ressaltou.

 

Para conhecer a rota e obter mais informações, acesse o portal www.vialiberdade.com.br.

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.